TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Eja No Amapá

Monografias: Eja No Amapá. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2013  •  294 Palavras (2 Páginas)  •  343 Visualizações

Página 1 de 2

Para atender às expectativas do governo territorial era necessário fazer com que os professores levassem a frente sua política educacional, assim como melhorar suas práticas docentes e por fim garantir homogeneidade ao ensino primário. Para isso a divisão de Educação e cultura institui os cursos de férias que segundo Lobato (2009, p.137)

[...] Estes cursos versavam sobre temas considerados relevantes para o bom andamento da difusão dos valores que se queria infundir na população amapaense: ensino rural, higiene, metodologias de ensino, escotismo e bandeirantismo, trabalhos manuais, [...] Para ajudar a garantir que o trabalho dos professores concorreria para a realização dos objetivos governamentais, o próprio governador, comumente, proferia palestras durante estes cursos.

Os temas higiene e ensino rural estavam ligados a esta política educacional. Dessa forma Janary Nunes “[...] desejava que os professores ensinassem aos seus alunos as práticas e valores constituintes de corpos vigorosos, disciplinados e aptos a desenvolver a modernização da produção-com a máxima racionalização do uso dos meios de produção (tempo, terra, técnicas, ferramentas)[...]” (LOBATO, 2009, p. 137-138)

A escola precisava ser uma instituição de disseminação dos objetivos de modernização da sociedade. A escola seria caminho para a modernidade que só chegaria com muito esforço e sacrifício, pois era necessário romper com uma mentalidade típica de áreas onde era baixa a densidade demográfica, ou seja, as ocupações deveriam predominantemente garantir a subsistência da comunidade.

O governo territorial garantiu dentro das suas possibilidades aparato econômico, material e técnico para os amapaenses, porem, os resultados não foram os esperados. Pois geralmente, “[...] muitas crianças não iniciavam o ano letivo no período normal. Durante o ano inteiro havia matrículas e evasões, o que tornava os números relativos à freqüência escolar flutuantes [...]. O resultado desta prática eram os altos índices de evasão e repetência” (LOBATO, 2009, p.145).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com