TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Para O Transito

Pesquisas Acadêmicas: Educação Para O Transito. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2015  •  1.150 Palavras (5 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 5

1- Leia atentamente o texto a seguir:

[...] A educação para o trânsito deve ser promovida desde a pré-escola ao ensino superior, por meio de planejamento e ações integradas entre os diversos órgãos do Sistema Nacional de Trânsito e do Sistema Nacional de Educação. Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, mediante proposta do Conselho Nacional de Trânsito e do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras, cabe ao Ministério da Educação promover a adoção, em todos os níveis de ensino, de um currículo interdisciplinar sobre segurança de trânsito, além de conteúdos de trânsito nas escolas de formação para o magistério e na capacitação de professores e multiplicadores.

A educação para o trânsito ultrapassa a mera transmissão de informações. Tem como foco o ser humano, e trabalha a possibilidade de mudança de valores, comportamentos e atitudes. Não se limita a eventos esporádicos e não permite ações descoordenadas. Pressupõe um processo de aprendizagem continuada e deve utilizar metodologias diversas para atingir diferentes faixas etárias e clientela diferenciada (BRASIL, 2004).

BRASIL. Departamento Nacional de Trânsito. Resolução n. 166. Disponível em: <http://www.denatran.gov.br/download/Resolucoes/resolucao166_04.doc> Acesso em: 25 fev. 2015.

Após a leitura do texto anterior, extraído da Resolução nº 166 do Contran, referente às Diretrizes da Política Nacional de Trânsito e do conteúdo estudado nesta disciplina, pesquise um exemplo de atividade de educação para o trânsito desenvolvida por uma instituição pública ou privada em seu Estado ou município, descrevendo, em um texto entre 15 e 20 linhas, suas principais características. (3,0 pontos)

R: Em Imbituba foi lançada uma campanha para educar os condutores com o lema “Paz no Transito”, através das secretarias municipais de saúde e educação, e da diretoria de transito a mobilização aconteceu na semana Nacional do Transito.

Entre as iniciativas para orientar e ajudar na diminuição dos acidentes de trânsito, com foco na educação dos pedestres e condutores, esta o lançamento de uma campanha publicitária com material informativo.

As atividades acontecem com uma blitz em ação educativa nos bairros, palestras com Proerd nas escolas e apresentações de teatro com a peça “Se essa rua fosse minha”.

Para Maria Martins, secretária de saúde, os acidentes de trânsito têm tirado muitas vidas e comprometido muitas outras em Imbituba. “Ter consciência das consequências que um acidente de trânsito pode ter é essencial para todos que participam do trânsito, seja motorista, ciclista ou pedestre. A gentileza é a chave para que em um momento de pressa, possamos dar a preferência ao outro e a cada dia espalhar esse gesto pelo nosso trânsito, para que em breve tenhamos mais segurança”. Explica.

2- Leia atentamente o texto a seguir:

DETRAN lança concurso para alunos, pais e professores.

[...]

O Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN-MS) publicou, no Diário Oficial do Estado, o edital do concurso Desenvolvendo a Cidadania entre Pais e Filhos, que tem o objetivo orientar sobre os comportamentos de risco no trânsito.

O concurso é baseado nas principais infrações de trânsito cometidas pelos pais. Essas infrações foram detectadas na pesquisa "Talão Mirim de Trânsito", realizada em março de 2010.

A pesquisa constatou que as principais infrações de trânsito cometidas pelos pais são: falar ao celular enquanto dirige, avançar sinal vermelho, conduzir motocicleta sem capacete, entre outras.

Utilizando como temática essas infrações, os participantes deverão produzir um fôlder contendo ilustrações e mensagens voltadas à segurança no trânsito e direcionadas aos pais.

Poderão participar do concurso estudantes do Ensino Fundamental, seus pais e professores, concorrendo nas categorias de 1º ao 5º ano (REGIONAL NEWS, 2011).

REGIAONEWS. Detran lança concurso para alunos, pais e professores. 5 fev. 2011. Disponível em: <http://www.detran.ms.gov.br/noticias/1070/detran>. Acesso em: 25 fev. 2015.

Com base no texto anterior e no conteúdo estudado nesta disciplina, descreva, em um texto de no mínimo 15 linhas, a relação entre a realização de atividades educativas de trânsito junto às crianças e seu impacto na quantidade de infrações de trânsito. (3,0 pontos)

R: A realização de atividades educativas ao trânsito com o público jovem, tem como objetivo cumprir sua função de ampliar conhecimentos sobre as principais consequências danosa da má postura no transito, alertando o respeito e a valorização da vida, orientar o jovem, futuro condutor, e conscientizar pedestres.

A transmissão de conhecimento cria uma maior coscientização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com