TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Elasticidade

Seminário: Elasticidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/4/2014  •  Seminário  •  1.469 Palavras (6 Páginas)  •  372 Visualizações

Página 1 de 6

ELASTICIDADE:

Bens e serviços apresentam sensibilidade especifica às variações de preços e da renda,que são medidas pela elasticidade.

Um mecanismo útil para a determinação de políticas e de estratégias empresariais ou de política econômica.

Elasticidade é uma medida de resposta, que compara a mudança percentual em uma variável dependente devido a uma mudança percentual em uma variável explicativa.

Em outras palavras, sempre que houver duas variáveis relacionadas entre si, é possível calcular a elasticidade.

Entre as principais variáveis que determinam a quantidade de um produto que os consumidores vão adquirir se destacam:

• O preço do produto em analise;

• A renda dos consumidores;

• O numero de consumidores;

• Os preços dos produtos substitutos;

• Os preços dos produtos complementares;

• Os gostos e preferências dos consumidores;

• E a propaganda.

Assim, as mudanças em uma ou mais dessas variáveis afetam o nível de consumo do produto.

Para medir a variação na quantidade devido à variação em uma dessas variáveis, utiliza-se o conceito de elasticidade.

A formula da elasticidade, assim expressa, é extremamente útil em economia, em especial porque ela contorna dois tipos de problemas oriundos das diferentes unidades com que os bens são medidos:

• O mesmo produto medido em unidades diferentes, como por exemplo,grama,quilo,tonelada,saca(o),arroba;

• Produtos diferentes medidos em unidades diferentes (feijão em sacos,ovos em dúzias,carros em unidades,soja em toneladas) por exemplo.

Assim dependendo da unidade de medida, a inclinação da curva pode ser maior ou menor, razão pela qual a comparação da declividade da demanda de um produto (por exemplo, feijão) com a de outro produto (aparelho de TV) não tem muito sentido, não constituindo um indicador adequado da sensibilidade. Por exemplo, da quantidade procurada em relação às mudanças no preço do produto.

A elasticidade contorna o problema, porque, em sua formula, ela compara apenas a variação relativa (ou percentual) entre duas variáveis.

No estudo da demanda, os três mais importantes tipos de elasticidade são:

• Elasticidade-preço da demanda;

• Elasticidade-cruzada da procura;

• Elasticidade-renda.

Elasticidade-preço:

Mostra uma variação percentual na quantidade, devido á variação percentual nos preços, que tanto pode ser usada na demanda quanto na oferta. Ela mostra o grau de sensibilidade do consumidor (no caso da demanda) e do produtor (no caso da oferta) a variações nos preços dos produtos.

Elasticidade-cruzada:

É uma medida da variação na quantidade demandada de um produto resultante da variação no preço do produto substituto.

Elasticidade-renda:

Mostra uma variação percentual no consumo, devido à variação percentual na renda do consumidor. Ela mede o grau de sensibilidade do consumo a variações no poder aquisitivo do consumidor.

Elasticidade-preço da demanda (EPD)

Uma das questões fundamentais sobre o comportamento dos consumidores diz respeito à resposta destes a mudanças nos preços dos produtos. De acordo com o que vimos,quando o preço de um bem diminui,os consumidores devem comprar mais desse bem, mas a pergunta é: quanto mais eles comprarão?

A elasticidade-preço da demanda mede a sensibilidade de resposta dos consumidores a alterações nos preços. Ela é definida como a mudança percentual na quantidade procurada dividida pela mudança percentual no preço.

A EDP mede a sensibilidade da demanda em relação às mudanças de preços, sendo influenciada pelos seguintes fatores:

• Disponibilidade de bens substitutos;

• Essencialidade;

• Peso no orçamento do consumidor;

Fatores que afetam a elasticidade-preço da demanda

Dos fatores que determinam que um produto tenha alta elasticidade e que outro apresente baixa elasticidade (inelástico), podem-se citar os seguintes:

• Grau de essencialidade do produto: quanto mais essencial ou necessário for um produto para os consumidores (a água, por exemplo), mais a demanda será inelástica a preços, ou seja, os consumidores serão “forçados” a ser menos sensíveis às variações de preços.

• Disponibilidade de produtos substitutos para o bem considerado: um produto com bens substitutos terá maior elasticidade-preço do que outro que não disponha deles, porque,quando os preços de um produto se elevam e os preços de seus substitutos se mantém constantes,o consumidor tende a demandar os substitutos, a fim de maximizar a satisfação com sua renda. Do mesmo modo,se o preço de um produto cai,os consumidores tendem a adquirir menos dos produtos substitutos(porque evidentemente,passam a consumir mais o produto cujo o preço baixou).

• Proporção da renda gasta com produtos: a demanda de produtos que absorvem grande parcela da renda dos consumidores deve ser mais elástica que a de bens cujos gastos apresentam baixa porcentagem da renda. A demanda por bens de preços elevados,que respondem por uma grande proporção da renda,será relativamente sensível a preço,como é o caso de automóveis,casas,geladeiras,aparelhos de TV,moveis entre outros.Por outro lado,para a procura por bens muito baratos,nos quais os consumidores investem uma baixa porcentagem dos gastos,a elasticidade deve ser muito baixa.Entre produtos com essa característica estão,por exemplo,o sal,os condimentos e o fósforo,pois as pessoas não diminuem a compra desses itens quando seus preços aumentam,uma vez que as elevações de preço não afetam substancialmente a proporção da renda gasta do consumidor,mesmo que este tenha baixo nível de renda.

Em resumo: quanto mais essencial

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com