TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação de crianças de 0 a 5 anos em instituições educacionais infantis

Resenha: Educação de crianças de 0 a 5 anos em instituições educacionais infantis. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/4/2014  •  Resenha  •  841 Palavras (4 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 4

Na atualidade percebemos que a educação de crianças entre 0 e 5 anos de idade em estabelecimentos de educação infantil vem crescendo de forma acelerada, isso se deve a necessidade das famílias de contar com uma instituição que se encarregue do cuidado e educação dos filhos, principalmente se esses pais trabalham fora.

Ser educador de fato não é uma tarefa fácil, e exercer esta função em um berçário menos ainda, pois além de sua complexidade, exige do profissional um planejamento especial que respeite a individualidade de cada criança, sendo este trabalho dividido em educar e os cuidados básicos como a higiene, alimentação, descanso, entre outros.

Porém para algumas educadoras o fato de trabalhar, refere-se ao cuidar e educar separadamente, isso demonstra que são ações diferenciadas e que não podem caminhar juntas. Portanto para outras o ato de cuidar e educar estão interligadas, e compreendem a relação existente entre essas funções básicas existente na educação infantil, especialmente nas creches.

Segundo ( CERISARA, 1999), essas diferenças entre um perfil mais educativo e as atividades de cuidado, revelam ainda que precisamos ver a criança como um sujeito de direito, e por isso deve ser cuidada e educada.

Nesta perspectiva, é de suma importância que educadores enfrentem este desafio de cuidar e educar, visando a aprendizagem desta criança, tanto na parte motora como cognitiva.

Vale ressaltar que essas crianças necessitam de um adulto para sobreviver, e ainda que passam um longo período na instituição de edução infantil, período este que varia entre 10 a 12 horas diárias.

As características dos bebês exigem que no dia a dia seja muto bem planejado, pois há um grande dinamismo e diversidade no grupo. Enquanto duas crianças dormem, uma quer comer, outra brinca ou lê seus livros-brinquedos, enquanto outro precisa ser trocado. Toda essa diversidade, numa situação de depêndencia, exige atenção permanente à segurança das crianças através de um número adequado de adultos para efetivamente dar conta das singularidades das crianças. A criação de espaços pedagógicos, de materiais de contrução de ações educativas que desafiem e contribuam para o desenvolvimento das crianças exigem preparo e disponibilidade das professoras ( RICHTER, et.al.2010).

Para ( MASSA, 2007), por terem 4 meses a 2 anos estão aprendendo sobre o mundo, principalmente através da visão e do paladar, então, é importante a mediação do adulto no sentido de organizar o espaço físico e as atividades, visando a experimentação de vários de tipos de estimulação sensorial. Oferecer materiais diversificados permite que as crianças experimentem a si e ao meio de formas variadas.

( MORAIS,2012) ressalta que na fase de 0 a 2 anos de idade as crianças se encontram em um processo de descoberta do mundo, tornando-se evidente a percepção, a capacidade de aprendizagem, a receptividade, a criatividade, a curiosidade em explorar e/ou manusear objetos que estão ao seu alcance, enfim, brincar.

Podemos observar segundo a citação acima, que desde seu nascimento a criança se encontra inserida num contexto social, participando ativamente, sendo assim ela apresenta uma capacidade de compreensão e percepção que necessita ser valorizada nas instituições de educação infantil, em especial nos berçários.

Contudo muitos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com