TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação como direito social

Artigo: Educação como direito social. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2014  •  Artigo  •  413 Palavras (2 Páginas)  •  345 Visualizações

Página 1 de 2

A aula foi muito legal tomamos café depois foi feito um Chá de bebe para aluna e colega Roseli, que entrou de licença maternidade também compareceu seu esposo Jose, um rapaz que passou uma boa impressão com certeza um ótimo pai, foi emocionante aonde todos entregaram seus presentes a eles que esperan ansiosos a vinda do seu primeiro filho a princesinha Yasmin, que Deus abençoe essa família linda.

A tutora Marcela, deu inicio a aula com alguns vídeos e explicações.

Sobre a gestão da educação escolar.

Gestão democrática não se resume apenas em eleger o corpo diretivo da escola.

É necessário muito mais do que isso. Temos que participar ativamente dos conselhos criados para que haja efetiva ação de democracia na escola.

Todas as ações devem fazer parte do Projeto Político-Pedagógico da escola, temos que conhecer e construir uma percepção que nos direciona a novas práticas.

Fazer um trabalho de conscientização, multiplicando a consciência participativa junto a comunidade escola, temos que apresentar projetos e não só acatar todos os projetos que chegam no ambiente escolar. Ter desejos, deslumbrar por uma escola melhor. Fazer um enfretamento para não deixar que o individualismo da classe que se diz superior ganhar força.

Porque a escola existe: acredito que a escola existe para servir a sociedade ao seu redor. Ela tem que estar aberta há participação de toda a comunidade, para fortalecer a democracia e estabelecer novos rumos. O povo tem que tomar “pé” desta situação e enfrentar os gestores mesquinhos que sempre estão de plantão querendo levar vantagens. É o povo que tem que decidir e se organizar para dar rumo na educação dos seus filhos.

Amparada pela Constituição Federal de 1988, a LDB, vem em 1996 estabelecer diretrizes, objetivos e metas a serem implementadas nas diversas etapas e modalidades da educação básica e superior, de modo a garantir o acesso, a permanência e a gestão democrática, além da qualidade do ensino. A educação como um direito social é um dos bens mais preciosos ditado pelo Estado para a sociedade. O acesso à educação é imposta pelo Estado como uma obrigação, porém, a permanência depende de uma fiscalização mais apurada e um dos meios obrigatórios mais utilizados que termina por motivar sãos os Programas de Benefícios dados pelo governo, os quais podemos citar: DF sem miséria, o Pro uni, a Bolsa Universitária. A Constituição Federal dita a educação como um direito social, visando o pleno desenvolvimento da pessoa humana, seu preparo para a cidadania e sua qualificação profissional para o trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com