TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação física

Dissertações: Educação física. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2013  •  442 Palavras (2 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 2

CLARETIANO - CENTRO UNIVERSITÁRIO

Wilson Fernandes de Melo Junior

RA 1128972

ATIVIDADE DA 2º CICLO DE APRENDIZAGEM A DISTÂNCIA:

LEI Nº 10793

Curso: Licenciatura em Educação Física – EaD

Disciplina: Comunicação e Linguagem

Tutor a Distância: Ariella Mangia

POLO BOA VISTA

2013

A RELAÇÃO EXISTENTE ENTRE A EDUCAÇÃO ESPARTANA, O IDEAL HOMÉRICO E A DEFESA DO ESTADO

A educação espartana focava em um interesse mais objetivo do estado ligado fortemente ao caráter militarista que a sociedade e governo tomavam naquela época, os jovens quando completavam sete anos iniciavam sua educação, não para aprender a ler ou escrever e sim, para se tornar um bom soldado e o Estado era o responsável por esta tarefa. Ser um bom soldado, defender sua cidade e saber vencer uma guerra eram características importantes de um guerreiro de Esparta e somente os indivíduos masculinos participavam. Assim, a educação espartana visava, em síntese, o “projeto político” de Esparta, ou seja, moldar o cidadão de acordo com as necessidades do estado, descartando seu desenvolvimento subjetivo e pessoal. O cidadão servia ao estado e não ao contrário.

O ideal Homérico era voltado para o homem em sua concepção de herói. A formação do lado mais subjetivo do indivíduo era assemelhada a um Deus.

No ideal homérico a defesa do estado era uma consequência da educação heroica subjetiva do indivíduo sendo educado essencialmente para defender o estado, glorificando o estado através de seus atos heroicos. Já na educação espartana o indivíduo era educado exclusivamente para servir defendendo o estado, e este estado tinha como missão moldar este indivíduo para este propósito. Em síntese o ideal homérico tinha uma comparação subjetiva com os Deuses, todo esse heroísmo refletia na defesa do estado, tornando-se ou não herói através de seus atos.

A relação entre o ideal homérico e a educação espartana é, evidentemente, bélica e sempre em defesa do Estado.

Não existiu outro lugar em toda a Grécia onde ficaram evidenciados de maneira tão explícita, os ideais do Herói homérico, o cidadão espartano é a reprodução fiel, da junção do ideal homérico com o objetivo bélico de defesa e conquista almejado pela aristocracia de Esparta. Por tudo isto, Esparta foi admirada no mundo grego, por seu arcaísmo, parecia ser a única cidade-estado capaz de manter vivas as tradições e instituições que creiam vir dos tempos dos poemas homéricos, não só por sua educação militar, mas também por sua constituição com a manutenção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com