TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Elaborar Uma Ficha Para Registrar Dados Resultantes Dadas Na Apostila Avaliação Do Processo Ensino E Aprendizagem

Exames: Elaborar Uma Ficha Para Registrar Dados Resultantes Dadas Na Apostila Avaliação Do Processo Ensino E Aprendizagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2015  •  2.418 Palavras (10 Páginas)  •  736 Visualizações

Página 1 de 10

Capitulo I

TECNOLOGIA

Neste capitulo veremos o conceito e um breve histórico da tecnologia e sobre as tecnologias da educação.

1. Conceito:

A palavra tecnologia tem origem no grego "tekhne" que signfica "técnica, arte, ofício" juntamente com o sufixo "logia" que significa "estudo". De acordo com Blanco e Silva (1993, p. 37-38) "referia-se à fixação dos termos técnicos, designando os utensílios, as maquinas, suas partes e as operações de ofício." Ou seja, são ferramentas ou métodos criadas a partir de um conhecimento técnico e cientifico. Em outros termos também são consideradas tecnologias: Ferramentas, maquinas, técnicas, métodos, recursos entre outros conhecimentos que são aplicados na prática para resolver problemas ou ao menos facilitar a solução dos mesmos.

1.2 História da tecnologia:

Para Kenski (2008, p.15), as tecnologias são tão antigas quanto a espécie humana. Na verdade, foi a engenhosidade humana, em todos os tempos, que deu origem às mais diferenciadas tecnologias.

No livro: "A história das Invenções - Do machado de pedra às tecnologias da informação" do autor Trevor I. Williams publicado no ano de 2010, descreve como os fatores tecnológicos modelaram e continuam a modelar a história humana:

Para Williams (2010), na antiguidade, os homens primitivos transformavam os recursos naturais em utensílios. Usavam-se pedras como armas e ferramentas do dia a dia, período que foi chamado idade da pedra. A descoberta do fogo foi um ponto chave da evolução tecnológica podendo aproveitar melhor o alimentos e também combinando com outros recursos naturais como madeira e carvão de lenha, sendo assim um dos primeiros combustíveis que sem te história. Nesse mesmo período começaram a usar barro para fazer cerâmicas.

De acordo com Williams (2010), ais tarde em aproximadamente 6.500 a.C aprenderam a trabalhar com metais, fabricando armas e ferramentas de cobre. Já em 3.000 a.C descobriram que a mistura de cobre com estanho resultava no bronze que é uma metal mais forte iniciando a Idade do Bronze. Uma das maiores criações dessa época ocorreu no Oriente Médio, a criação do arado puxado por boi e a roda com eixo. No século XI a.C os hititas que vivia na Anatólia (local atual da Turquia) aprenderam a trabalhar com o ferro, um metal muito mais forte que o bronze.

Segundo Williams (2010), a Idade Média que foi o período entre século VI d.C até o século XVI, regiões como a China, o Império Bizantino, a Pérsia, a Índia e os países muçulmanos foram cenários de grandes inovações. No século XV os europeus aprenderam a fundir ferro com uma técnica chinesa que consistia em aquecer o material em uma fornalha e depois despejá-lo em um molde e esperar até seu resfriamento. Os chineses também criaram a pólvora preta, que originou a pólvora usada em armas de fogo.

Nessa época novas fontes de energia foram criadas através de moinhos com rodas d' águas e cata-ventos para gerar energia cinéticas usadas para moer grãos . Também foram criadas selas e arreios, usando os cavalos para puxar arados e outras coisas.

Segundo Williams (2010), as invenções que contribuíram para o fim da Idade Média dando inicio a Idade Moderna foi a: Invenção do leme que é a parte direção de barcos, a vela triangular e a bússola permitindo os europeus a fazer grandes expedições nos mares abertos. Um invento que ajudou e possibilitou que disseminassem o conhecimento foi a criação da impressão móvel por volta de 1450 fazendo com que a produção de livros subisse em grandes escalas.

Prossegue o autor a informar que, no inicio do século XVIII, período em que as manufaturas teve um grande crescimento, conhecido como o período da Revolução Industrial. Dois inventores ingleses deram as condições para que acontecesse esse movimento. Abrahan Darby descobriu que o coque, um tipo de carvão que produzia um ferro de melhor qualidade. Tomas Newcomen inventou uma bomba para drenar água das minas de carvão, que era acionada por motor a vapor. Esse avanços permitiu o crescimento da produção de carvão e do ferro. Para construção civil e na fabricação de ferramentas o ferro era seu principal insumo, mas no fim do século XIX, o ferro comum foi substituído pelo aço. Mas ainda no fim do século, o vento e a água foram substituídas como fontes de energia usando o vapor produzido pelo carvão que aquecia a água que resultava da ebulição que acionava o motor.

Para Williams (2010), maquinas foram grandes aliadas para as fábricas, principalmente fábricas de tecidos e roupas. No inicio do século XIX, o tear motorizados produziam com mais facilidades e rapidez usando motores a vapor para movimentar as maquinas. A produção de roupa deixar de ser doméstica e passou ser feita em grandes fábricas. Logo todas as fabricas seguiram o mesmo caminho.

Na área dos transportes ouve varias inovações, o escocês James Watt introduziu importantes melhorias na maquina a vapor entre os anos de 1765 e 1782. Em 1787, John Fitch, nos Estados Unidos, montou um barco a vapor e em 1803 Richard Trevithick inventou a locomotiva a vapor. O inglês Henry Bessemer no ano de 1875, inventou um método mais eficiente para fabricação do aço, com isso foi possível a construção de trilho para ferrovias, navios e pontes, possibilitando também a construção dos primeiros arranha-céus do mundo.

Segundo o autor Williams (2010), em 1876, o engenheiro alemão Nikolaus August Otto construiu o primeiro motor movido a combustão, Por volta de 1885 os alemães, Gottieb Daimler e Karl Benz, usaram motores a gasolina nos primeiros automóveis de sucesso. Na primeira metade do século XIX, cientistas já tinham aprendido a gerar ou produzir eletricidade. Em 1835, Samuel F. B. Morse usou a eletricidade no invento, o telégrafo que permitia a comunicação entre pessoas a longa distância.

O inventor americano Alexander graham Bell criou o telefone, que também funcionava com eletricidade. Thomas Edison apresentou a lâmpada elétrica em 1879. A eletricidade começou a ser usada nos transportes, para acionar trens urbanos ou metrôs.

Na segunda metade do século XIX, o petróleo se tornou a principal fonte de energia. Edwin Laurentine perfurou o primeiro poço de petróleo com sucesso nos Estados Unidos em 1859. O petróleo pode ser transformado em gasolina, em óleo combustível e em muitos outros derivados que estão nosso cotidiano. No campo da industria quimica o inglês William Hery Perkin causou uma revolução ao usar alcatrão obtido do carvão para criar o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com