TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Eletrica

Seminário: Eletrica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/4/2014  •  Seminário  •  1.248 Palavras (5 Páginas)  •  382 Visualizações

Página 1 de 5

Engenharia Elétrica é o ramo da engenharia que geralmente trabalha com os estudos e aplicações da eletricidade, eletromagnetismo e eletrônica. Este setor surgiu em meados do século XVI aquando da comercialização, da distribuição e utilização da energia elétrica.

Nos Estados Unidos da América, a engenharia elétrica é considerada para lidar com os problemas associados com sistemas energia elétrica e sistemas eletrônicos, sendo que as principais instituições, como o Massachusetts Institute of Technology, California Institute of Technology e Stanford University, abordam a sistemas elétricos, eletrônica, microeletrônica ou de comunicações de forma integrada à engenharia elétrica. No restante dos países da américa não é diferente. No Brasil, por exemplo, a eletrônica em alguns cursos corresponde a maior parte dos conteúdos abordados durante a graduação em engenharia elétrica. Sendo assim, a distinção entre engenharia elétrica e engenharia eletrônica não ocorre, mas são considerados um curso comum.

Na Europa, as matérias relacionadas com eletricidade são tratadas nos cursos de Engenharia Eletrotécnica. A eletrônica e a computação informática não estão no âmbito da Engenharia Elétrica. Os cursos superiores relacionados com estas matérias têm designações tais como Engenharia Electrónica e de Telecomunicações, Engenharia de Sistemas e Comunicações, Engenharia Informática, Engenharia Informática e de Computadores, entre outras.

No Brasil, a engenharia elétrica geralmente é cursada em 5 anos, e assim como nos EUA, incorpora a engenharia eletrônica e telecomunicações, tal como reconhecido pelo Ministério da Educação e pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia. 1 Frequentemente estão presentes disciplinas que podem sobrepor o processamento de energia e processamento de informações, como por exemplo, eletrônica industrial.

A eletricidade foi sujeita ao interesse científico desde do final do século XVII. O primeiro engenheiro eletricista foi provavelmente William Gilbert do qual projetou o Versório: uma máquina que detectava a presença de objetos com cargas estáticas. Ele também foi o primeiro a desenhar uma explícita distinção entre o magnetismo e a eletricidade estática e é de seu mérito com a estabilização do termo eletricidade .2 Em 1775, Alessandro Volta concebeu em experiências científicas o eletróforo, uma máquina que produz uma carga elétrica estática, e em 1800 , Volta desenvolveu a pilha voltaica, um precursor da bateria elétricaA partir do início do século XIX que as pesquisas sobre eletricidade intensificou. O desenvolvimento notável deste século estão os trabalhos de Georg Ohm, que em 1827 quantificou a relação entre a corrente elétrica e a diferença de potencial em um condutor elétrico, Michael Faraday, que em 1831 descobriu a indução eletromagnética e James Clerk Maxwell, que em 1873 publicou a unificação das equações de Maxwell sobre eletricidade e magnetismo em sua tese Eletricidade e Magnetismo.4

Começando em 1830, os esforços foram apliar a eletricidade em utilizações práticas, como o telégrafo. Pelo final do século XIX o mundo tinha sido alterado eternamente pela possibilidade da ágil comunicação pelo desenvolvimento da engenharia de linhas térreas, os cabos submarinos e com o telégrafo sem fio (1890).

As aplicações e os avanços em várias áreas criou uma necessidade para melhorar os padrões de medida. Eles conduziram para a padronização de unidades como o volt, ampere, coulomb, ohm, farad e henry. Isto foi obtido pela conferência internacional de Chicago em 1893.5 A publicação destes padrões formavam a base dos futuros avanços na padronização de diversas indústrias e em muitos países imediatamente reconhecidos em normas nas legislações pertinentes.6

Thomas Edison construiu a primeira linha do mundo de suprimento de energia elétrica em larga escala.

Durante estes anos, o estudo da eletricidade foi pela maioria considerada como um sub-campo da física até que em 1885 as universidades e os instituitos tecnológicos como o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e a Universidade Cornell iniciou a ofertar os cursos de graduação em engenharia elétrica. A Universidade Técnica de Darmstadt fundou o primeiro departamento de engenharia elétrica do mundo em 1882. Neste mesmo ano, subordinado pelo professor Charles Cross do MIT começou ofertando a primeira opção de curso de engenharia elétrica dentro do departamento de física. 7 Em 1883, Universidade Técnica de Darmstadt e a Universidade Cornell introduziu mundialmente os primeiros cursos de bacharelado em engenharia elétrica e em 1885 a University College London fundou o primeiro magistério de engenharia elétrica na Grã-Bretanha.8 A Universidade de Missouri estabeleceu o primeiro departamento de engenharia elétrica nos Estados Unidos da América em 1886.9 Depois outras instituições implementaram o curso de engenharia, como a Cornell e o Instituto de Tecnologia da Geórgia em Atlanta, na Georgia.

Durante estas décadas a aplicação da engenharia elétrica melhorou significativamente. Em 1882, Thomas Edison apresentou o primeiro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com