TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Em Nome Do Pai

Artigos Científicos: Em Nome Do Pai. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2015  •  681 Palavras (3 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 3

O Filme "Em nome do Pai" retrata historia verdadeira sobre um jovem Gerry Conlon. Em 1974 na cidade de Belfast - Irlanda do Norte, Gerry vive praticando pequenos furtos sendo considerado um "ladrãozinho", mas os seus interesses não passavam de bebidas, bagunças e diversões para a tristeza e desespero do seu sossegado e frágil pai Guiseppe.

Nessa época havia um grupo terrorista IRA (Exército Revolucionário Irlandês), que aterrorizava tudo e a todos, e Gerry como gostava de muita bagunça provocou o IRA, e o seu pai Giuseppe como estava muito preocupado, pois, o exército havia avisado que era a última vez que não iria pegá-lo mandou Gerry para a Inglaterra.

Na hora de ir Gerry encontra com um amigo antigo Paull Hill. Quando chegam lá em conheceu uma república de pessoas hip. Por serem irlandeses Gerry e Paull a todo momento eram tratados de forma preconceituosa. Entretanto as suas armações acabam por colocá-lo no lugar errado, na hora errada.

O grupo IRA praticou um atentado à bomba em um bar na cidade. Gerry e Paull neste momento estavam em um parque. Em função deste ocorrido um Grupo que combatia o terrorismo pegou Gerry, Paull, Patrick e Carole, por serem irlandeses os torturaram e fizeram confessar este atentado terrorista.

A polícia inglesa invadiu a casa de Annie, tia de Gerry e prenderam sua família e o pai de Gerry e os acusaram de fazer parte da rede de terrorista e por posse e fabricação de explosivos.

Todos foram condenados injustamente. Nesse tempo em que estavam presos Joe Mecdreiu confessou que foi ele que havia praticado o atentado, mas mesmo assim a polícia não assumiu o erro e eles continuaram presos. Mas Joe foi levado para a mesma prisão onde estava Gerry e seu pai Giuseppe e lá contou que havia assumido o crime.

Na prisão, Gerry percebe que a aparente fragilidade de seu pai esconde força e sabedoria, pois, ele iniciou uma campanha para mostrar que eles eram inocentes. Aparados por uma advogada decidida Senhora Tompson, Gerry empenha-se em provar que eles eram inocentes e limpar o nome de seu pai que por estar muito debilitado acabou falecendo na prisão.

Eles conseguiram, e após 15 anos foram libertados e considerados inocentes.

Entretanto, foram feridos de todos eles diversos direitos e garantias previstas constitucionalmente do Direito Brasileiro.

Ocorreu à inclusão de provas que não existiam no processo ("prova plantada"), várias provas foram fabricadas para a conclusão do caso. Uma evidencia de prova plantada foi na acusação da tia de Gerry na fabricação do explosivo utilizada no atentado, pois, foram encontrados resíduos de explosivos nas luvas da Senhora Annie Maguire.

ARTIGO 5º, LVI - são inadmissíveis, no processo, as provas obtidas por meios ilícitos;

Ocorreu erro judiciário, no momento em que o Juiz condenou pessoas inocentes com base em provas forjadas, como a confissão através de torturas ele cometeu um grande erro.

ARTIGO 5º, inciso LXXV - o Estado indenizará o condenado por erro judiciário, assim como o que ficar preso além do tempo fixado na sentença;

Ocorreu atentado contra a ordem constitucional inglesa. Pois, constituir, manter ou integrar grupos armados paramilitares, que agem à revelia e acima do Estado, configura atentado contra a Ordem Constitucional. Neste caso o IRA está fora da lei ao promover atentados terroristas em toda a Grã-Bretanha.

ARTIGO 5º, inciso XLIV - constitui crime inafiançável e...

Recurso de características próprias, por meio do qual se reexamina, em face de um erro judiciário, o processo penal já ultimado por sentença condenatória passada em julgado, com a finalidade de ser pronunciada a anulação desta. A revisão criminal fere a autoridade da coisa julgada, no supremo interesse de firmar, pela ação dos órgãos judiciários próprios, o império da Justiça, que foi desatendida na decisão sujeita ao reexame, ou por desconhecimento de provas só depois conhecidas, ou por má apreciação da então existente, ou por interpretação defeituosa da prescrição legal, bem se compreende a necessidade de delimitar, rigorosamente o âmbito do cabimento daquele remédio processual, sem o que a instabilidade teria o grave dano de implantar a incerteza do direito afirmado pelos Tribunais

...

Baixar como  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »