TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Profissional E Educação Em Ambiente não Escolares

Trabalho Escolar: Educação Profissional E Educação Em Ambiente não Escolares. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/3/2015  •  1.833 Palavras (8 Páginas)  •  475 Visualizações

Página 1 de 8

Qual é o papel da Arte na Educação contemporânea?

Através da experimentação dos sentimentos e das emoções, a arte auxilia no encontro da identidade pessoal no mundo em que se vive. Durante este processo, o individuo não apenas entra em contato com o mundo sensorial, mas simultaneamente desenvolve e educa seus sentimentos através da prática dos símbolos artísticos. A arte leva o indivíduo do plano sentimental para o plano racional, como um veículo sensorial, a fim de atender as necessidades da sociedade.

A arte protagoniza as mudanças sociais e o processo de construção da sociedade. Na Educação, ela forma um cidadão consciente, crítico e participativo, capaz de compreender a realidade em que vive. A ação educativa da arte tem como objetivo a preparação do jovem para a vida plena da cidadania, buscando a formação social.

Ao longo da vida, o ser humano é inundado por conhecimentos pré- fabricados, como “receitas de bolo”, transmitidos de maneira hermética. Todos os instrumentos de uma vida prática parecem imunes às livres reproduções de valores, idéias e ideais. Havendo apenas uma repetição, não há espaço para os sonhos fantasias e experimentação. Não sobra lugar para criar, ocasionando uma transmissão de respostas prontas e conservadas. Sem a oportunidade de realizar algo novo, que exprima simplesmente o que nós realmente somos, há o contínuo exercício das respostas determinadas e acabadas. O ato criador é renegado, abandonado e esta postura repetitiva cerceia a capacidade criadora, reflexiva e sensorial.

Sem a criação de algo novo, há contínuo exercício das respostas determinadas e acabadas.

O uso da Arte na Educação aponta para um cenário em que respostas moldadas e impermeáveis não poder mais ser seguidas por pontos finais. Devem sim, serem levadas para “seres humanos pensantes”, que possam reconstruí-las e adaptá-las às suas realidades e às suas necessidades.

A Arte na Educação busca a intensificação do interesse por novas criações, pela reflexão e pelo desenvolvimento de uma capacidade critica, visando á formação de sujeitos ativos e autênticos. É exatamente neste sentido que a Arte da Educação atua como veiculo de transformação e um canal para o vislumbre de novas possibilidades, novos horizontes.

O aluno deve ser trabalhado na sua totalidade: corpo, mente e espírito. Através desse processo, ele automaticamente vê a razão sob uma nova ótica. Na verdade, a inserção da Arte na Educação propõe uma releitura integral e profunda do processo de aprendizagem, e não apenas de forma verborrágica.

Educar com Arte significa educar através do contato com o outro, do despertar dos sentimentos e da troca. É sair de si mesmo para enxergar o outro. O que se almeja é que a descoberta interiorizada de sentimentos reais evolua para a externalização dos mesmos de maneira consciente e engajada.

O teatro, por exemplo, é uma das manifestações artísticas que consegue trabalhar o indivíduo e, principalmente, o coletivo, além de possibilitar o conhecimento histórico e cultural da sua existência passada e contemporânea.

O teatro trabalha o indivíduo, alem de possibilitar o conhecimento da sua própria existência passada e contemporânea.

É importante ressaltar que o objetivo da arte na educação não é o de formar artistas, mas sim indivíduos conscientes e aptos a exercerem a cidadania, desenvolvendo suas capacidades de reflexão e crítica. Certamente, na nossa existência, um dos maiores presentes que temos é a nossa própria capacidade de pensar, de elaborar. Por isso deve-se estimular sempre a criação, invenção, produção, reconstrução e reinvenção.

A arte na educação refere-se ao desenvolvimento das aptidões e potencialidades de cada individuo. O aluno não pode ser manipulado como objeto. Deve ser tratado como ser humano único, próprio, espontâneo e com diferencialização individuais que anseiam se manifestar. O ser humano não pode ser encarado como uma máquina copiadora, mas como algo novo, extraordinário e excepcional. Não pode ser moldado ou sufocado, mas orientado para expor toda a sai originalidade, sua criatividade, reflexão, sua tendência para a liberdade, para a auto criação, sua capacidade de auto-limitar-se e de aspirar, e o seu poder de inquietação interior que o impele até mesmo para o transcendental.

Ao invés de se desenvolver trabalhos impessoais, onde os educandos apenas recriam e transcrevem as técnicas aprendidas, a arte estimulará a se retratar em suas produções artísticas, desta maneira, o educando é capaz de manifestar a sua própria realidade, com todos os seus conflitos e desejos. Essa

possibilidade que se abre contribui em muito para o amadurecimento do individuo, para o seu autoconhecimento, para o despertar dos sentimentos, para a manifestação de suas próprias opiniões e, principalmente para o verdadeiro sentido do “viver em grupo”.

Quais são as habilidades fundamentais a serem desenvolvidas, com base nas propostas destes documentos, para cada um dos pilares da expressividade artística?

Logo no início do documento PCN - Parâmetros Curriculares Nacionais (1997), a apresentação aponta os benefícios do trabalho com Arte na Educação:

A educação em arte propicia o desenvolvimento do pensamento artístico, que caracteriza um modo particular de dar sentido às experiências das pessoas: por meio dele, o aluno amplia a sensibilidade, a percepção, a reflexão e a imaginação. Aprender arte envolve, basicamente, fazer trabalhos artísticos, apreciar e refletir sobre eles. Envolve, também, conhecer, apreciar e refletir sobre as formas da natureza e sobre as produções artísticas individuais e coletivas de distintas culturas e épocas. (BRASILIA, 1997)

Através do ensino de Artes na escola, é possível que o aluno desenvolva, além do gosto pela cultura, um amplo conhecimento de si próprio, pois a Arte estimula e favorece a imaginação e o reconhecimento de si próprio através da criação.

Valorizar aquilo que já conhece e observar a beleza e variedade da realidade em que vive, são outros aspectos favorecidos através do ensino de Artes. Esta nova visão adquirida através do trabalho com artes pode, inclusive, proporcionar maior qualidade de vida futura ao aluno.

“O ensino da arte constituirá componente curricular obrigatório, nos diversos níveis da educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos” (art. 26, § 2º).

Este desenvolvimento cultural citado requer do professor, conhecimento amplo de como trabalhar com os alunos, propondo atividades estimulantes e que proporcionem a aquisição

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com