TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação física

Monografias: Educação física. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2013  •  1.164 Palavras (5 Páginas)  •  2.563 Visualizações

Página 1 de 5

1) O que é uma célula e quais são os dois tipos básicos? Caracterize cada uma delas.

RESPOSTA: Célula é a unidade estrutural e funcional fundamental dos seres vivos.

É a menor porção do organismo vivo. Os dois tipos básicos de células são eucariontes e procariontes. As células procariontes, conhecidas também como procariotas, são de extrema importância para o organismo, a sua principal característica é a falta de carioteca pelo fato da ausência de algumas organelas e pelo seu pequeno tamanho. As células eucariontes apresentam um núcleo verdadeiro organizado e limitado por uma membrana chamada envoltório nuclear ou carioteca. A presença de membrana é sua principal característica. Essas membranas dividem as células em compartimentos responsáveis por funções especializadas essenciais para a manutenção e divisão da célula. Apresenta também, o núcleo e o citoplasma bem distintos. O núcleo das células eucarióticas contém cromossomos, constituídos de DNA associado à proteína histônicas.

2) Quais são as principais biomoléculas que compõem uma célula eucariótica animal e quais são suas funções?

RESPOSTA: As principais biomoléculas que compõem uma célula eucariótica animal são os lipídeos, as proteínas, a água, os carboidratos e os ácidos nucléicos (DNA e RNA). A água tem sua função fundamentada na importância que possui para a realização de todas as atividades metabólicas. Os carboidratos têm a função de fornecer energia necessária para as reações metabólicas da célula, e assim também fornece energia. Os lipídeos têm a função de isolante térmico do corpo, protegendo os órgãos internos e também possui a função de reserva energética estrutural. As proteínas possuem função de sustentação estrutural da célula e dos tecidos, de transporte, de defesa, controle do metabolismo. Os ácidos nucléicos têm a função de armazenar e transmitir as informações genéticas e estão relacionadas com o controle da atividade celular.

3) Como é composta a membrana plasmática? Quais os tipos de transporte entre a membrana plasmática?

RESPOSTA: A membrana plasmática é constituída de uma dupla camada de lipídeos, proteínas e carboidratos presos a esses lipídeos. O transporte através da membrana plasmática pode ser dividido em dois tipos principais: o transporte ativo, no qual há gasto de energia e o transporte passivo, ao qual não há gasto energético.

4) Como a mitocôndria é composta estruturalmente? Qual a sua principal função?

RESPOSTA: Ela é composta por um sistema duplo de membranas, sendo uma membrana externa e uma membrana interna, formando dois compartimentos: a matriz mitocondrial e o espaço intermembranoso. Ela é responsável pela respiração celular.

5) Como é constituído o tecido epitelial? Quais são os tipos de epitélios e as funções de cada um?

RESPOSTA: O tecido epitelial é constituído por células justapostas, formando uma camada celular contínua com pouquíssimo material extracelular. Existem dois tipos de epitélios, os de revestimentos e os glandulares. Os epitélios de revestimentos atuam no revestimento das superfícies externas e das cavidades do corpo, elas apresentam funções de proteção do organismo, formando uma barreira contra a entrada de micro-organismos, além de atuar na absorção de nutrientes e na divisão do organismo em compartimentos funcionais. O tecido epitelial glandular se especializa na produção e na secreção de substâncias, elas são originadas do tecido epitelial de revestimentos, cujas células se proliferaram, aprofundaram e invadiram o tecido conjuntivo adjacente, apresentando uma lâmina basal ao seu redor, formando assim, uma glândula.

6) Como é constituído o tecido conjuntivo e quais são as suas funções? Como o tecido conjuntivo pode ser classificado?

RESPOSTA: Um tecido conjuntivo pode ser classificado em tecido ósseo, tecido cartilaginoso, tecido conjuntivo propriamente dito que pode ser frouxo, denso, modelado ou não modelado e tecido conjuntivo com propriedades especiais.

O tecido conjuntivo propriamente dito tem como funções a manutenção da forma do corpo, a ligação dos demais tecidos que formam os órgãos e preenchimento. O tecido cartilaginoso tem como funções revestir as superfícies ósseas, dar suporte aos tecidos moles, facilitar o deslizamento dos ossos que se articulam, absorver choques mecânicos, contribuir na formação e no crescimento de ossos longos. O tecido ósseo tem como funções a proteção dos órgãos vitais, como o encéfalo, medula espinhal, e órgãos torácicos como o coração e o pulmão, protege a medula óssea produtora de células sanguíneas, oferece suporte aos tecidos moles como músculos e ligamentos, constituindo alavancas que ampliam as forças de contrações musculares, e é fonte de cálcio e fosfato. Dentre os tecidos conjuntivos com propriedades especiais,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com