TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação: pedagogia e didática

Resenha: Educação: pedagogia e didática. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/8/2014  •  Resenha  •  729 Palavras (3 Páginas)  •  858 Visualizações

Página 1 de 3

RESENHA

LIBÂNEO, José Carlos. Educação: Pedagogia e Didática: o campo investigativo da pedagogia e da didática no Brasil: esboço histórico e buscas de identidade epistemológica e profissional. In: PIMENTA, Selma (org.) Didática e formação de professores: percursos e perspectivas no Brasil e em Portugal. 2° edição. São Paulo: Cortez, 2000.

Um dos fatos observados por Libâneo é que atualmente a Pedagogia necessita de uma identidade bem esclarecida quanto às atribuições do Pedagogo abrangendo não só o campo escolar, mas também todas as esferas da sociedade. O profissional da Pedagogia necessita de uma valorização social e financeiramente compatível com a sua importância, visto que a função do Pedagogo está ligada diretamente a construção de uma sociedade já que o aprendizado não está ligado apenas à sala de aula, mas sim a todas as relações sociais existentes.

O tópico, “A problemática do campo do conhecimento Pedagógico” discute a dificuldade permanente em fornecer uma identidade correta para a Pedagogia, que frequentemente é reduzida ao campo da educação e essa por sua vez é reduzida apenas ao ambiente escolar, porém ainda que fosse pensado dentro desse ambiente não se dá a importância devida a Pedagogia, o que acaba desvalorizando o profissional não só nos salários oferecidos, mas também na formação e no reconhecimento que lhe é dado por parte da sociedade que indaga a utilidade de um pedagogo. Também se discute sobre a questão em que liga a Pedagogia da ciência, afirmando que nesse âmbito educacional só podemos chamar de ciência experimental aquela que olha a educação com objetividade humana, para isso é necessário excluir todas as determinações de fins educativos, a única determinação a ser usada é a que se deve aprender as leis próprias do desenvolvimento, isso requer uma singularidade, pois existe uma específica para os diferentes tipos de indivíduos.

Com os assuntos que abordam o segundo tópico, Pedagogia Tradicional, Escolanovista e Educação Libertadora, conseguimos identificar o caminho tomado pela Pedagogia no decorrer da história. Libâneo fala como a educação tradicional, que esteve em evidência, desde o período Jesuítico, começa a perder o seu espaço a partir dos questionamentos que dão origem ao famoso Manifesto dos Pioneiros da Escola Nova. Apesar da crítica, e do apoio que tiveram as ideias de uma educação nova, os passos seguintes não foram proporcionais, ao refletirem sobre o método atual da educação, a proposta do novo método impregnado de técnicas não foi repensado. Porém, Libâneo fala da Educação Libertadora, como Pedagogia que dá margem ao surgimento de diversas correntes antiautoritárias e faz questão de citar Paulo Freire como mentor dessas ideias.

No terceiro tópico José Libâneo traz à tona o debate referente às propostas dadas ao curso de Pedagogia. Conforme título daria a entender que seria a única discursão do texto, porém entendemos o porquê da explicação sobre toda a trajetória, pois a essa altura percebemos o envolvimento com as lutas em que o curso passou. No subtópico “o Didático”, o autor trata especificamente sobre o que é didática e como ela é entendida e inserida nas Licenciaturas e nos cursos de Pedagogia. Esclarece que o ideário de professor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com