TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação para a Saúde

Por:   •  7/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  310 Palavras (2 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]


SUMÁRIO

1        Tarefa - Educação para a Saúde - CAT        



  1. TAREFA - EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE - CAT
  1. Um Operador de máquinas prensou o dedo indicador direito causando um corte profundo com fratura exposta. No momento do acidente, o Técnico em Segurança do Trabalho foi designado pelo empregador para atender a ocorrência. O acidentado foi encaminhado ao atendimento médico do município. Em que momento haverá o envolvimento do Sistema Único de Saúde (SUS) nesta situação?

Sabemos também que na ocorrência de um Acidente de Trabalho (AT), deverá ser emitida uma Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT). Neste caso haverá o envolvimento de outro Órgão Público. Qual seria este Órgão e qual seria o envolvimento deste no andamento da sequência do atendimento aos requisitos legais deste Acidente de Trabalho.

R: Conforme descrito na Lei nº 8080 de 19/09/1980, chamada Lei Orgânica da Saúde, é de responsabilidade do SUS a promoção, proteção e recuperação da saúde do cidadão. Portanto, no caso de acidente de trabalho, o envolvimento do SUS é integral, desde o encaminhamento do trabalhador ao atendimento médico até o final do processo, pois o acidentado também deverá se recuperar do acidente ocorrido.

R: No caso de Órgãos Públicos envolvidos numa CAT, acredito que sejam dois. O INSS, ao qual o SUS está subordinado/vinculado, que procederá com todas as ações pertinentes ao tratamento pós-acidente, perícias, afastamentos, pagamentos, pensões, aposentadorias, além de alimentar estatísticas próprias, bem como o MTE, que possui o Departamento para Fiscalização em Saúde e Segurança do Trabalho, o Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho - DSST, que planeja e coordena as ações de fiscalização dos ambientes e condições de trabalho, prevenindo acidentes e doenças do trabalho, protegendo a vida e a saúde dos trabalhadores, também elaborando relatórios e estatísticas diretamente ligadas à saúde do trabalhador.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (139.2 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com