TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Para O Transito

Artigos Científicos: Educação Para O Transito. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/4/2013  •  1.619 Palavras (7 Páginas)  •  1.004 Visualizações

Página 1 de 7

Disciplina: Educação para o Trânsito

Curso: Segurança no trânsito

Professor: Carla Giovana Dagostin

Nome do aluno:

Data: 18/03/2013

Orientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

 Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Código: 29877 Código Versão: 14574 Tipo: Descritiva

Nível: Difícil Unidades: 3 Utilizada em: AD

1) Leia atentamente a reportagem a seguir:

Caminhar ficou perigoso sem lombadas¹

Dos 42 atropelamentos desde dezembro, 22 ocorreram após início das aulas.

BLUMENAU - Desde que as 52 lombadas eletrônicas espalhadas pelas ruas mais movimentadas da cidade foram retiradas, em dezembro, andar a pé ficou mais perigoso. O número geral de acidentes se manteve estável, mas os atropelamentos aumentaram. Desde dezembro de 2010, 42 pedestres foram atingidos por veículos, um crescimento de 33% em relação ao mesmo período do ano anterior. No mês passado, quando as aulas começaram, a situação piorou quando comparada aos meses de férias: foram 22 pedestres atingidos por veículos. A Rua Amazonas é a mais perigosa, com oito acidentes do tipo entre dezembro e fevereiro e os números parciais de março não foram divulgados pelo Seterb².

A aposentada Maria dos Santos é uma das vítimas. Quarta-feira, às 16h20min, estava na Rua das Missões, indo pedir autorização de uma cirurgia para a filha na Unimed, quando um carro a atingiu sobre a faixa de pedestres, a poucos metros do lugar onde, até dezembro, havia um controlador de velocidade. Maria fraturou a bacia, a pélvis e o fêmur esquerdo. Ficou internada até ontem à tarde.

- Foi muito rápido, não sei de onde apareceu aquele carro. Só senti a pancada e desmaiei. Lembro que ouvia o moço que dirigia o carro dizer que não tinha me visto - conta, segurando um terço azul na mão esquerda.

¹ SELL, Priscila. Caminhar ficou perigoso sem lombadas. Jornal de Santa Catarina. Jornal de Santa Catarina. 22 de mar. 2011. Disponível em: http://www.clicrbs.com.br/jsc/sc/impressa/4,186,3247995,16736. Acesso em: 22 fev. 2013.

² Serviço Autônomo Municipal de Trânsito e Transportes de Blumenau.

Após a leitura da reportagem anterior e do conteúdo estudado nesta disciplina, responda as seguintes questões: (3,5 pontos)

a) Qual a relação entre fiscalização e aprendizagem no trânsito?

b) Poderá existir uma atividade educativa para o trânsito sem aprendizagem e, consequentemente, uma redução na violência viária? Justifique sua resposta.

RESPOSTA:

1- a) A fiscalização de trânsito contribui para diminuir os acidentes e a impunidade, e também, coibir imprudências dos usuários das vias. Como efeito, as pessoas respeitam mais as normas de trânsito e assegura condições de segurança nas vias. No Brasil, a fiscalização ainda é o melhor instrumento de educação, pois parte da sociedade ainda não assimilou valores positivos. Ela é parte integrante do processo educativo, sendo essa, a sua principal relação com a aprendizagem de trânsito, que gera um conhecimento em prol da educação no trânsito. Fazendo com que o usuário adquira a tomada de consciência e obedeçam as leis, através da punição.

b) Não, a educação esta relacionada diretamente com a aprendizagem. É essencial mudar a idéia que se tem atualmente da educação para uma nova concepção ampliada de educação que “devia fazer com que todos pudessem descobrir, reanimar e fortalecer o seu potencial criativo – revelar o tesouro escondido em cada um de nós”. Pode- se definir quatro aprendizagens fundamentais, que podemos chamar também de quatro competências, em torno das quais a educação deve organizar-se para poder dar resposta ao conjunto das suas missões, e para que cada indivíduo possa ter uma bagagem que lhe sirva ao longo da vida para o seu sucesso e para o sucesso da sociedade. Esses “pilares” são: “aprender a conhecer”, isto é adquirir os instrumentos da compreensão; “aprender a fazer”, para poder agir sobre o meio envolvente; “aprender a viver” juntos, a fim de participar e cooperar com os outros em todas as atividades humanas; finalmente “aprender a ser”, via essencial que integra as três precedentes. Sendo que o principal fator para a violência viária a falta de atenção, ou seja, para uma possível redução é necessário sim a educação no transito juntamente com a aprendizagem

2) Leia o texto abaixo e assista o vídeo a seguir:

Nos últimos anos, observamos que as crianças e os adolescentes do Brasil têm sido vítimas frequentes da violência viária. As vítimas de acidentes provocados pelo trânsito vão além das estatísticas. Conforme dados do Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN), em 2008, 22.472 crianças e 22.803 adolescentes ficaram feridos devido à violência no trânsito.

O aumento da violência viária envolvendo crianças e adolescentes pode, entre uma de suas causas, ser contextualizado por alguns descuidos dos pais, conforme mostra o vídeo a seguir, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=DG3EQQTvQrI&feature=player_embedded - Acesso em: 22 fev. 2013.

A partir da análise do vídeo acima e dos conteúdos estudados nesta disciplina, elabore um texto entre 10 e 15 linhas descrevendo a contradição existente nas últimas cenas desse vídeo e como tais situações podem ser minimizadas para garantir a segurança no trânsito. (3,0 pontos)

RESPOSTA:

2 ) A contradição esta na última cena onde a mãe da criança toma todos os cuidados necessários sendo até meio compulsiva verificando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com