TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Elaborar Um Questionário Diretivo E Aplicar Ao Gestor, A Fim De Identificar Qual é O Modelo De Gestão Que é Utilizado Na Organização, Desde A Forma De Recrutamento E Seleção Até A Avaliação De Desempenho Dos Colaboradores.

Casos: Elaborar Um Questionário Diretivo E Aplicar Ao Gestor, A Fim De Identificar Qual é O Modelo De Gestão Que é Utilizado Na Organização, Desde A Forma De Recrutamento E Seleção Até A Avaliação De Desempenho Dos Colaboradores.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/4/2014  •  441 Palavras (2 Páginas)  •  1.237 Visualizações

Página 1 de 2

Com os grandes desafios que os empreendedores vêem enfrentando atualmente, empresas que não possuírem em sua equipe profissionais altamente qualificados para execução do processo de trabalho, não conseguirão sobreviver à grande concorrência de mercado.

É neste contexto que se observa a importância das empresas utilizarem procedimentos adequados e eficazes que os auxiliem diante do processo de recrutamento e seleção dos candidatos que possam a vir a ocupar a vaga em aberto em seu empreendimento.

O recrutamento é

considerado o processo de maior exigência, já que é por meio dele que será realizada a retenção de pessoas e a qualidade no resultado do processo de seleção irá depender diretamente das respostas vindas do recrutamento, uma vez que recrutado inadequadamente a seleção não conseguirá suprir eventuais necessidades.

Saber como, quando e quem recrutar é uma estratégia que proporciona maior segurança ao empreendedor no momento da contratação, pois este instrumento tem como finalidade de proporcionar que seja contratada a pessoa certa para atender ao cargo apropriado.

Deste modo, buscou-se por intermédio da realização deste estudo em obras de renomados autores como Carvalho e Nascimento, e do ilustre Chiavenato evidenciar os processos de recrutamento e seleção de pessoas, bem como sua importância e vantagens, e

com intuito de maior entendimento quanto a visão ótica dos gestores das empresas atuantes no ramo de materiais de construção no Município de Rolim de Moura – Rondônia, foi realizado entrevista com seis empresas por meio de formulário com respostas delimitadas, as quais proporcionaram informações que propiciaram que o objetivo deste estudo fosse alcançado.

Quando se estuda o cargo em aberto e verifica suas necessidades, é possível que seja buscado no lugar certo os profissionais habilitados para determinada função, economizando tempo e dinheiro.

Problematização

Nos dias atuais observa-se o grande surgimento de novos empreendedores no mercado, e com isso o aumento de competitividade torna-se cada vez mais acirrada, o que acaba preocupando os gestores frente sua administração, uma vez que só se manterá no mercado os que realmente souberem administrar com eficiência sua organização já que se

não tiver profissionais capacitados não conseguira sobreviver.

Atualmente, a fase de recrutamento e seleção vem ganhando maior amplitude dentro das organizações, as quais têm como grande desafio a retenção de talentos. Empresas de sucesso que utilizam grandes estratégias que lhes servem de alicerce frente à competitividade do mercado. Essas estratégias de reter e selecionar talentos proporciona condições para que a empresa conquiste profissionais altamente capacitados e com grandes conhecimentos.

Em presença de tais fatores, buscou-se verificar a postura dos gestores das empresas de materiais de construção no município de Rolim de Moura/RO, frente à seguinte questão: qual o procedimento adotado pela empresa quando um funcionário contratado não se adapta as exigências do cargo em função.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com