TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação a distância

Ensaio: Educação a distância. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2014  •  Ensaio  •  2.925 Palavras (12 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 12

1. Considerando ser uma necessidade dos tempos atuais e uma possível solução para a sociedade moderna, instalou-se a educação a distância. Mas o que significa educação a distância? Conceitue.

R: Educação a distância é a modalidade educacional na qual alunos e professores estão separados, física ou temporalmente sendo necessária a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação.

2. O que é ambiente virtual de aprendizagem (AVA) e quais seus principais recursos?

R: Ambiente virtual de aprendizagem é um espaço onde realizamos várias atividades que possibilitam fácil manuseio e controle de aulas, discussões, apresentações, enfim, atividades educacionais de forma virtual.

3. Qual o papel da tecnologia na educação a distância?

R: O papel da tecnologia é trazer maior acessibilidade e melhor qualidade de ensino para as instituições de educação á distância e para os acadêmicos que nela ingressam, uma vez que o professor e o aluno interagem indiretamente, sendo necessária uma mediação adequada dos suportes tecnológicos de comunicação.

4. Considerando as gerações da EAD, aponte os principais fatores em cada geração.

• A primeira geração ocorreu no final do século dezenove, com o desenvolvimento da imprensa, foi chamada de geração textual por fazer cursos por correspondência, utilizava somente textos impressos enviados pelos Correios. Foi também uma fase precursora em que professor e aluno interagiam de forma lenta e limitada.

• A segunda geração ocorreu entre as décadas de 1960 no século vinte; conhecida como novas mídias e universidades abertas, utilizou como suporte textos impressos complementados por recursos tecnológicos audiovisuais como: televisão, rádio, fitas de áudio e vídeo e o telefone. Desenvolveu-se a partir das orientações behavioristas e industriais, presentes na época.

• A terceira geração é a digital ou on-line, que utiliza os meios anteriores e também os recursos tecnológicos modernos, tais como as tecnologias de informação e comunicação de fácil acesso às grandes redes de computadores, bem como à internet. Com uma melhor junção de tempo e espaço, a interação entre professor/aluno; e aluno/aluno se tornaram mais dinâmica.

5. Na EAD , a interação do professor com o aluno é geralmente indireta e deve ser mediada por suportes tecnológicos. Aponte três meios tecnológicos que representam papéis significativos na EAD, destacando as características de cada um.

• Material impresso - permite que o aluno estude em qualquer lugar de forma autônoma, fazendo com que ele busque maiores informações através da leitura criando assim uma expansão de suas idéias e pensamentos.

• Computador - oferece para o aluno maior flexibilidade, ele terá maior facilidade de aprendizagem por poder criar seu próprio modo de estudo através das várias formas de comunicação existentes.

• Internet – gera uma capacidade de comunicação e interação entre aluno e professor, aluno com a instituição de ensino e dos próprios alunos entre si. O aluno também pode ter acesso ao material didático e se comunicar com a tutoria em qualquer hora e de qualquer lugar.

6. A educação a distância pode ser melhor que a presencial? Justifique sua resposta.

R: A educação a distância pode sim ser melhor que a presencial, só depende do esforço do aluno porque ele é o agente de aprendizagem e terá que se empenhar se quiser atingir bons resultados. É ele quem deverá buscar informações de acordo com suas dúvidas e ter interesse na sua aprendizagem já que o tutor é um facilitador e não o mediador.

Já no ensino presencial por ter o professor presente muitas vezes acaba gerando certo comodismo ao aluno uma vez que eles esperam sempre pelo professor e isso acaba atrofiando o processo educacional de muitos.

 Questões para saber mais e para os exames

Investigue nos livros da bibliografia básica e complementar, em revistas, jornais ou internet. Além disso, assista aos vídeos, quando houver indicações.

1. Quais são as diversas formas e meios por meio dos quais a EAD pode vencer as distâncias? Explique, sinteticamente, como podem ser usados.

R: A EAD pode vencer as distâncias porque possui várias formas de mecanismos de comunicação que permite ao aluno interagir com o professor em tempo real e em qualquer lugar que ele esteja possibilitando e desencadeando assim um melhor aproveitamento no acesso as informações e diminuirá conseqüentemente a distância geográfica entre o agente de aprendizagem e o seu facilitador.

2. Anote os cinco pontos que você julga mais importantes no Decreto 5.622/2005 (pesquise na internet).

• Avaliações dos estudantes;

• Os cursos e programas a distância deverão ser projetados com a mesma duração definida para os respectivos cursos na modalidade presencial.

• - Reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos ou programas a distância;

• Defesa de trabalhos de conclusão de curso, quando previstos na legislação pertinente;

• Autorização, renovação de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento dos cursos ou programas a distância.

3. Com base no conceito apresentado sobre o Moodle, descreva um pouco mais sobre esta plataforma de ensino e aprendizagem? (Pesquise na internet).

R: O Moodle permite disponibilizar conteúdos e possibilita a interação entre o acadêmico o professor e a instituição de ensino. É um software livre, de implementação, manutenção e capacitação de usuários, que pode ser usado, copiado, estudado, modificado e redistribuído sem restrições, é gratuito e pode ser feito diretamente em seu site.

4. A web pode contribuir no processo de aprender a aprender? Justifique sua resposta apresentando no mínimo 5 argumentos.

R: A web pode sim contribuir no processo de aprendizagem. Afinal é por não ter tudo entregue em sua mão pelo professor, que o aluno terá que buscar suas próprias formas de aprender, que pode ser por meio de leituras de textos, livros ou fazer pesquisas para que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com