TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Eficiencia Do LIder Baseado No Protocolo De Manchester

Ensaios: Eficiencia Do LIder Baseado No Protocolo De Manchester. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/9/2013  •  938 Palavras (4 Páginas)  •  384 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade Federal de Lavras - UFLA

Componentes do grupo:

Seminário Integrador

Bacharel em Administração Pública

Eficiência do líder baseado no protocolo de Manchester

Lavras -MG

2013

Introdução

O SUS tem empobrecido sua agenda com, apenas, a questão do volume do financiamento. É certo que necessita de mais recursos, porem deve ser enriquecida com a valorização de atenção da crise dos sistemas de saúde.

Marcada por transição demográfica acelerada e tripla carga de doenças infecciosas como dengue e gripe, causas externas como os traumas, e crônicas; faz-se necessário estabelecer coerência entre a situação da saúde e o SUS, envolvendo uma nova forma de organizar o sistema integralmente, permitindo aos gestores responder com eficiência, efetividade, segurança e qualidade de vida de acordo com as necessidades da população.

Percebemos a urgência de mudança na priorização do atendimento e renovação de conceitos classificados de acordo com a necessidade clínica nos serviços de saúde. E o Protocolo de Manchester vem contribuir com essa renovação de conceitos.

O líder tem como aliado a sistemática da participação integrada dos colaboradores, pacientes e lideres na empresa, se valendo de reuniões periódicas para conhecer a real situação dos funcionários na sua adaptação e desenvolvimento das politicas, e o uso de pesquisas ao publico.

Politicas essas norteadas pela autonomia nas funções dos colaboradores, segundo Hackman e Oldman (apud CUNHA, 2004); participação coletiva no processo de gestão, e conexão contínua entre gestão e atendimento, no uso das habilidades de um administrador, segundo Chiavenato.

PROTOCOLO DE MANCHESTER

O protocolo foi aplicado pela primeira vez em 1997, na cidade britânica de Manchester, e está sendo empregado em vários países da Europa. Sendo apoiado pelo Ministério da Saúde, Ordem dos Médicos e Ordem dos Enfermeiros.O hospital João XXIII de Belo Horizonte foi o primeiro a adotar o protocolo, em seguida o Hospital das Clínicas, com projeto para ser aplicado em todo estado. O estado disponibiliza treinamento para os profissionais, equipamentos de triagem e software para a implantação do programa. O software comprado da empresa portuguesa Alert life Sciences Computing de Portugal, custou a Minas 48 milhoes, e foi escolhido esse grupo por afinidade linguistica.

Faz parte do conjunto de princípios e diretrizes que orientam novos modos de agir, nos diversos serviços e instancias do sistema de saúde, de acordo com definições do Programa Nacional de Humanização da Assistência Hospitalar – PNHAH, lançado pelo Ministério da Saúde no ano de 2000.

O protocolo de Manchester é direcionado para os pronto-atendimentos, laboratórios, unidades assistenciais e SADT.

O protocolo de Manchester estabelece que o acolhimento do paciente após sua chegada a uma UPA deve ser feito em forma de triagem classificando a prioridade clinica de seu atendimento, e o selecionado através de uma pulseira nas cores de sua prioridade onde determina o tempo do primeiro atendimento médico.

Essa metodologia deve ser trabalhada em conjunto com as outras unidades de atendimento. Os pacientes confundem urgência com emergência e se concentram nas unidades esperando retorno imediato, uma vez que, no caso de pacientes com pouca urgência ou não urgência deveriam ser atendidos na sua região, em PSF's, que também estão sendo preparados ou já tem acesso a metodologia. Como beneficio evita filas, dando um atendimento mais especifico ao usuário, e realizando o encaminhamento , caso se faça necessário, para sua unidade de atendimento mais próximo de sua casa, no caso de não ou pouca urgência

Na cidade Três Pontas a implantação do Protocolo melhorou o atendimento em 82%. Florianópolis em conjunto com a Secretaria de Joinville-SC são consideradas referencias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com