TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Eletrônica Analógica

Ensaios: Eletrônica Analógica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2014  •  638 Palavras (3 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 3

Amplificador Operacional

Um amplificador operacional ou amp op é um amplificador com ganho muito elevado. Tem dois terminais de entrada: um terminal designado por terminal inversor(-) e o outro identificado por terminal não inversor(+). A tensão de saída é a diferença entre as entradas + e - , multiplicado pelo ganho em malha aberta:

A saída do amplificador pode ser única ou diferencial, o que é menos comum. Os circuitos que utilizam amp ops frequentemente utilizam arealimentação negativa (negative feedback). Porque devido ao seu ganho elevado, o comportamento destes amplificadores é quase totalmente determinado pelos elementos de realimentação.

Filtro passa-baixa

Filtro passa-baixa é o nome comum dado a um circuito Eletrônico que permite a passagem de baixas frequências sem dificuldades eatenua (ou reduz) a amplitude das frequências maiores que a frequência de corte. A quantidade de atenuação para cada frequência varia de filtro para filtro.

O conceito de filtro passa-baixas existe de muitas formas diferentes, incluindo os circuitos eletrônicos, algoritmos digitais para trabalhar com conjuntos de dados, barreiras acústicas, trabalhos com imagens, entre outros.

Após montar e alimentar o 1º circuito (ilustração 1), notamos em sua saída uma onda saturada (ilustração 2), e ao variarmos a tensão de alimentação do CI LM 324 notamos que ao atingirmos 11,4VDC a onda deixa de ser saturada (ilustração 3).

Ilustração 1: Esquema elétrico do 1º circuito

Ilustração 2: Onda de saída saturada 5V por divisão

Ilustração 3: Onda não saturada 5V por divisão

Ao variarmos a frequência de entrada de 1KHz para 10KHz e mantermos a tensão de alimentação do CI LM324 em 10VDC notamos que não há saturação na onda (ilustração 4).

Ilustração 4: Onda superior (entrada) 10KHz 1V por divisão vertical, onda inferior (saída) 5V por divisão vertical e ambas com divisão horizontal de 50 micro segundos

Quando elevamos a freqüência para 100KHz a onda de saída também não satura mantendo a alimentação do CI LM324 em 10VDC, mas sua forma se torna mais pontiaguda lembrando dentes de serra (Ilustração 5).

Ilustração 5: Onda superior (entrada) 100KHz 1V por divisão vertical, onda inferior (saída) não saturada com 3V por divisão vertical e ambas com 10 micro segundos de divisão horizontal

Montamos e alimentamos o 2º circuito um seguidor unitário (ilustração 6), e ao realizarmos as medições nos deparamos com a seguinte forma de onda (ilustração 7), visualmente saturada a qual não se alterou com a variação de tensão na alimentação do CI LM324.

Ilustração 6: 2º Circuito seguidor unitário

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com