TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como os dados estatísticos podem ajudar no processo de tomada de decisão dos gestores da organização

Pesquisas Acadêmicas: Como os dados estatísticos podem ajudar no processo de tomada de decisão dos gestores da organização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2013  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.770 Palavras (8 Páginas)  •  534 Visualizações

Página 1 de 8

Estatística terceiro semestre

1 INTRODUÇÃO

Através de pesquisa iremos identificar que a estatística por meio de suas analises probabilística não se restringe apenas na área da matemática, ela pode ajudar as empresas a preverem e planejar.

Trataremos de que forma a estatística pode auxiliar no processo de tomada de decisão dos gestores dentro de uma organização.

Neste sentido buscaremos evidências de que forma as organizações analisam e aproveitam o indivíduos dentro de organizações aproveitando seus aspectos culturais, encontrando dados que demonstre a importância da qualificação do trabalhador para promover o crescimento econômico e social do indivíduo e da organização.

2 - A Estatística por meio de analise de probabilidades pode ajudar as empresas a preverem cenários em seus planejamentos?

Pode sim, através da distribuição de probabilidade, previsão de vendas, avaliação de risco em todo andamento. A estatística consiste no planejamento, coleta, consistência, tabulação, análise e interpretação de dados de pesquisas envolvendo censos ou levantamentos por amostragem, assim com estas informações a empresa pode reduzir custos e aumentar os lucros.

A estatística é uma ciência que se dedica à coleta, análise e interpretação de dados. O objetivo dela é a produção de informações para um planejamento e uma tomada de decisão futura para que gerentes possam analisar, prever e planejar qual a melhor estratégia a ser adotada, prever o valor exato um nível de vendas e custo usando uma análise do mercado com base na distribuição de probabilidades pode ajudar uma empresa a definir valores futuros de suas mercadorias.

Como a estatística trabalha com informações, associando os dados ao problema, descobrindo como e o que coletar, assim no cenário de planejamento podemos obter conclusões a partir dessas informações.

Hoje as empresas se encontram face a um desafio de competição produzir mais, com melhor qualidade, aplicando menos recursos, traduzida pela palavra produtividade. Para tanto, é necessário a organização na alocação e qualificação de funcionários, na melhoria da qualidade de produtos e serviços e no melhor gerenciamento das atividades.

Tudo isto pode ser resumido no que hoje é conhecido como CONTROLE DE QUALIDADE, ferramenta que necessita das técnicas estatísticas para a sua efetiva avaliação. A Estatística atua fortemente na análise quantitativa deste controle, bem como na organização dos dados no sentido de analisar falhas ou problemas advindos do não conhecimento ou do mal dimensionamento das diversas áreas de atuação dos vários setores.

3 - O uso da estatística seria restrito aos profissionais da área de matemática e estatística? justifique sua resposta.

Não. A estatística podem auxiliar em diversas área como: o cientista social, o economista, o engenheiro, o agrônomo e muitos outros profissionais a realizarem o seu trabalho com mais eficiência.

A Estatística tem atuado em todas as áreas do conhecimento humano dando subsídio tanto na organização e descrição de dados como nas técnicas de pesquisa e montagem de experimentos.

4 - De que forma a estatística pode auxiliar no processo de tomada de decisão dos gestores dentro de uma organização empresarial?

A estatísticos podem ser empregados para o planejamento e controle da produção, visando à implantação de técnicas eficientes que garantam menores custos e maiores lucros, na estimação de receitas, previsão de estoques e demandas e principalmente conhecimento do mercado e do seu cliente.

Através da estatística com as informação obtidas a empresa pode monitorar os resultados tanto interno quanto externo, desta forma a estatística pode auxiliar no processo de decisões através desta informações, tornado o principal diferencial competitivo nas organizações empresariais, sendo sua utilização de vital importância para sobrevivência e manutenção na realidade de toda e qualquer empresa. O processo de tomada de decisões tem como sua referencia e consulta as informações sobre o mercado, economia, comportamento, moda, entre outros fatores determinantes para mudança e adaptação do produto ou serviço no mercado organizacional.

É importante a pesquisa, para as organizações, é que ela reduz a incerteza, ao prover informação que facilita a tomada de decisão sobre estratégias variadas e as táticas usadas para atingir seus objetivos estratégicos, em geral relacionados à identificação e avaliação de oportunidades, à análise dos segmentos do mercado e seleção de mercados-alvo, ao planejamento e implementação de ações táticas e à análise de desempenho da organização no mercado em que atua.

A pesquisa ajuda a informar os gerentes se as atividades planejadas foram executadas apropriadamente e se estão atingindo o que se esperava que atingissem. Isso pode ser feito através de uma pesquisa de monitoramento de desempenho, que é uma forma de pesquisa que fornece regularmente um relatório para a avaliação e o controle das atividades em geral.

5 - Porque as organizações devem valorizar e se preocupar com o comportamento dos indivíduos no contexto laboral?

Os indivíduos é que fazem da organização o que é ela é, se não existe valorização e nem investimento nas pessoas, suas ações podem ser negativa.

As empresas são, em primeiro lugar, de pessoas. E de pessoas certas. Vingam as empresas que mais depressa se adaptam que retiram vantagens das adversidades, que pensam que imaginam que se diferenciam. É tudo uma questão de atitude e tudo depende então das pessoas, da sua imaginação, da sua vontade de fazer recuar o impossível. O papel principal dos gestores será então o de gerir pessoas. Só se gere o que se mede. Se não medirmos, não conhecemos. Se não conhecermos, não podemos gerir. Gerir é escolher. Quem escolhe está sujeito a errar. Só pode diminuir ao mínimo essa possibilidade de erro tomando as decisões da forma mais esclarecida que lhe for possível.

O conceito de modelo de gestão de pessoas significa a maneira como uma organização se estrutura para gerenciar e orientar o comportamento humano no ambiente de trabalho. Tal modelo é composto por todos os elementos que interferem de alguma maneira no comportamento dos indivíduos no contexto organizacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com