TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Continente Africano

Artigos Científicos: Continente Africano. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/12/2013  •  693 Palavras (3 Páginas)  •  618 Visualizações

Página 1 de 3

Continente Africano

Introdução

A África corresponde cerca de 30 milhões de quilômetros quadrados que equivalem a cerca de 22% das terras emersas do planeta. O continente africano ocupa uma posição interessante na Terra, pois é o único que se estende pelos quatro hemisférios - norte, sul, leste e oeste, assim como também é cortado pelos Trópicos de Câncer ao norte e o de Capricórnio ao sul. Essa posição influi muito no clima, na vegetação, na hidrografia e no solo, elementos que formam as variadas paisagens naturais africanas. Costuma-se dizer que a vegetação africana é um espelho do clima, já que as paisagens organizam-se e distribuem-se pelo espaço geográfico de forma muito parecida com os tipos climáticos.

É o segundo continente mais populoso do mundo. Possui, aproximadamente, 820 milhões de habitantes.

Continente Africano

O clima do continente é bem diversificado e é determinado principalmente pelas baixas altitudes e pela predominância de baixas latitudes, as médias térmicas mantêm-se elevadas durante todo o ano, exceto nos extremos norte e sul, e nos picos das mais elevadas montanhas.

É um continente basicamente agrário, pois cerca de 63% da população habitam o meio rural, enquanto somente 37 % moram em cidades.

No geral, é um continente pobre e subdesenvolvido, apresentando baixos índices de desenvolvimento econômico. Grande parte dos países possui parques industriais pouco desenvolvidos, enquanto outros nem sequer são industrializados, vivendo basicamente da agricultura. Além da agricultura, destaca-se a exploração de recursos minerais como, por exemplo, ouro e diamante. Esta exploração gera pouca renda para os países, pois é feita por multinacionais estrangeiras, principalmente da Europa.

Os índices sociais africanos também não são bons. O analfabetismo, por exemplo, é de aproximadamente 40%. O continente africano enfrenta alguns problemas ambientais, agravados pelo crescimento da população, pelo alto grau de pobreza e pela urbanização acelerada. O problema que mais se destaca é a escassez de água causada pela grande extensão de áreas com climas áridos e pela pobreza da hidrografia, tanto que em quase todo continente africano é difícil obter água potável, e isso é observado em locais de muita pobreza, aspecto que caracteriza quase todo o continente. Em geral, a população tem acesso a água sem tratamento, mesmo nas grandes cidades, o que contribui para a disseminação de doenças.

O cristianismo e o islamismo são as principais religiões. Cerca de 15% dos povos africanos praticam religiões

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com