TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONCEITOS DO CONTINENTE AFRICANO

Dissertações: CONCEITOS DO CONTINENTE AFRICANO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2014  •  944 Palavras (4 Páginas)  •  754 Visualizações

Página 1 de 4

Quando temos a oportunidade de fechar os nossos olhos e imaginar como deve ser o continente africano, visualizamos grandes savanas, animais que lutam dia a dia pela sobrevivência, pessoas que vivem com extrema dificuldade financeira e econômica, faltando alimentos para suprir a fome e precisando fazer quase o impossível para se manterem vivos.

Abrindo nossos olhos e voltando para realidade os países que fazem parte do continente africano buscam atingir índices relevantes para que a população seja suprida de qualidade de vida, muitos países ainda não conseguiram êxito é verdade, mas lutam para que o povo sobreviva. Uma das qualidades do continente africano é a variedade de cultura e costumes, além de falarem inúmeras línguas. Em Moçambique, por exemplo, a indústria cinematográfica vem crescendo a cada ano. No Egito e na África do Sul os índices econômicos estão em patamares razoáveis, diferentes em outros países do continente, no qual encontramos os piores IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) como, por exemplo, Burkina Faso e Mali.

Apesar de estarem em continentes diferentes, brasileiros e africanos tem muito em comum no que se refere à história. Trazidos por colonizadores e traficantes como escravos para o Brasil, o povo africano foi obrigado por senhores de engenho na época do período colonial a fazerem trabalhos forçados nas lavouras, principalmente nas plantações de açúcar, café e mineração.

O continente africano é dividido geograficamente por divisões regionais como: África Oriental, Austral, Meridional, Ocidental, Equatorial, Central, Subsaarina, Negra ou África do Norte.

Com cerca de 30 milhões de quilômetros quadrados o continente africano é o terceiro maior do planeta e o segundo mais populoso com aproximadamente um bilhão de habitantes, é banhado pelos oceanos Atlântico (oeste) e Índico (leste) e dois mares que separam o continente africano do oriente médio, ao norte o Mar Mediterrâneo e ao nordeste o famoso Mar Vermelho, que a Bíblia relata que Deus através de Moisés abriu o mar para que o povo de Israel passasse, rumo a terra prometida.

A África do Norte é composta pelos seguintes países: Argélia, Egito, Líbia, Marrocos, Mauritânia, Saara Ocidental e Tunísia. O Clima no norte do continente é mediterrâneo e desértico em sua maior parte. Os países ao norte do continente são islâmicos, tendo como religião a Mulçumana, e como líder Maomé, o livro sagrado deles é o Alcorão e a língua árabe. Entre os países que fazem a composição da África do Norte, o Egito tem o maior índice de industrialização e a maior reserva de petróleo do continente, dividindo esta marca com a Argélia.

Os egípcios fazem história desde quando José era o seu governador, construindo um sistema de escrita, desenvolvimento acadêmico e formando médicos, astronômicos e matemáticos.

A África Ocidental é formada pelos países: Benin, Burkina Faso, Cabo Verde, Costa do Marfim, Gâmbia, Gana, Guiné, Guiné-Bissau, Libéria, Mali, Niger, Nigéria, Senegal, Serra Leoa e Togo. Os países desta região foram colônias francesas, com exceção de Benin (inglesa), Guiné-Bissau (portuguesa) e Libéria (sem colonização). Ferro, bauxita e estanho formam a riqueza mineral da região, além do marfim que devido a grande quantidade existente em certa área, formou-se o país Costa do Marfim. A agricultura é o ponto forte para economia da região, por isso foi criado um bloco econômico denominado de CEDEAO (Comunidade Econômica dos Estados da África do Oeste).

Angola, Chade, Congo, Camarões, Gabão, Guiné Equatorial, São Tomé e Príncipe, República Centro-África e República Democrática do Congo, formam a África Central que também tem um bloco econômico denominado de Comunidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com