TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Elabore Uma Pesquisa Sobre As Condições Institucionais Da Índia, Como Facilidade De Abrir Empresas, Burocracia, Relações De Trabalho, Corrupção, Entre Outros Fatores Que Possam Afetar Positiva Ou Negativamente Os Negócios De Uma Empresa Brasileira

Artigos Científicos: Elabore Uma Pesquisa Sobre As Condições Institucionais Da Índia, Como Facilidade De Abrir Empresas, Burocracia, Relações De Trabalho, Corrupção, Entre Outros Fatores Que Possam Afetar Positiva Ou Negativamente Os Negócios De Uma Empresa Brasileira. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2014  •  1.331 Palavras (6 Páginas)  •  754 Visualizações

Página 1 de 6

1-Introdução

Um organismo( do grego organismos, conjunto) é o conjunto de órgãos que constituem um ser vivo. Mais além, organismo é o conjunto de sistemas de órgãos que constituem um ser vivo eucarionte pluricelular , que tem seus órgãos formados por diferentes tipos de tecidos vivos e estes tecidos por sua vez são formados por células especializadas desempenhar determinadas funções nesses tecidos vivos nos quais estejam participando. Assim por exemplo,as células nervosas são especializadas em conduzir impulsos nervosos através do tecido nervoso que compõe o sistema nervoso do organismo; as células musculares por sua vez são especializadas em se contraírem para desempenharem a função locomotora realizada pelos tecidos musculares da musculatura do organismo. No organismo existe uma evidente divisão de funções que são atribuídas cada qual a um sistema de órgãos especializado em desempenhar aquela determinada função no organismo.

2- SISTEMA CARDIOVASCULAR

Coração: É um orgão impar e mediano, situado dentro da caixa torácica entre os dois pulmões, adiante do esôfago e apoiado sobre o diafragma. Tem um volume semelhante ao de um punho e o seu peso pode variar entre os 300 e os 500 g no adulto. Tem função de bomba, indispensável à circulação do sangue, portanto, à vida. Esta função é regulada pelo sistema nervoso autônomo, mediante o sistema de condução elétrica do coração.

Por motivos óbvios é um órgão oco, dividido em quatro cavidades separadas entre si, duas a duas, e possuindo válvulas fibrosas que permitem a passagem do sangue num único sentido. Destas cavidades saem ou chegam uma série de vasos sanguíneos que se dirigem ou provêm da circulação do organismo.

2.1 ESTRUTURAS E FUNÇÕES

Cavidades cardíacas

São quatro, dois átrios e dois ventrículos. Cada átrio comunica-se com o ventrículo do mesmo lado, mas nem elas nem os ventrículos comunicam-se entre si no adulto. Todas as cavidades cardíacas estão recobertas por uma capa de tecido elástico,branco, de aspecto liso e brilhante que se chama endocárdio.

Átrio direito

Situado acima e à esquerda no coração. Nele desembocam as veias cavas superior e inferior. Está separado da aurícula esquerda pelo septo interatrial e do ventrículo direito por um orifício no qual se encontra a válvula atrioventricular direita.

Átrio esquerdo

Situado acima e à direita no coração. Nele desembocam as veias pulmonares direitas e esquerdas, que transportam paradoxalmente sangue arterial, quer dizer, proveniente dos pulmões .Esta separado do ventrículo esquerdo por um orifício onde se encontra a válvula mitral lâminas ou cúspides.

Ventrículo direito

Situado abaixo e à esquerda no coração. É uma cavidades maior que o átrio e com uma musculatura mais potente.Separado do outro ventrículo pelo septo interventrícular, a ele chega sangue venoso proveniente do átrio direito, que posteriormente é expulso para a artéria pulmonar.

O miorcárdio

É a parede muscular do coração. É constituido por músculo estriado disposto helicoidalmente, constituindo desta forma todo o órgão. Esta disposição das suas fibras permite a contração e o funcionamento como bomba de perfusão.

O coração é mantido na sua posição por uma membrana fibrosa que o envolve intimamente e que o fixa às estruturas vizinhas, permitindo-lhe a contração. Trata-se do pericárdio.

Circulação coronária

Está encarregada de alimentar o músculo cardíaco. É um agrupamento de artérias e veias dispostas em forma de anel, ao nível do sulco, entre os átrios e os ventrículos. As artérias coronárias são provenientes da aorta, e as veias desembocam no seio coronários. Ser for obstruída a circulação coronária, dá-se o enfarto do miocárdio.

2.2 Movimentos cardíacos

Para o coração realizar a sua função de bombeamento de sangue, efetua movimentos de contração e relaxamento da musculatura das suas cavidades, que se chamam sístole e diástole.

SÍSTOLE

É o período de contração, no caso dos ventrículos, para expulsar o sangue proveniente dos átrios para as artérias pulmonares e aorta.

DIÁSTOLE

É o período de relaxamento, no caso dos ventrículos simultâneos ao da contração dos átrios, permitindo a passagem do sangue dos átrios para os ventrículos. Este ciclo repete-se sem cessar. Ao apoiar a mão sobre o peito podemos apreciar os batimentos do coração: o primeiro corresponde à diástole e o segundo à sístole.

Sistema de condução elétrica do coração

A freqüência dos batimentos cardíaco é controlada por este sistema. Dele depende que o coração se contraia entre 60 a 80 vezes por minuto e que mantenha um ritmo. É constituído pelo nó sinoatrial, situado entre o átrio e a veia cava superior, onde se iniciam os impulsos elétricos responsáveis pela contração cardíaca. Posteriormente, estimula-se o nó atrioventricular , situado onde o sei nome indica. Seguir-se-ão o fascículo atrioventricular, e os seus ramos anterior e posterior, imbricados no septo interventricular e ao longo das paredes laterais dos ventrículos. Desta forma, termina a estimulação cardíaca, que corresponde a dois batimentos consecutivos.

3- SISTEMA CIRCULATÓRIO

Circulação é o mecanismo pelo qual o sangue é distribuído pelo corpo com a ajuda do coração, artérias, veias e capilares. Ela tem a função de fornecer e prezar pela manutenção do fluxo sanguíneo contínuo e variável aos tecidos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com