TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Elementos de comunicação

Tese: Elementos de comunicação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/4/2014  •  Tese  •  1.470 Palavras (6 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 6

Elementos da comunicação

1- Emissor: o que emite a mensagem - 2- Receptor: Indivíduo ou grupo que decodifica (recebe) a mensagem.

3- Mensagem: O próprio texto transmitido pelo Emissor e recebido pelo Receptor. - 4- Canal: É o meio fisico por onde circula a mensagem entre o emissor e o receptor - 5- Referente ou Contexto: Conteúdo da mensagem, objeto ou situação a que a mensagem se refere, contexto relacionado a emissor e receptor

. -6. Código: Conjunto de signos usado na transmissão e recepção da mensagem, normalmente uma língua natural.

Texto: Em linguística, a noção de texto é ampla e ainda aberta a uma definição mais precisa. Grosso modo, pode ser entendido como manifestação linguística das ideias de um autor, que serão interpretadas pelo leitor de acordo com seus conhecimentos linguísticos e culturais. Seu tamanho é variável.

Discurso: Segundo Brandão (1988) é o espaço em que emergem as significações e a língua é materialidade na qual o discurso aparece. Dessa forma, acontece o uso de uma mesma língua, falando sobre o mesmo referente, mas não o mesmo discurso.

Para Eni Orlandi (2001) “discurso é o efeito de sentido entre locutores” tendo na língua sua possibilidade de existência. Ao surgir, o discurso mobiliza condições determinadas, pistas que devem ser interpretadas ou descobertas pelo alocutuário.

Discurso Um conjunto de ideias organizadas por meio da linguagem de forma a influir no raciocínio, ou quando menos, nos sentimentos do ouvinte ou leitor.

Aspecto da Comunicação

Locutor e alocutuario – constituem-se em sujeitos, determinados por condições sócias, historicamente delineáveis e portadores das significações ideológicas de tais condições. Ocupam um determinado lugar social e esse lugar. Segundo jakobson para haver comunicação tem que ter um locutor (aquele que fala), um alocutuario(pra quem se fala), um contexto(que aqui significa as condições de produção), a mensagem(que é o discurso), o contato(via em que o contato acontece) e finalmente, o código linguístico( o idioma que é falado)

Elementos da comunicação- Funções de linguagem

Emotiva- ocorre quando se destaca o emissor. A mensagem centra-se nas opiniões, sentimentos e emoções do emissor, sendo um texto completamente subjetivo e pessoal. A ideia de destaque do locutor dá-se pelo emprego da 1ª pessoa do singular, tanto das formas verbais, quanto dos pronomes. A presença de interjeições, pontuação com reticências e pontos de exclamação também evidenciam a função emotiva ou expressiva da linguagem. Os textos que expressam o estado de alma do locutor, ou seja, que exemplificam melhor essa função são os textos líricos, as autobiografias, as memórias, a poesia lírica e as cartas de amor. Essa é a função emotiva. Ex: Preciso, pelo amor de Deus, encontrar algo, nem que sejam cinco reais!

Função referencial ou denotativa - Referente é o objeto ou situação de que a mensagem trata. A função referencial privilegia justamente o referente da mensagem, buscando transmitir informações objetivas sobre ele. Essa função predomina nos textos de caráter científico e é privilegiado nos textos jornalísticos. Ex: "Nos vertebrados, esta resposta inclui uma série de alterações bioquímicas, fisiológicas e imunológicas coletivamente denominadas inflamação." Descrição da inflamação em um artigo científico.

Função apelativa ou conativa - A mensagem é centrada no receptor e organiza-se de forma a influenciá-lo, ou chamar sua atenção. Geralmente, usa-se a 2ª pessoa do discurso (tu/você; vós/vocês), vocativos e formas verbais ou expressões no imperativo. Como essa função é a mais persuasiva de todas, aparece comumente nos textos publicitários, nos discursos políticos, horóscopos e textos de auto-ajuda. Como a mensagem centra-se no outro, ou seja, no interlocutor, há um uso explícito de argumentos que fazem parte de seu universo. Ex: Você é como o sol que ilumina minha manhã"

Função fática ou de contato - O canal é posto em destaque, ou seja, o canal que dá suporte à mensagem. O interesse do emissor é emitir e simplesmente testar ou chamar a atenção para o canal, isto é, verificar a "ponte" de comunicação e certificar-se sobre o contato estabelecido, de forma a prolongá-lo. Os cacoetes de linguagem como alô, né?, certo?, afinal?, ahã,hum, "ei", etc, são um exemplo bem comum para se evidenciar o "contato entre emissor e receptor".

Função poética - É aquela que se centra sobre a própria mensagem. Tudo o que, numa mensagem, suplementa o sentimento da mensagem através do jogo de sua estrutura, de sua tonalidade, de seu ritmo, de sua sonoridade. Essa função é capaz de despertar no leitor prazer estético e surpresa. É explorado na poesia e em textos publicitários.

Função Metalinguística - Caracterizada pela preocupação com o código. Pode ser definida como a linguagem que fala da própria linguagem, ou seja, descreve o ato de falar ou escrever. A linguagem (o código) torna-se objeto de análise do próprio texto1 . Os dicionários e as gramáticas são repositórios de metalinguagem.

A coesão trata basicamente das articulações gramaticais existentes entre as palavras, as orações e frases para garantir uma boa sequenciação de eventos. A coerência, por sua vez, aborda a relação lógica entre ideias, situações ou acontecimentos, apoiando-se, por vezes, em mecanismos formais, de natureza gramatical ou lexical, e no conhecimento compartilhado entre os usuários da língua.

Pode-se dizer que o conceito de coerência está ligado ao conteúdo, ou seja, está no sentido constituído pelo leitor.

Intencionalidade: Essas características se refere a competência do autor em elaborar um texto coerente e coeso, com a finalidade de atingir o objetivo eu pretende ou deseja explicitar.

Aceitabilidade: é a expectativa do leitor de que o texto tenha coerência e coesão, além de ser útil e relevante. Grice (apud Costa Val. 1991) estabelece estratégias para o autor alcançar aceitabilidade:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com