TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Para Aplle

Resenha: Educação Para Aplle. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/4/2014  •  Resenha  •  1.211 Palavras (5 Páginas)  •  104 Visualizações

Página 1 de 5

1°- Analisando o termo currículo e suas relações com os estudos sobre tradição da escola brasileira e possível observar que o currículo desde da origem de seu termo possui um caráter de organização e determinações que orientar a vida escolar do aluno , aonde no surgimento do termo o currículo foi utilizado para a catequização de novos à débitos do protestantismo , para (SAVIANI 2009) os estudos sobre esse termo partem de perspectiva histórica aonde são analisados os conteúdos dentro de contexto que levar em consideração o tempo e espaço, sendo que outros autores a partir do século XX vão contribuiu para o aprofundamento desta análise , durante os anos 70 dedicou-se ao estudo historiográfico do currículo tendo como foco a implicações culturais implícitas no currículo da sociedade atual, durante os estudos de (FRANKLIN,1991) e (FORQUIN, 1993) analise ser o uso do termo currículo nos países de língua inglesa, destacado as principais influencias que a os contextos culturas escolar exerce formulação e organização do currículo em si , além levar se em consideração a expressões ligadas ao currículo oculto , e também valorizar as experiências vividas pelo aluno , que levadas para dentro o processo de escolarização. E importante salienta que as pesquisas que ocorrem no Estados Unidos sobre o termo currículo revelam a aplicam-se as realidades da escola brasileira, no entanto a autora deixa claro durante o texto que evolução no campo das tradições do currículo não ocorrem significativamente.

2° Michael Aplle alerta durante o seu texto que a seleção do currículo e resultado de um processo que reflete o interesse das classes dominantes, privilegiando o interesses neoliberais que visa o interesse de um currículo técnico legitimado por aqueles que estão no poder, para Aplle a escola funcionar como o aparelho ideológico reprodutor de conhecimento técnico. No entanto o autor, apontar que para o combate dessas desigualdades sócias dentro do currículo e preciso trata as experiências vividas como um objeto de investigação, aonde serão discutidas os conflitos da realidades de cada um com olhar marxistas Aplle destacar que é importante estimular o educando olhar para a sociedade com um olhar dialético e crítico.

3°Como sabemos a escola assumi uma papel de transmissora de conhecimento diante da sociedade, com isto de acordo com diversos estudos realizados observou-se os temas travessais como gênero, sexualidade e multiculturais, que estão presentes nos dias atuais, devem ser trabalhados dentro de uma perceptivas que descontruam diversos estereótipos preconceituosos estabelecidos ao longo do currículo. Segundo Tomaz Tadeu Silva, alguns estudiosos discutem que estes temas devem ser ensinados de maneira que promova o respeito e a tolerância entre que estão em envolvidos a ele. O currículo dever promover o respeito e igualdades a todos independente qualquer tipos de diversidade existente.

4° De acordo com os dispositivos legais contidos LDB 9.394/96 e a Lei 11.645/2008 e possível estabelecer princípios que determinam a inserção dos temas étnicos raciais e indígenas dentro do currículo brasileiro. De acordo com o alguns estudiosos estes temas de ser estabelecidos dentro de um núcleo do projeto político-pedagógico das escolas, afim de que a educação das relações étnicos raciais provam a todos o rompimentos de estereótipos construído ao logo tempo pela sociedade, este arcabouços legais dever ser exercido dentro da escola com instrumento de desconstrução de um sentimento de inferioridade e superioridades construído pela sociedade. Nilma Lino Gomes um das grandes estudiosas que discutem a temática das relações das étnicos raciais, relata em seus estudos que está mudança proposta na legislação promover a abertura de novos horizontes não construção de uma educação anti-racista. Além disto, uns dos princípios estabelecidos por diversos estudiosos do assunto e que estes temas promovam a um diálogo pautado promoção de sujeitos emancipados no interior da escola. Porém, alguns estudos também chamam nosso atenção para o fator de haver ainda resistências no campo da formação inicial e continuada dos profissionais da educação. Contudo e possível percebe que ainda nos atuais estes temas ainda encontram barreiras dentro do campo do currículo, mas também existem alguns avanços em relação ao temáticas étnicas raciais.

5° De acordo com leitura de José Carlos Linbâneo e outros estudiosos e possível identifica que a gestão escolar e representadas por estilos de concepções técnicas-cientificas e sócio críticas. Com isto Libâneo apresentar um quadro de concepções de organização da gestão escolar sendo elas: técnico-cientifica, autogestionária, interpretativa e democrático participativa, aonde a três ultimas corresponde a concepção sócio critica. Sendo assim e possível percebe que o Estado do Acre se identificar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com