TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação е diversidade

Artigo: Educação е diversidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/3/2014  •  Artigo  •  509 Palavras (3 Páginas)  •  556 Visualizações

Página 1 de 3

O que é EDUCAÇÃO?

Educação engloba os processos de ensinar e aprender. É um fenômeno observado em qualquer sociedade e nos grupos constitutivos desta, responsável pela sua manutenção e perpetuação a partir da transposição, ás gerações que se seguem, dos modos culturais de ser, estar e agir necessários á convivência e ao ajustamento de um membro no seu grupo ou sociedade. Enquanto processo ou socialização, a educação é exercida nos diversos espaços do convívio social, seja para adequação do indivíduo à sociedade, do individuo ao grupo ou dos grupos à sociedade. Nesse sentido, educação coincide com os conceitos de socialização.

O que é CULTURA?

Diante de diversos conceitos de cultura, o que é bem aceito no campo pedagógico é definido em ciências sociais como um conjunto de idéias, comportamentos, símbolos e práticas sociais, aprendidos de geração em geração através da vida em sociedade. Seria a herança social da humanidade ou ainda de forma específica, uma determinada variante da herança social.

O que DIVERSIDADE?

• A diversidade (do latim diversítas) é uma noção que se refere à diferença, à variedade, a abundancia de coisas distintas ou à divergência. A divergência cultural faz alusão à convivência e interação entre diferentes culturas.

• Cada pessoa tem direito de que sua cultura seja respeitada tanto por outras pessoas como pelas autoridades.

 Leia mais: Conceito de... O que é, definição e significado.

Para entender:

• Racismo: termo que se descreve a tendência do pensamento que dá grande importância a noção da existência de raças humanas distintas e superiores uma das outras.

• Preconceito: juízo preconcebido, manifestado geralmente na forma de uma atitude “DISCRIMINATÓRIA” perante pessoas, lugares ou tradições consideradas diferentes ou estranhas.

• Discriminação: distinção, exclusão ou preferência que tenha por fim alterar a igualdade de oportunidade ou tratamento.

Multiculturalismo e educação:

Desafios para a prática pedagógica

Multiculturalismo: termo que se descreve a existência e o reconhecimento a muitas culturas em uma sociedade, sem que uma aula predomine. Essas diferenças então relacionadas a questões de origem ética, religiosa, de gênero, sexualidade, classe social e cultura.

Entre os muros da escola

Historicamente, a escola sempre demonstrou dificuldade em lidar com as diferenças e portanto as relações estabelecidas entre educação e cultura tem se revestido de um caráter homogeneizado e padronizado, enfatizando o trabalho com os conhecimentos e valores dos grupos culturais dominantes, enquanto a cultura dos grupos minotarios tem sido silenciosa.

Vamos analisar...

O Brasil é um país de raízes mestiças e que não constitui historicamente minorias. A questão do multiculturalismo é bem mais complexa, porque aqui se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com