TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Jardim Botânico

Seminário: Jardim Botânico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2013  •  Seminário  •  740 Palavras (3 Páginas)  •  307 Visualizações

Página 1 de 3

Neste trabalho, é feito um estudo sobre o Jardim Botânico com um olhar crítico na questão do Urbanismo, que é abordado na primeira parte didática do curso de Noções de Arquitetura e Urbanismo, levantando pontos importantes e propondo por fim uma dita solução.

Inicialmente, o material aborda a definição de Jardim Botânico, ou seja, suas principais funções e atividades desenvolvidas em um. Em sequência, é mostrado um pouco sobre o contexto histórico dos jardins, tanto pelo mundo, quanto no Brasil.

Na segunda parte, é demonstrado os Jardins Botânicos Brasileiros em geral, como servindo então, para uma correspondência, ou até mesmo uma comparação com o de Goiânia. Nesta altura,é apresentado os Parques Brasileiros mais destacados e conhecidos, trazendo então, um pouco sobre eles.

A terceira parte do trabalho fala especificamente do Jardim Botânico de Goiânia – Amália Hermano Teixeira (JBAHT) foi inaugurado em 1978, durante o II Congresso Latino Americano de Botânico e o XXIX Congresso Nacional de Botânica, que se realizaram em nossa Capital, contendo todas as informações relevantes.

Por fim então,é apresentada problemática de infraestrutura do Jardim Botânico, que é o objeto principal no quesito Urbanismo. Após tal apresentação, é definida uma PROPOSTA, na qual é dada uma solução para tal problemática.

2. Jardim Botânico

2.1) Definição: Um jardim botânico é normalmente uma área delimitada em meio ao espaço urbano, destinada ao cultivo, manutenção, conservação e divulgação de vegetação (autóctone e exótica), além de empreender pesquisas em Botânica. A maioria é administrada por uma instituição pública ou privada, ou mesmo de capital misto.

Nestes espaços, as numerosas espécies e variedades de plantas selvagens e hortícolas cultivadas encontram-se estritamente identificadas e catalogadas.

De acordo com a BGCI, "os jardins botânicos são instituições que agrupam coleções documentadas de plantas vivas para fins de pesquisa, conservação, exposição e instrução científica".

Geralmente, os jardins botânicos dispõem de instalações adequadas para a conservação de espécies exóticas que não se adaptam bem ao clima local. As estufas, por exemplo, protegem as plantas que não toleram climas frios, proporcionando-lhes os fatores que favorecem o crescimento: ar, umidade, calor, luz, etc.

2.2) Importância de um Jardim Botânico: A maior parte das coleções de espécies silvestres e plantas ornamentais, fora de seu local de origem, se encontra sob custódia dos 1600 jardins botânicos, em todo o mundo.Juntos eles cuidam de representantes de dezenas de milhares de espécies vegetais...”(Tuxill, 1999).Os jardins botânicos são instituições que ao longo de sua história têm contribuído para a conservação da flora mundial e como não poderia deixar de ser, não apenas acompanham, mas inserem-se ativamente na dinâmica do desenvolvimento das questões relativas ao trato do meio ambiente.Sob a denominação de jardim botânico pode ser incluída uma grande diversidade de instituições.Estas variam desde grandes jardins com centenas de funcionários e uma extensa gama de atividades, até instituições pequenas com atividades e recursos limitados. (BGCI, 2001). As diferenças entre os jardins botânicos não impedem uma estratégia comum, pois conferem ao conjunto um papel complementar na implementação de políticas e ações para a conservação da flora. O quadro ambiental crítico que tem se apresentado, trouxe

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com