TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação em diferentes espaços pedagógicos e a relevância do professor neste contexto

Resenha: Educação em diferentes espaços pedagógicos e a relevância do professor neste contexto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2014  •  Resenha  •  784 Palavras (4 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 4

Educação em diferentes espaços pedaogicos e a relevancia do pedagogo nesse contexto

Discutir sobre educação, em suma, não é uma tarefa muito difícil. No entanto, colocá- la em prática é que tem sido uma tarefa laboriosa e nada fácil por quem a promove. É nessa perspectiva, que enxerga-se a necessidade de abordar aqui nesse trabalho as práticas educativas em ambientes escolares e não-escolares tomando por base as atribuições do pedagogo, tendo em vista que este, por mérito em formação, é considerado como o investigador da educação.

Considera-se, então, a pedagogia na caracterização de sua cientificidade como a ciência que tem como objeto de estudo a educação, e, por isso passa a ser responsável pelo estudo da educação em quaisquer espaços onde são previstos conhecimentos educativos e pedagógicos (LIBÂNEO, 2002). Ou seja, se a educação se faz presente nos mais diferentes ambientes educativos e pedagógicos, e tendo em vista que a mesma se coloca como objeto de estudo da pedagogia, concorda-se que há então uma multiplicidade de pedagogias para cada espaço e uma formação profissional específica para cada uma, se esse mesmo profissional deve ser preparado para exercer suas funções em todos os locais onde são previstos conhecimentos pedagógicos, sendo esses espaços escolares e não-escolares. É estimável que o pedagogo seja o profissional mais indicado para tais funções.

A função atribuída ao pedagogo social, tem-se o papel de “detectar e analisar problemas sociais e suas causas, exercer função organizativa, formativa, informativa e orientadora, auxiliando as crianças e jovens marginalizadas a serem capazes de organizar seu processo de aprendizagem e serem autônomos em suas decisões. Ou seja, a partir dessa ideia, o Pedagogo Social assume também a responsabilidade de promover uma Educação Integral que venha atender a todos que estão ali presentes no meio social (na rua), visando o pleno desenvolvimento da pessoa para a construção e prevalescência da cidadania.

O termo Pedagogia Hospitalar carrega consigo a essência de uma educação que é destinada as crianças e adolescentes que estão hospitalizados e que por motivos diversos (patológicos) tiveram sua saúde abalada, portanto vindo a ocasionar em sua internação.

Visando a intenção de intermediar a educação entre a escola e o hospital, a pedagogia hospitalar surge para dá continuidade aos estudos desses educandos hospitalizados, no intuito dos mesmos não perderem o ano escolar nem tão pouco o ritmo de acompanhamento da escola, até mesmo porque a promoção da continuidade dos estudos desses discentes faz parte da atenção integral de saúde.

E é no contexto da pedagogia empresarial que a possibilidade de busca de qualificação de pessoal dentro das organizações empresariais que o referido setor vem inserindo os profissionais de pedagogia na composição das equipes dos setores de Recursos Humanos e principalmente na área de treinamento e qualificação profissional. A inserção do pedagogo no âmbito empresarial e como parte da equipes de treinamento de funcionários e colaboradores das empresas ainda vem sendo timidamente adotado pelas instituições, que ainda não possuem uma clara percepção sobre a importância do profissional de pedagogia para o desenvolvimento e prosperidade das organizações empresariais.

Diante

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com