TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação para saude semana oito senac tecnico em seg do trabalho

Por:   •  6/7/2015  •  Trabalho acadêmico  •  427 Palavras (2 Páginas)  •  1.661 Visualizações

Página 1 de 2

Educação para a saúde semana 8

“Luiz Carlos exerce a função de soldador de uma empresa do polo naval. Dentro de suas atividades encontram-se as seguintes funções: soldar peças metálicas, examinar as peças a serem soldadas, executar a solda, esmerilar, zelar pela segurança individual e coletiva, utilizando equipamentos de proteção apropriados, quando da execução dos serviços e  realizar o correto descarte de resíduos de matérias provenientes de seu local de trabalho. Dentro dos riscos potenciais encontram-se: ruído, fumos metálicos, risco de acidentes como queimaduras, além de posturas inadequadas”.

Ao identificar os riscos das atividades desenvolvidas pelo profissional soldador por meio do mapeamento de risco, cite quais os EPI’s são necessários a serem utilizados. E ainda, identifique qual a melhor maneira de promover uma campanha para orientar e motivar os trabalhadores quanto à redução dos acidentes de trabalho e promoverem a saúde e segurança no ambiente laboral.

 Resposta

Em todos os serviços a serem executados, se faz necessário o uso de EPI’s, devendo assim, exigir EPI’s adequados com a função exercida, no nosso caso a função do trabalhador é soldador.

Os riscos ambientais se encaixam no descarte de resíduos de matérias provenientes do local de trabalho.

Riscos físicos se encaixam nas posturas inadequadas e ruído.

 Riscos químicos incluem os fumos metálicos que são partículas sólidas que surgem quando um material sólido se evapora e ao arrefecer condensa.

Riscos biológicos incluem temperaturas altas, podendo ocasionar queimaduras.

De acordo com os seguintes riscos, deve-se usar os seguintes EPI’s:

- Luvas adequadas para solda;

- Abafador para minimizar os ruídos;

- Máscara para minimizar a absorção e contato direto com os fumos metálicos;

- Óculos protetor, para proteger a área dos olhos;

- Roupa especial para evitar queimaduras. A postura também é muito importante, estar correta para evitar danos físicos.

-Capacetes;

Deve ser feita uma campanha para abranger e expandir a mentalidade dos trabalhadores do local. Uma reunião, onde serão abordados a importância do uso de EPI’s dentro do ambiente de trabalho e também a importância da ginástica laboral, sendo ela um auxilio para corrigir a postura incorreta dos trabalhadores. Tal evento deve ter uma linguagem simples para compreensão, para que com isso, interesse ao trabalhador escutar o que o técnico ou engenheiro de segurança do trabalho irá dizer. Assim, os trabalhadores terão mais segurança em seu local de trabalho por usar as ações de prevenção citadas na reunião.


Conclusão

Com este trabalho, conclui-se que é muito importante a abordagem dos riscos e a utilização dos EPI’s adequados no local de trabalho. Toda empresa necessita de um mapa de riscos, sendo ele um auxiliador para a visão geral dos riscos envolvidos dentro da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (65.6 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com