TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação física no jardim de infância

Resenha: Educação física no jardim de infância. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/8/2014  •  Resenha  •  639 Palavras (3 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 3

Como professor de educação física escolar há 14 anos, utilizamos a prática das lutas como mais um meio de atingir os objetivos gerais da educação física. Continuamos a utilizar, contudo, os esportes com bola, as ginásticas, o atletismo, a dança, os jogos e brincadeiras, enfim, todos os conteúdos que os profissionais da área estão acostumados, mas temos recorrido também às atividades de lutas. Não estamos aqui nos referindo somente as modalidades de lutas tradicionais (judô, karate, kung fu, etc.), mas também a prática da luta informal.

Lecionamos a disciplina de educação física desde a educação infantil até o ensino médio e podemos comprovar que as lutas são sucesso em todos estes níveis. Na educação infantil, as lutas de animais (luta de sapo, luta do jacaré, etc.) ou a luta do saci tem ajudado muito na liberação de agressividade das crianças, além de serem trabalhadas nestas atividades todos os fatores psicomotores. No ensino fundamental, lutas que requerem um maior esforço trazem excelentes respostas, como a luta do “empurra e puxa” ou o “uga-uga” (tirar o colega de dentro do círculo central). No ensino médio fazemos um resgate histórico das modalidades, ligamos com a ética e os valores, as modalidades começam a ser exploradas de uma maneira mais profunda, levando ao conhecimento do tema.

As lutas são disputas em que os oponentes devem ser subjugados, com técnicas e estratégias de desequilíbrio, contusão, imobilização ou exclusão de um determinado espaço na combinação de ações de ataque e defesa. Caracterizam-se por uma regulamentação específica a fim de punir atitudes de violência e deslealdade. Podem ser citados exemplos de luta as brincadeiras de cabo de guerra e braço de ferro até as práticas mais complexas da capoeira, do judô e do karate (BRASIL, 1998: 70).

As lutas esportivas e artes marciais se desenvolveram ao longo do tempo e alcançaram seu patamar atual com numerosos praticantes de diversas modalidades.

As transmissões esportivas são uma forte vertente da mídia, na qual recentemente, agregou eventos específicos de combate dando um maior espaço nas programações do que em tempos passados.

O MMA (Mistura de Artes Marciais) é exemplo disso. O evento que envolve a competição dessa modalidade de luta é um show/espetáculo pronto que gera muito interesse do público, proporcionando fantásticas batalhas exibidas mundialmente. “Com exceção do futebol, no Brasil o único esporte que vende muitas cotas de pay-per-view¹ é o MMA” (PAIVA, 2009, p. 67).

A grande audiência dos esportes é assunto de muitas pesquisas e debates. O mais novo chamariz da mídia é o MMA. Depois que a Rede Globo comprou os direitos de exibição desta modalidade, o resto da mídia foi atrás e lançou-se na conquista das sobras. As lutas esportivas foram para as primeiras páginas dos jornais, apareceu nas capas de revista e infiltrou-se no mundo das telenovelas (DINES, 2012).

Este estudo indicou que, o motivo de adesão com maior média total é por praticar lutas e/ou artes marciais como forma de atividade física relacionada a saúde. No Judô, no Muay Thai e no Jiu-Jitsu isso permaneceu proporcionalmente alto. Ficou claro que, nos entrevistados de MMA, foge a busca pela saúde e entra a busca por competição. É notório o surgimento de vários atletas nessa modalidade, principalmente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com