TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Elementos De Transmissão

Artigo: Elementos De Transmissão. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2013  •  1.534 Palavras (7 Páginas)  •  3.998 Visualizações

Página 1 de 7

Elementos de Transmissão

Devido a estes elementos é que são montados os sistemas de transmissão que transferem potência e movimento a outro sistema.

Na figura abaixo, a polia condutora transmite energia e movimento à polia conduzida.

Os sistemas de transmissão também podem variar as rotações entre dois eixos. Neste caso, o sistema de rotação é chamado variador.

As rotações de um eixo podem ser variadas da seguinte forma:

• por engrenagens;

• por correias;

• por atrito.

Veja abaixo um variador por engrenagens acionado por um motor elétrico.

Seja qual for o tipo de variador, sua função está a eixos.

Modos de transmissão e suas Diferenças

Pela forma e por atrito podemos ter a transmissão de força.

A transmissão pela forma é assim chamada porque a forma dos elementos transmissores é adequada para encaixamento desses elementos entre si. Essa maneira de transmissão é a mais usada, principalmente com os elementos chavetados, eixos-árvore entalhados e eixos-árvore estriados.

A transmissão por atrito possibilita uma boa centralização das peças ligadas aos eixos. Entretanto, não possibilita transmissão de grandes esforços quanto os transmitidos pela forma. Os principais elementos de transmissão por atrito são elementos anelares e arruelas estreladas.

Elementos Anelares

Esses elementos constituem-se de dois anéis cônicos apertados entre si e que atuam ao mesmo tempo sobre o eixo e o cubo.

Arruelas Estreladas

As arruelas estreladas possibilitam grande rigor de movimento axial (dos eixos) e radial (dos raios). As arruelas são apertadas por meio de parafusos que forçam a arruela contra o eixo e o cubo ao mesmo tempo.

Descrição de alguns elementos de transmissão

Apresentamos, a seguir, uma breve descrição dos principais elementos de máquina de transmissão: correias, correntes, engrenagens, rodas de atrito, roscas, cabos de aço e acoplamento.

Correias

São elementos de máquina que transmitem movimento de rotação entre eixos por intermédio das polias. As correias podem ser contínuas ou com emendas. As polias são cilíndricas, bricadas em diversos materiais. Podem ser fixadas aos eixos por meio de pressão, de chaveta ou de parafuso.

Correntes

São elementos de transmissão, geralmente metálicos, constituídos de uma série de anéis ou elos. Existem vários tipos de corrente e cada tipo tem uma aplicação específica. corrente de elos corrente de buchas

Engrenagens

Também conhecidas como rodas dentadas, as engrenagens são elementos de máquina usados na transmissão entre eixos. Existem vários tipos de engrenagem.

Cabos de aço

São elementos de máquinas feitos de arame trefilado a frio. Inicialmente, o arame é enrolado de modo a formar pernas. Depois as pernas são enroladas em espirais em torno de um elemento central, chamado núcleo ou alma.

Rendimento do sistema de transmissão

Às vezes, pequenos problemas de uma empresa podem ser resolvidos com soluções imediatas, principalmente quando os recursos estão próximos de nós, sem exigir grandes investimentos. Por exemplo: com a simples troca de alguns componentes de uma máquina, onde se pretende melhorar o rendimento do sistema de transmissão, conseguiremos resolver o problema de atrito, desgaste e perda de energia.

O rendimento da transmissão de força e de movimento vai depender diretamente da posição das engrenagens e do sentido da rotação

Relação de transmissão

Na transmissão por polias e correias, para que o funcionamento seja perfeito, é necessário obedecer alguns limites em relação ao diâmetro das polias e o número de voltas pela unidade de tempo. Para estabelecer esses limites precisamos estudar as relações de transmissão.

Costumamos usar a letra i para representar a relação de transmissão. Ela é a relação entre o número de voltas das polias (n) numa unidade de tempo e os seus diâmetros.

A velocidade tangencial (V) é a mesma para as duas polias, e é calculada pela fórmula:

V = π . D . n

Como as duas velocidades são iguais, temos:

Na transmissão por correia plana, a relação de transmissão (i) não deve ser maior do que 6 (seis), e na transmissão por correia trapezoidal esse valor não deve ser maior do que 10 (dez).

Exemplo:

1 - Em um sistema de transmissão de polias e correias, apresenta os seguintes dados:

n 2 n1 = ?

Dados:

n 2 = 800 RPM i = n 1 = D 2

n 1 = ? n2 D 1

D 1 = 80 mm i = n 1 = 140

800 80

D 2 = 140 mm

i = 1.400 rpm

A relação de entre as polias proporcionou um aumento de 75% de rpm no sistema .de transmissão.

Forças

Correntes

As correntes transmitem força e movimento que fazem com que a rotação do eixo ocorra nos sentidos horário e anti-horário. Para isso, as engrenagens devem estar num mesmo plano. Os eixos de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com