TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação rural

Seminário: Educação rural. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/2/2014  •  Seminário  •  593 Palavras (3 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 3

Educação do Campo

Responda o que se pede:

01) Sintetize o que institui as Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo.

O Presidente da Câmara da Educação Básica aprova o Plano Nacional de Educação, no Parecer CNE/CEB 36/2001, homologado pelo Senhor Ministro de Estado da Educação, instituindo-se as Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas escolas do campo, visando adequar às Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação do ensino Infantil, Fundamental, Médio, de Jovens e Adultos, a Educação Especial, Indígena, Profissional de Nível Técnico e a Formação de Professores em Nível Médio na modalidade Normal.

A escola do campo associa as questões de sua realidade, dos saberes próprios estudantil, cabendo o poder público considerar a importância da educação para o desenvolvimento de um país garantindo assim o acesso da população do campo à Educação. É dever do mesmo cumprir com suas obrigações perante o aten¬dimento escolar com colaboração da União, Estado, e Município proporcionando Educação inclusive para aquele que não concluir na idade prevista e em especial o Estado, garantir ingresso a escolaridade e aos demais níveis podendo o ano letivo ser estruturado independente do ano civil. As parcerias estabelecidas ao desenvolvimento da escolarização básica e profissional observarão: Articulação entre a proposta pedagógica da instituição e as Diretrizes Curriculares para a Educação Básica ou Profissional;

Direcionamento das atividades curriculares e pedagógicas;

Avaliação institucional da proposta e impactos sobre a qualidade da vida individual e coletiva;

Concluímos que o controle da qualidade da educação escolar tem que ser com a participação da comunidade do campo. Como citado nos mecanismos de gestão democrática, no exercí¬cio do disposto no parágrafo 1º do artigo 1º da Carta Magna, contri¬buirão:

Para consolidar a autonomia das escolas e fortalecê-las, cabe aos conselhos lutar para um desenvolvimento que torne possível à população do campo viver com dignidade;

Com abordagem solidária e coletiva dos problemas do campo estimulando as propostas pedagógicas das instituições de ensino.

Finalizamos que o poder público deverá dar total ênfase e observação no atendimento das materiais didáticos, equipamentos, laboratórios e condições de deslocamento dos alunos e professores, apenas quando o atendimento escolar não puder ser assegurado nas comunidades rurais alem de remuneração digna, inclusão nos planos de carreira e institucionalização de programas de formação continuada para os profissionais da educação.

02) Cite um exemplo concreto do seu cotidiano que mostre a discriminação existente na Escola do Campo se comparada a Escola Urbana.

Na minha cidade Aporá - BA existe uma situação de discriminação que é as escolas do centro serem, mas amplas com carteiras, lousas e matérias escolares melhores alem de possuírem bibliotecas e um espaço escolar mais confortável e logicamente onde se concentram os professores com alto grão de instrução

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com