TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Elasticidade

Projeto de pesquisa: Elasticidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  608 Palavras (3 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE NILTON LINS

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

EDITH FAÇANHA DE MEDEIROS 9006196

IGOR MONTEIRO DA SILVA 14008637

ELASTICIDADE

MANAUS

2014

EDITH FAÇANHA DE MEDEIROS 9006196

IGOR MONTEIRO DA SILVA 14008637

ELASTICIDADE

MANAUS

2014

INTRODUÇÃO

Neste trabalho está contido os termos gerais sobre o que vem a ser elasticidade e no mesmo tem alguns exemplos para ilustrar melhor a ideia do que vem a ser. Mas, o conceito geral de aplicação é dizer que elasticidade é o ramo da física que estuda o comportamento de corpos materiais que se deformam ao serem submetidos a ações externas (forças devidas ao contato com outros corpos, ação gravitacional agindo sobre sua massa, etc.), retornando à sua forma original quando a ação externa é removida.

ELASTICIDADE

Para o estudo dos ensaios mecânicos são necessários previamente o entendimento e o conhecimento de alguns conceitos importantes. Todo material sólido quando submetido a esforços externos tem a capacidade de deformar-se. As propriedades mecânicas dos materiais definem o comportamento do material (resposta) quando sujeito a cargas externas, sua capacidade de resistir ou transmitir esses esforços sem se fraturar ou deformar de forma incontrolada.

Por exemplo, na área da Engenharia civil vemos que uma treliça plana esta sujeito a esforços normais (tração ou compressão) que incidem em seus nós, ou uma viga submetido a uma força vertical que tende a fletir o material, analogamente podemos pensar na área da mecânica um elevador que é “sustentado” por um cabo de aço ,que para deslocar(movimentar) certas cargas é submetido a um esforço de tração nos cabos ,ou também uma simples bricandeira de criança o “cabo de guerra” ambas as situações obviamente submetendo a esforços que tendem a alongar estes cabos. Portanto existe a necessidade do conhecimento das propriedades de um material, e a seleção correta dos mesmos para os fins industriais ao qual se destinam.Todos os materiais (estrutura) estão sujeito a algum tipo de esforço, são eles; tração,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com