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Por:   •  27/2/2014  •  2.079 Palavras (9 Páginas)  •  994 Visualizações

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Plano de Aula

Conteúdo:

• Confecção de uma receita “Bolinho de chuva”

Objetivos:

• Estimular o desenvolvimento da linguagem oral e escrita

• Desenvolver a atenção e o raciocínio da criança

• Estimular o desenvolvimento dos órgãos dos sentidos

• Salientar a importância do trabalho em grupo, assim como a socialização.

Estratégia:

Construção da escrita do bolinho de chuva, com a utilização da embalagem de seus respectivos ingredientes, destacando dessa forma a importância da construção da escrita através do auxílio dos rótulos e da participação das crianças na produção do painel de forma atuante, sendo assim, proporcionando-lhes uma maior estimulação no que se refere ao desenvolvimento global do educando.

Avaliação:Etapa-3

Passo-1

Procedimentos de Ensino

Os procedimentos de ensino devem contribuir para que o aluno mobilize seus esquemas operatórios de pensamento e participe ativamente das experiências de aprendizagem, observando, lendo, escrevendo, experimentando, propondo hipóteses, solucionando problemas, comparando, classificando, ordenando, analisando, sintetizando, etc.

Ao escolher um procedimento de ensino, o professor deve considerar como critérios de seleção os seguintes aspectos básicos:

• Adequação aos objetivos estabelecidos para o ensino e aprendizagem;

• A natureza do conteúdo a ser ensinado e o tipo de aprendizagem a efetivar-se;

• As características dos alunos, como, por exemplo, sua faixa etária, o nível de desenvolvimento mental, o grau de interesse e suas expectativas de aprendizagem;

• As condições físicas e o tempo disponível.

Classificação dos métodos de ensino segundo Jean Piaget:

Métodos verbais tradicionais - tiveram seus fundamentos ratificados pela epistemologia associacionista;

Métodos ativos – que se desenvolvem a partir das pesquisas e conclusões da psicologia do desenvolvimento e, mais especificamente do construtivismo operacional e cognitivo. Esse método foi fundado sobre a vida social da criança e sobre os mecanismos individuais do pensamento.

Seus precursores foram: Roseau, Pestalozzi, Froebel e Herbart.

Mentores mais recentes: Kerchensteiner, Dewey, Claparéde, Decroly, Maria Montessori e Freinet.

Métodos intuitivos ou audiovisuais – baseados na psicologia da forma ou Gestalt;

Ensino Programado – que tem por base a reflexologia e a psicologia comportamental ou Behaviorista.

Segundo Irene Carvalho os métodos de ensino se classificam em:

• Métodos individualizados de ensino;

• Métodos socializados de ensino;

• Métodos sócios individualizados.

Passo-2

O grupo escolheu procedimentos de ensino socializantes por entender que:

• A utilização de jogos traz facilidades para o processo de ensino-aprendizagem, sendo uma atividade lúdica natural do ser humano;

• Jogar corresponde a um impulso natural do aluno;

• A criança absorve de forma intensa e total, criando clima de entusiasmo, mobilizando os esquemas mentais de forma a acionar e ativar as funções psiconeurológicas e as operações mentais, estimulando o pensamento;

• Integra as dimensões afetiva, motora e cognitiva da personalidade como atividade física e mental.

Passo-3

Recursos de ensino:

Na seleção de recursos audiovisuais devemos considerar os seguintes critérios:

• Adequação aos objetivos;

• Conteúdo e clientela;

• Funcionalidade;

• Qualidade do material

• Exatidão das informações veiculadas.

É possível propor uma metodologia dos recursos audiovisuais baseada nos princípios da didática renovada e nos pressupostos pedagógicos da psicologia genética de Jean Piaget. Nela, o polo de atenção passa do professor, como único manipulador dos materiais de ensino e transmissor do conhecimento para alunos que devem agir mentalmente sobre os materiais de aprendizagem para construir seu próprio conhecimento.

Para fazer bom uso dos meios auxiliares do ensino-aprendizagem, é preciso que o professor conheça fundamentos psicopedagógicos. Os recursos audiovisuais devem ser utilizados de forma dinâmica, permitindo que os alunos trabalhem operativamente as informações figurativas provenientes das percepções.

Durante o processo ensino-aprendizagem, não basta apresentar o material audiovisual para que o aluno o contemple passivamente, isto, produz apenas informações figurativas sobre o estado dos objetos percebidos. Para construir um conhecimento autêntico e duradouro, é preciso que o aluno acione sua atividade operativa, agindo sobre os objetos percebidos, manipulando-os e reconstruindo-os, seja através da ação efetiva (sensório-motora), seja da atividade mental de natureza operatória.

Breve histórico do contexto sobre recursos audiovisuais.

Séc. XVI - Michel de Montaigne critica o excesso de verbalismo pela escola de seu tempo, propõe uma educação baseada na experiência, que levava o aluno a observar, comparar e refletir.

Sec.XVII – eclodiu-se o movimento denominado realismo pedagógico – o Empirismo representado por Francis Bacon considerava que o conhecimento antes de ser trabalhado pela razão passava pelo sentido. João Amos Comenius – principal representante da pedagogia realista.

Séc.XVIII – Jean Jaques Roseau defendia a necessidade de partir objetos sensíveis para chegar aos intelectuais – Johann Heinrich Pestalozzi, propôs

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