TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação de Jovens e Adultos em Contextos de Desigualdades Sociais e Educacionais: Diálogos Freireanos entre Brasil e México

Por:   •  9/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.127 Palavras (9 Páginas)  •  82 Visualizações

Página 1 de 9

                                                                                               

         [pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO

INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

MESTRADO EM EDUCAÇÃO

DISCIPLINA: PGE 404 - Educação de Jovens e Adultos em Contextos de Desigualdades Sociais e Educacionais: Diálogos Freireanos entre Brasil e México

PROFESSORAS: Fernanda Silva, Regina Araújo e Judith Kalman.

ALUNA: Fabiane Cristina Gonçalves Martins.                                        

                                                     

Mariana, 17 de julho de 2021

Querida mãe Terezinha,

As cartas são e sempre serão bons motivos para falarmos sobre acontecimentos do cotidiano, ou mesmo para falarmos sobre a nossa trajetória. Especialmente se destinadas às pessoas que se encontram longe de nós, por diversos motivos da vida. Sabemos que hoje temos a internet, que é mais rápida, porém nada tira o charme de uma carta, mesmo que esta não seja escrita à mão e colocada na caixa dos correios - onde o remetente fica ansioso com a resposta do destinatário. Não deixa essa de ser uma carta, que amavelmente é escrita para uma mãe que já não está mais entre nós. Apesar de tudo que foi exposto, tenho a certeza de que, onde quer que você esteja, a sua torcida por mim permanece forte, me impulsionando a buscar mais conhecimento a cada dia.

Sabe mãe, estou aqui no mestrado e tenho várias atividades diárias a cumprir. Dentre tantas, a missão de escrever para alguém. Então, escrevo para você, que é minha grande inspiração, minha força diária. Minha mãezinha querida, que foi descansar nos braços do pai! Nestas linhas, vou te contar como está seguindo minha trajetória acadêmica após concluir a graduação: as conquistas, os desafios e a vida na pós graduação.

A aprovação no mestrado foi uma grande alegria para mim. Sempre disse para a senhora que eu iria conseguir, mesmo tendo retomado os estudos aos 33 anos na Educação de Jovens e Adultos – segmento Ensino Médio. Foi uma batalha muito grande chegar até aqui, pois a vida do egresso da EJA não é fácil. Cada dia aprendo um pouco com as disciplinas, com os grupos de estudos, com os debates e os seminários, e sem dúvidas todos estes enriquecem cada vez mais minha trajetória.

Consequentemente, ao me dar conta do momento em que me situava e das questões presentes, junto à aprovação veio também as inquietações e a insegurança: “será que vou dar conta?” Diante disso, comecei a construir meu conhecimento no mestrado buscando referências para meu trabalho: lendo, acertando, errando, tendo medo e vivendo um dia de cada vez.

Minha pesquisa consiste em investigar a Gestão na Educação de Jovens e Adultos. A ideia de pesquisar o tema teve início na graduação, onde conheci e participei de grupos de estudos, fóruns, apresentações, plenárias e congressos nos quais a educação para jovens e adultos era tema principal, e assim veio a se tornar algo de interesse para mim diante da minha vivência. Fui apresentada ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), do subprojeto Educação de Jovens e Adultos (EJA), e pude compreender as nuances da modalidade educacional, pude integrar as discussões acerca da temática e pude participar diretamente da educação escolar como bolsista. Diante da minha experiência, entendendo que se faz importante considerar a vida desses sujeitos para além do campo educacional, proporcionando uma educação dialógica.

Ao ter a oportunidade de cursar a pós graduação pela linha de pesquisa 2, intitulada “Desigualdades, Diversidades, Diferenças e Práticas Educativas Inclusivas – (DesPEI)” tendo como orientadora a Profa. Dra. Fernanda Aparecida Oliveira Rodrigues Silva, comecei a pensar em estratégias para não me perder diante das várias atividades propostas. Foi assim que criei um cronograma diário da pós graduação, com anotações pessoais que contém as atividades e ações a serem executadas, o qual mantenho utilizando algumas técnicas: destacando as atividades por fazer, grifando as atividades realizadas e marcando na cor verde as possíveis de realização antecipada – isso tudo feito diariamente. Desta forma consigo me organizar e realizar tudo que é proposto, sem muitas dificuldades.

Com o intuito de fortalecer o caminho metodológico da minha pesquisa, a priori será feita a consulta do “estado da arte”, buscando mostrar por meio de literaturas publicadas o que já se sabe do tema, como as lacunas e os principais entraves teóricos e metodológicos que podem ser verificados, estabelecendo o estado atual do desenvolvimento da área de estudo, usando como direcionamento um quadro com as principais publicações acerca do tema, fazendo um recorte cronológico de 2000 a 2019. O recorte da pesquisa é o olhar sobre o trabalho do Coordenador Municipal em Minas Gerais na Gestão da EJA. Ao final da mesma, pretendo responder à seguinte pergunta: de que forma o coordenador pedagógico articula suas ações para que estas sejam efetivas para os sujeitos da EJA?

Percebe-se uma necessidade de compreender o trabalho dos atores que estão na linha de frente de trabalho para que este seja efetivo para os sujeitos da EJA. É neste cenário que emerge o Gestor que tem sua ocupação no segmento citado. Observar as suas articulações, desafios e conquistas apresenta uma relevância científica de suma importância para o entendimento da temática.

A pesquisa terá como objetivo geral analisar, por meio de observação participante, quais são os principais entraves encontrados pelos Gestores Municipais em relação às articulações feitas no seu trabalho, observando os aspectos formativos do profissional e suas implicações para o aluno da Educação de Jovens e Adultos, seguido dos objetivos específicos listados abaixo:

  • Analisar a legislação brasileira no que se refere a formação inicial e continuada especificamente voltada a gestão na Educação de Jovens e Adultos;
  • Identificar quais ações e/ou parcerias de formação continuada em EJA com foco na gestão as Secretarias da Educação de Marina e Região tem desenvolvido;
  • Conhecer o trabalho dos gestores que atuam na EJA nas escolas municipais de Mariana e região;
  • Observar as possíveis dificuldades dos gestores em se especializar no segmento educacional EJA.

Mãe, quero te contar um pouco sobre a disciplina que estou cursando e as contribuições que a mesma trouxe para a escrita da futura dissertação. O tema da disciplina é: Educação de Jovens e Adultos em contextos de desigualdades sociais e educacionais: diálogos freireanos entre Brasil e México. A disciplina citada, por meio da qual escrevo esta carta, aborda a modalidade EJA em dois contextos distintos: o brasileiro e o mexicano. As professoras doutoras que ministram a disciplina são: Fernanda Aparecida de Oliveira Silva, Regina Magna Bonifácio e Judith Kalman - da cidade do México. A articulação entre os dois países foi muito importante para a compressão de EJA em ambos, o que foi brilhantemente exposto pela professora Judith em momento oportuno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)   pdf (181.6 Kb)   docx (20.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com