TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema de gestão de pessoal

Seminário: Sistema de gestão de pessoal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2014  •  Seminário  •  864 Palavras (4 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 4

Etapa 1 – Sistema de Administração de Recursos Humanos.

Passo 1

Importância do Treinamento nas Organizações:

Este texto refere-se à importância do treinamento nas organizações, e o seu reflexo nos subsistemas de recursos humanos, tais qual o seu recrutamento e seleção, gestão de cargos e salários, avaliação de desempenho e carreiras.

Há diferença entre treinamento e desenvolvimento, pois o treinamento tem como função melhorar as habilidades dos profissionais, já o desenvolvimento tem como foco voltado a novos cargos a serem abertos dentro da organização.

Os aspectos históricos da gestão de pessoas: Remonta à antiguidade, que somente no final do século passado foi assumido a relevância necessária para uma sistematização dos conhecimentos adquiridos. A administração cientifica desenvolvida por ''Frecderick Toyeos'' mostrou que o estudo sistemático e cientifico poderia adquirir a melhor eficiência. Já no Brasil, o processo passou por fases peculiares de nossa historia, para os autores Brasileiros a evolução das relações de trabalho seguiram fases históricas do país.

Os Subsistemas de RH: O RH foi implantada pelas organizações como objetivo principal prestar serviços na empresa para atender as necessidades operacionais e suas exigências. Segundo ''MARRAS (2000) o subsistemas são: Recrutamento, seleção, treinamento, higiene, segurança de trabalho, cargos, salários e avaliação de desempenho.

O recrutamento tem como ênfase suprir as necessidades da organização de forma adequada e abastecer o processo de seleção, podendo ser assim interno ou externo. A seleção conforme ''Araújo (2006)'' onde os processos de selecionar devem ter técnicas mais compatível de mão de obra considerando as informações contidas nas descrições do cargo como seus pré requisitos e responsabilidades, ajudando assim a empresa obter um profissional produtivo e competitivo.

Na administração dos cargos e salários estão ligados ao sistema de avaliação de desempenho e carreira, integrando e formando o processo de planejamento. ''O treinamento é um subsistema de grande investimento no contexto organizacional. ''

Treinamento nas organizações: Segundo ''Chiavenato (2003) é um processo organizacional de curto prazo que utiliza procedimento sistemático e organizado pelo qual o pessoal a não gerencial aprende conhecimentos e habilidades técnicas para um propósito definido. '' Em outro modo o desenvolvimento trata-se de um processo educacional ao longo prazo que usa procedimentos sistemáticos e organizados. O desenvolvimento de pessoal conforme os autores representam um conjunto de atividades e processos com o objetivo de explorar o potencial de aprendizagem e a capacidade produtiva seguido do ser humano na organização.

No nosso atual ambiente inquieto, curioso e voluntario com alto desenvolvimento tecnológico, competitivo e as mudanças que causam impacto na gestão das empresas, ''apontam os autores, não impedem que as organizações contribuam para o desenvolvimento das pessoas conforme profissionais. ''

Passo 2

Avaliação do Programa de Treinamento? Um Estudo de Caso Verificado em uma Empresa de Papel e Celulose do Paraná.

Gestão Estratégica de Pessoas

Rápidas e intensas mudanças acontecem nas organizações e, para se manter no mercado, as empresas têm buscado maior desenvolvimento de suas estratégias, um dos principais pontos dessa mudança são conhecimento e qualificação exigidos.

A análise externa tem por finalidade estudar a relação existente entre a empresa e seu ambiente em termos de oportunidade e ameaças. Para a formulação da estratégia de gestão de pessoas, evidentemente, interessa aprofundar os aspectos relativos ás dimensões

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com