TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação a distância

Projeto de pesquisa: Educação a distância. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.464 Palavras (6 Páginas)  •  330 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÂO

A educação a distancia (EAD) tem possibilitado a milhares de pessoas a ter acesso ao ensino superior, seja nas grandes cidades ou em pequenos municípios brasileiros. O avanço da tecnologia de informação e um dos fatores que permitiu essa verdadeira revolução na educação no Brasil.

Para facilitar o acesso e as trocas de informações neste sistema de educação varias ferramentas do setor da informática são disponibilizadas pelas entidades que atuam no setor de EAD. Dentre elas o AVA se destaca como a principal ferreamente que possibilita o sistema EAD. Com isso o presente trabalho está direcionado a elaboração de um tutorial que pode servir como guia para os estudantes que utiliza o sistema AVA do Instituto Federal de educação e tecnologia do estado de Rondônia.

Como utilizar o Ambiente Virtual de aprendizagem-AVA e estudar a Distancia.

Normalmente os AVA’S são software disponibilizados na internet com um conjunto de ferramentas. Um ambiente virtual de aprendizagem AVA é um ambiente desenvolvido para garantir a interação entre os agentes envolvidos no processo de ensino-aprendizagem neste caso alunos, professores, tutores e equipe pedagógica de acompanhamento.

Existem diversos AVA’S disponíveis, gratuitos ou pagos, que possuem características distintas, mas que em comum buscam integrar e facilitar os processos de ensino-aprendizagem, garantindo a interatividade entre as pessoas. Dentre os mais utilizados podemos citar alguns: Aula-net, Atutor, Openlms, Moodle, E-proinfo, Teleduc e Amadeus.Isso significa que um AVA envolve as tecnologias digitais de informação e comunicação e que nos permitem potencializar, estruturar, atualizar e também, virtualizar saberes e conhecimentos. (SANTOS e OKADA, 2003). A seguir será indicado o passo a passo para acessar e estudar usando o AVA do IFRO.

Acesso ao Ambiente AVA

Para ter acesso ao ambiente, navegamos pela pagina web http://www.ifro.edu.br , logo na primeira pagina rolamos o curso até o roda pé e estará disponível o link Ambiente Virtual de Aprendizagem, como a figura 1 abaixo.

Figura nª 1: pagina web inicio do IFRO.

Clicando no link Ambiente Virtual de aprendizagem, você será direcionado a pagina para efetuar o login na margem superior direita. Como mostra a figura 2 abaixo no ciclo vermelho.

Figura nª2: Acesso ao ambiente AVA.

Nesta pagina além da possibilidade de fazer o login são disponibilizadas informações do Instituto Federal de Educação e Tecnologia de Rondônia (IFRO). Mostra os links para acesso aos cursos EAD do IFRO, como está circulado em verde na imagem acima. Ainda se podem obter outras informações como calendário e novidades da pagina.

Edição de Perfil

Após ir na pagina principal do Instituto Federal de Rondônia (IFRO) na área de login como podemos ver destacada na figura nª2 circulo vermelho, clico em modificar perfil, então abrirá uma pagina para edição de perfil como podemos conferir na figura nª3 destacado em vermelho.

Figura nº 3: tela de perfil do usuário.

Logo em seguida aparecerá a tela de modificação como podemos conferir na figura nª 4 depois faço a mudança desejada e confirmo.

Figura nº 4: tela de edição do perfil.

Acessar a uma aula

Já efetuado o login, ir em pagina do aluno destacada em amarelo na figura nª 4 então voltará a pagina inicial, vou em técnico em finanças clico e então aparecerá a tela da figura nª 5 escolha o semestre desejado, lá você terá o nome das disciplinas circulado de verde clique na disciplina e abrirá uma outra Tela que contem as aulas identificadas por semanas como podemos ver na figura nª 6 clique então sobre a semana desejada e aparecera a imagem das aulas e tele aulas, clique na qual você quer e aguarde carregar.

Figura nº5: tela que apresenta as matérias do trimestre.

Figura nº 6: tela que apresenta as aulas.

Postar no Fórum

Ir a pagina do aluno destacado em amarelo como podemos conferir na figura nº 4 então será encaminhado a pagina que refere a figura de nº 6 destacado em vermelho temos a opção fórum clico nela e seremos encaminhados a pagina que se refere à figura de nº 7 clico em tópico e abrirá outra tela figura de nº 8 então você verá a proposta da instituição para o fórum, leia com muita atenção e vá para a resposta destacada em verde na figura de nº 8 logo quando clicarmos em resposta teremos outra pagina referente à figura de nº 9 escreva dentro do quadro e quando terminar clique e enviar mensagem ao fórum destacado em vermelho.

Figura nº 7: tela com a proposição do fórum.

Figura nº 8: tela de acesso ao forum.

Figura nº 9: tela de postagem no fórum.

Como executar uma tarefa

Conforme podemos conferir na figura de nª 6 destacados em amarelo logo a baixo de atividade de longa duração temos a opção de tarefa clique em cima da palavra tarefa, após ter clicado aparecerá a pagina ver na figura de nº 10 então veja a proposta de tarefa que a instituição propôs e faça coloque-a no espaço destacado em verde e depois clique em adicionar tarefa.

Figura nº10: pagina para postagem da tarefa.

Como fazer um questionário

Click em pagina do aluno (figura nº4), em seguida em técnico em finanças destacado em verde na figura nº 4 então seremos encaminhados a pagina figura de nº 5 clico na matéria em que você que fazer o questionário, quando clicarmos seremos direcionados a pagina da figura nº 6 logo a baixo nesta pagina podemos ver a opção questionário(circulada de preto) click em questionário e será encaminhado a pagina da figura nª 9, teremos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com