TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação física

Trabalho Escolar: Educação física. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2013  •  714 Palavras (3 Páginas)  •  426 Visualizações

Página 1 de 3

Didática

Há muitos anos a educação busca evoluir mudando seus métodos de ensino, os professores mudaram, os alunos mudaram e o mundo mudou. Valores são questionados e posto a prova. E o que ensinar aos nossos alunos? Matérias que não servem de nada, que não acrescentam nada em suas vidas ou mudar o meio o métodos de ensinar essas matérias, tentando envolver-los e mostrando e questionando o significado delas. Hoje deparamos com uma realidade bem cruel nas escolas, além de ensinar temos que educar e aí toda didática que aprendemos em nossa vida acadêmica e testada e concerteza será reformulada, só aprendemos de fato o que é didática na pratica com nossos alunos, no dia-dia, as vezes usamos o que aprendemos outras e maioria das vezes não. Esse pode ser um triste retrato da educação atual, mas é a pura realidade.

Aprender é, antes de tudo, um direito. Todos os alunos têm condições de conhecer e aprender, possuem capacidades intrínsecas de auto-organização e de autogestão, envolvendo a percepção, a interpretação, a construção, a reflexão e a ação. No entanto, conhecer e aprender são processos que emergem a partir das relações entre sujeito e objeto e entre diferentes sujeitos do processo de ensino aprendizagem, numa perspectiva dialógica e dialética. È na relação entre os sujeitos, com toda a sua complexidade, que a aprendizagem se constitui e nela se expressam emoções, sentimentos e atitudes.

Na escola, o aluno é o centro do processo educativo e em função dele, as ações educativas devem ser planejadas e executadas. Cabe ao educador comprometer-se com a dinamização deste processo, assumindo o lugar de mediador.

No direito de aprender se insere o direito a um ambiente e contextos de aprendizagens adequados às necessidades e expectativas do educando, em que a prática educativa seja sustentada: por um currículo aberto à vida, que promova a conquista da autonomia intelectual do sujeito aprendiz; pressupõe ainda que promova a capacidade do aluno de aprender a aprender e aprender a desaprender (quando necessário); que desenvolva competências e atitudes criativas; que promova o aprender a dialogar como condição fundamental do processo de construção do conhecimento cuja base se expressa na aquisição da leitura da escrita e dos conhecimentos matemáticos; a aprender a reconhecer que toda ação envolve interação num contexto dinâmico e relacional; e que

Acima de tudo promova a aprendizagem da cooperação e da solidariedade como condição de superação dos fatores de exclusão, preparo para o exercício da cidadania e aprendizagem ao longo da vida.

Viabilizar os meios didáticos e pedagógicos para a materialização das aprendizagens dos alunos na construção da cidadania é fundamental. A intervenção docente, nessa lógica, precisa estar subsidiada com as informações que mapeiem como os estudantes estão aprendendo. Isto é, o docente precisa perguntar-se: como os alunos aprendem ou estão desenvolvendo suas aprendizagens? Como eu, professor, estou desafiando meus alunos, propondo atividades que oportunizem a aprendizagem? Quais estratégias estou utilizando para que meus alunos desenvolvam competências e habilidades que o possibilitem resolver situações-problema, com tomada de decisão?

Para responder a essas questões, é necessário que o professor assuma o lugar de quem também

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com