TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Elevador De Canecas

Artigos Científicos: Elevador De Canecas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2014  •  1.222 Palavras (5 Páginas)  •  2.710 Visualizações

Página 1 de 5

Elevadores de caneca

Conceitos:

Consiste em um equipamento destinado a transporte vertical com inclinação máxima de 70°, podendo ser empregado no transporte de grãos, mineração entre outros. Basicamente composto por canecas, correias ou correntes, variando conforme o material a ser transportado, podendo o elevador ser centrifugo ou continuo, dependendo de sua utilização. Além de o elevador ser uma maquina de baixo custo de manutenção, operação sem poeira, por ser em caixa fechada, sua construção simples e econômica em espaço, existem algumas desvantagens como: sensibilidade à sobrecarga, risco de entupimento, risco de explosão com materiais poeirentos, alto ruído e desgaste na tração por corrente e alto consumo de energia.

Tipos de elevadores de canecas

Elevador de canecas centrífugo trabalha em velocidades mais altas, fazendo com que seu material seja jogado pela força centrifuga, dentro da boca de descarga, no momento em que a caneca passar ao redor do tambor, possuem um espaçamento entre uma caneca e outra, chamado de passo de caneca.

Elevador de canecas continuo geralmente trabalham em velocidades baixas, para transportar materiais frágeis, minimizando qualquer tipo de dano ao material, transportam todo tipo de material com baixa ou alta abrasividade, os elevadores contínuos não possuem espaçamento entre canecas.

Conceito e aplicação do equipamento

Este equipamento são transportadores verticais para diversos tipos de materiais granulados e empó. O transporte do material é realizadoatravés de canecas fixasa uma correia ou corrente elevadora. Às canecas recebem o material da esteira alimentadora nopé do elevador despejando na parte superior emum funil que direciona para o silo.

SACRAMENTO, R. C. F. Transportadores Contínuos para Granéis Sólidos. <http://www.transportedegraneis.ufba.br>. 14/10/2014. Afirma, “Centrifugo de Correia: normalmente utilizados para transporte de materiaisfinos, secos e de fácil escoamento, e que não possuem fragmentos que possam danificar a correia. Suas canecas são fixadas diretamente na correia porparafusos, com o espaçamento ideal para permitir o basculamento da caneca”.

SACRAMENTO ainda afirma que “Contínuos de corrente: utilizado no transporte de materiais pesados e de maior granulometria, sendo as canecas fixadas por um par de correntes que sãoacionadas por rodas dentadas”.

Situação problema:

Projetar um elevador de canecas com altura de 20m úteis, levando em consideração que o mesmo deve transportar no mínimo 100 toneladas de farelo porhora,pois o equipamento atual esta sofrendo danos em seus componentes mecânicos devido a sobrecarga de material.

Identificação de problema:

Em tempos passados a mobilidade de produtos a grandes alturas era considerada um empecilho no processo de beneficiamento ou produção, porem hoje em dia tornou-se fácil e rápido esse tipo de transporte, pois por meio deesteiras e elevadores muitos problemas foram solucionados.

Porem com todo tipo de beneficio em contrapartida aparece algum tipo de problema. Neste caso em questão através de analise e estudo foram identificados alguns destes problemas, porem o mais citado foi o chamado “embuchamento”(devido à sobrecarga de material) que se caracteriza por danos causados nas correias de transporte do elevador devido ao entupimento.

Definindo linha de execução:

Aplicar melhoria no dimensionamento dos elementos mecânicos que compõe o equipamento para evitar a quebra e desperdício de material.

Informações:

• O material transportado será farelo de soja.

• Deve ser projetado um elevador com altura mínima de20m.

• Quando o elevador atinge capacidade máxima o produto começa a derramar causando entupimento, por conseqüência, rompimento de correia de transporte ouquebra das canecas.

• Devem ser elevadas 100ton de farelopor hora.

• Deve ser construído de material resistente a ações destrutivas de fatores externos, por exemplo: calor, umidade, vento.

• A esteira ecanecos devem estar protegidos dos agentes externos para evitar danos ao produto.

• A abertura da estrutura deve ocorrer de forma fácil para limpeza e manutenção do equipamento em questão.

Fatores de aplicação errados que podem causar danos

O uso de um elevador impróprio ao material acarreta problemas tais como:

- Arrancamento das canecas.

- Carregamento inadequado.

- Descarregamento insuficiente.

- Degradação do material.

- Desgaste anormal das canecas, correias e correntes.

Pesquisa com usuários

Foientregue a funcionários da empresa JR Agropastoril e CereaisLtda., questionários, com o intuito de reunir informações a respeito do equipamento, em questão, com esses dados foi descoberto o principal problema.

QUESTIONARIO:

Figura 1 (Questionário)

Tabela 1 (Idade dos Funcionários)

Tabela 2 (Manutenção Preventiva)

Tabela 3 (Tempo de Serviço)

Tabela 4 (Principal Problema)

Tabela 5 (Eficiência do Equipamento)

Componentes do Elevador de Canecas

1. Cabeça do elevador de Canecas

1.1 Tambor de Acionamento.

1.2 Janela de Inspeção.

1.3 Calha de Descarga.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com