TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Eixos E Árvores

Artigos Científicos: Eixos E Árvores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/5/2014  •  641 Palavras (3 Páginas)  •  408 Visualizações

Página 1 de 3

Objetivo e motivação do trabalho

O estudo dos elementos de máquinas, tem por objetivo o desenvolvimento de projetos adequados às solicitações existentes na peça ou conjunto.

Dentro deste universo, os eixos (Este elemento trabalha fixo. Ex.: eixos não tracionados de veículo ou equipamento) e/ou árvores (O elemento está em movimento. Ex.: Eixos que compõem a caixa de transmissão de um veículo, ou um eixo de uma serra circular.), recebem uma importância relevante, devido a sua enorme aplicação.

Porém, para que seja possível realizar o desenvolvimento ideal para o elemento, faz-se necessária uma breve explanação sobre o movimento circular e as tensões de cisalhamento que surgem como resultado deste movimento.

Quebra de Página

Introdução

Eixo é um elemento mecânico rotativo ou em condição estática de secção usualmente circular onde são montados outros elementos mecânicos de transmissão tais como: engrenagens, polias, ventiladores, rodas centradas, entre outros. Os eixos são apoiados em mancais, de deslizamento ou rolamento, tendo secção quase sempre mássica e variável, com rasgos de chavetas para fixação de componentes. A figura abaixo mostra uma iluminação de um eixo:

Imagem

Abaixo estão algumas regras gerais para o projeto de eixo:

Para minimizar as tensões e deflexões, o comprimento do eixo deve ser o menor possível e os trechos em balanço minimizados ao máximo;

Deve ser usado preferencialmente o eixo apoiado ao invés do em balanço;

Um eixo vazado tem uma razão melhor de rigidez específica e frequências naturais mais altas que aquelas de um eixo comparativamente rígido ou sólido;

Tente colocar concentradores de tensão longe das regiões de grandes momentos flexores e minimize seu efeito com grandes raios;

Se a principal preocupação é minimizar a deflexão, talvez o material mais indicado seja o aço de baixo carbono, porque sua rigidez é tão alta quanto aquela de aços mais caros, e um eixo projetado para pequenas deflexões tenderá a ter tensões baixas.

Os eixos são elementos solicitados a esforços de flexão, tração/compressão ou torção, que atuam individualmente de forma combinada. Para a segurança do sistema este deve ser parado ou com rotação muito baixa ou em altas rotações. Este dimensionamento leva em conta a resistência do material de que foi confeccionado, comparam-se as tensões que atuam no mesmo com os limites de resistência do material, estáticos (Sy ou Su) ou dinâmicos (Se – fadiga).

Árvores são elementos de máquinas geralmente de seção circular rotativas ou estacionárias que têm função de suporte de outros componentes mecânicos (engrenagens, polias, volantes, etc.) e transmitem momento de torção. Os eixos são elementos de máquinas que têm função de suporte, mas não transmitem momento de torção (potência).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com