TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Eletrônica Analógica

Trabalho Escolar: Eletrônica Analógica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/8/2013  •  815 Palavras (4 Páginas)  •  673 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE REGIONAL INTEGRADA DO ALTO URUGUAI E DAS MISSOES

ENGENHARIA ELETRICA

Eletrônica Analógica

Relatórios dos Laboratórios

De

Retificadores e Transistores

Prof. Julio Bolacell

Julho - 2012

São Luiz Gonzaga-RS

INTRODUÇÃO

Esse trabalho tem como objetivo o aprendizado sobre retificadores de onda alternada (onda completa e meia onda) e sobre a polarização de transistores, os retificadores em geral são usados em vários dispositivos como rádios, televisões, computadores, etc, nos quais se necessita de corrente continua para o bom funcionamento do dispositivo, a retificação de onda alternada consiste em “transformar” a corrente e a tensão alternada em corrente e tensão continua através de diodos, o diodo é um pequeno dispositivo que polariza a tensão e corrente que passa por ele, deixando passar a corrente quando ligado diretamente e funcionando como um circuito aberto quando polarizado reversa mente de modo que não passa corrente nem tensão por ele, normalmente ele tem uma pequena perda de tensão de 0,7V.

Os transistores são usados na maioria dos dispositivos eletrônicos, o transistor é feito teoricamente por dois diodos polarizados de modo que na base fique as entradas dos dois diodos e no coletor e emissor ficam as saídas, a medida que se aplica uma corrente na base esse terminal deixa que uma corrente maior e igualmente proporcional passe no coletor, o transistor necessita de um ponto de operação de trabalho previamente calculado para ter o efeito desejado, esse ponto de trabalho é calculado em função das correntes de base e coletor (lembrando que a corrente que passa pelo coletor passa pelo emissor também).

AULA PRÁTICA N1

_Retificação De Meia Onda

A retificação de meia onda é um circuito que aproveita apenas um semiciclo da onda de entrada, que vai ser o semiciclo que o diodo estará polarizado diretamente. Neste semiciclo, tem a queda de 0.7V no diodo, e o resto da queda (tensão de entrada menos os 0.7 do diodo) fica na resistencia de carga. A forma de onda que tenho na carga neste semiciclo é o mesmo que tenho no semiciclo de entrada. No semiciclo que o diodo não esta conduzindo, tenho um circuito aberto, então a tensão no diodo é a própia tensão de entrada. A forma de onda na saída neste semiciclo é constante em 0V, por não passar a corrente.

Neste circuito usamos um transformador de 220V para 12V, com variação para 6V na saída do transformador. Foi ocupado os 6V que são ligados a um diodo IN4007 em série com uma resistência.

_Retificação De Onda Completa

A retificação de onda completa é um circuito que aproveita os dois semiciclos da onda de entrada. Contêm neste circuito dois diodos, com isso, em cada semiciclo apenas um diodo esta polarizado diretamente. Na saída, os dois semiciclos da onda são iguais aos semiciclos da onda de entrada, entretanto na parte negativa de entrada, a saída sai invertida.

Neste circuito usamos um transformador de 220V para 12V, com variação para 6V na saída do transformador. Ocupamos os 6V, que a cada extremo foi ligado a entrada de cada um dos diodos e estes ligados a um mesmo ponto, que deles foi para uma resistência de carga, e ela é descarregada na variação do secundário do transformador.

_Retificação Em Ponte

A retificação de onda em ponte,é um circuito que também aproveita os dois semiciclos da onda de entrada. Usam-se neste circuito 4 diodos, e em cada semiciclo, dois diodos estão polarizado diretamente. As formas de onda na minha saída são iguais as do retificador de onda completa, entretanto minha voltagem eficaz, (CC) é maior, por ter dois diodos polarizados.

Neste circuito usamos um transformador de 220V para 12V. Em cada extremo dos 12V, era ligado um diodo que ia para a resistência de carga, e deste para o outro diodo. Em cada semiciclo então, eram os dois diodos e a resistência em série.

AULA PRÁTICA N2

1. Rede / Transformador / retificador / Carga  Retificador em ponte sem filtro. Resistor entre 50 Ω e 1K Ω

Descrição Grandeza Medido Multímetro Medido Osciloscópio Calculado Obs.

Valor Escala Valor Escala Valor Escala

Tensão eficaz de entrada Vi 220V VAC - - - - -

Tensão pico de entrada VIP - - 8V VAC 8,48V VAC A

Tensão eficaz de saída VOcc 5V VDC - - 4,50V VDC B

Tensão pico de saída VOP - - 7V VDC 7,08V VDC C

Corrente de carga IZL 3mA mA - - 4,5mA mA D

Potência de carga PZL - - - - 20,2mW W E

Corrente no Diodo ID 2,3mA mA - - 2,25mA mA F

Potência no Diodo PD - - - - 1,57mW mW G

Tensão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com