TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistemas de ensino e políticas educacionais no Brasil

Tese: Sistemas de ensino e políticas educacionais no Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/8/2013  •  Tese  •  5.062 Palavras (21 Páginas)  •  682 Visualizações

Página 1 de 21

INTRODUÇÃO

Este portifólio de pesquisa e prática profissional- organização escolar tem como objetivo investigar a importância das atividades desenvolvidas na organização escolar, que se torna mais efetiva e eficaz com a participação de sua comunidade. Outros fatores que também contribuem para o encaminhamento das ações escolares, enquanto estratégias que regulamentam a organização escolar; como: Definição de políticas públicas e projeto politico pedagógico, que define a concepção de educação.

Refletir sobre a maneira como a escola promove as relações entre os agentes educativos, dentro e fora do espaço escolar; mesmo nos dias atuais ainda há diversos profissionais que não sabe ao certo qual o seu papel dentro da escola, por isso estão sempre buscando aprofundamentos em seus conhecimentos. As relações educativas que são vividas a cada dia no espaço escolar são muito importantes, mas para que se alcance o seu objetivo, como produtora de conhecimento, é necessário que haja uma articulação de estratégias para a execução dos projetos; esses mecanismos são definidos conforme a organização própria de cada escola, visto que a maneira de correta de defini-las é por meio d assembleias, discussões e debates, por isso é importante entender os planos de ação e planos de aula, que são elementos planejados pelos professores de cada escola.

Essas observações nos proporcionaram uma maior concepçãocom relação aos direitos e deveres de cada profissional da educação e também de seu alunato e sua comunidade. Trouxe-nos também uma maior certeza com relação a profissão que escolhemos seguir.

1. Sistemas de ensino e políticas educacionais no Brasil

1.1. Educação e capitalismo: políticas educacionais nos séculos XX e XXI.

O serviço terceirizado ainda não está presente nas escolas, somente uma das escoas possui este serviço, que é o de portaria segurança e limpeza, que tem por impacto que é o mesmo que a escola tivesse este serviço por sua conta, que é de ajudar na organização, receber as pessoas e realizar a limpeza do ambiente escolar.

A escola poderia ter outros serviços terceirizados como manutenção e reparos, porque desta forma através deste o trabalho se torna mais eficiente e rápido.

Segundo dados publicados, a prefeitura municipal de Abaetetuba trabalha com o modelo Toyotista, pois quer estimular a capacidade de inovação segundo falas da prefeita:

As ações do governo do município de Abaetetuba são associadas com o modelo liberal por conta de que oferece serviços sociais públicos, como:

O Núcleo de Produção de Artes e Ciências (NUPAC) está vinculado à Secretaria Municipal de Educação e visa desenvolver projetos que estimulem os talentos, as competências e habilidades artísticas e científicas dos alunos matriculados no Ensino Fundamental Menor da Rede Municipal de Ensino de Abaetetuba, prioritariamente cadastrados no Programa Bolsa Família, fortalecendo desta forma o acesso e a permanência com sucesso destes alunos.

Em Qua, 07 de Dezembro de 2011 10:43.

A Fundação Vale em parceria com a Prefeitura Municipal de Abaetetuba, as Instituições de Nível Superior – UEPA e a Secretaria Municipal de Educação lançam em nosso Município o Programa Vale Alfabetizar, de modo a minimizar o índice de analfabetismo entre Jovens e Adultos no período de 08 meses.

Em Ter, 13 de Setembro de 2011 19:06.

O Programa Escola Ativa, como Programa da SECAD/MEC, atualmente, apresenta-se com uma nova proposta de trabalho baseada nas concepções apresentada nas Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo – Resolução CNE/CEB nº 01 de 03 de Abril de 2002 e das diretrizes Complementares Normas e Princípios para o Desenvolvimento de Políticas Públicas de Atendimento à Educação Básica do Campo – Resolução nº 02 de 28 de Abril de 2008.

Em Ter, 13 de Setembro de 2011 19:05.

Com base nos dados do Censo Escolar disponíveis no MEC (2007) e dados da população Abaetetubense fornecido pelo DATASUS, o IAB - Instituto Alfa e Beto elaborou um diagnóstico Educacional do Município, e detectou que o problema mais grave do Município é o Fluxo Escolar.

Em Ter, 13 de Setembro de 2011 19:01.

O PBA - Programa Brasil Alfabetizado, foi criado em 2003 pelo Governo Federal e executado pelo Ministério da Educação (MEC), com objetivo de garantir o direito constitucional que todo cidadão brasileiro possui de acesso à Educação e consequentemente o de ler e escrever – erradicar o analfabetismo no Brasil, considerando o contexto no qual estão inseridos.

Em Ter, 13 de Setembro de 2011 18:01.

A Secretaria Municipal de Educação através da Coordenação de Educação Física e Desporto implantou no ano de 2009 o PROJETO POLO ESPORTIVO.

Em Ter, 13 de Setembro de 2011 16:27.

1.2. A estrutura da educação no Brasil

As diretrizes curriculares nacionais estão começando a ser mais conhecida pelos professores da educação infantil e ensino médio, através de cartilhas que o Ministério da Educação divulga e através deste é que se realiza a tentativa de desenvolvimento integral das crianças, ou acolher o estudante de cuidar e educar para garantir a aprendizagem e para preparar para a cidadania e o trabalho desenvolvendo a compreensão dos fundamentos científicos e tecnológicos presentes na sociedade em que são apontados pontos positivos como planejamento de aula em conjunto, preocupação com a inclusão das crianças, metodologia de ensino da aprendizagem.

Por outro lado foiapresentada a falta de acessibilidade para com as pessoas com deficiência,para com alguns ambientes do espaço escolar que não são adequados para estes, outra problemática é que o governo não oferece capacitação para todos os profissionais que trabalham na área da educação, e sim é oferecido para uma minoriados mesmos.

1.3. As políticas educacionais brasileiras.

O aproveitamento escolar levando em consideração os dias letivos é de bom aproveitamento, mas com relação a qualidade, infelizmente não está sendo realizado os dias letivos por completo, pois este ano mesmo tivemos greve e paralizações e sem contar que alguns de nossos professores estão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com