TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Em Uma Economia De Aumento De Preço, Por Que O método De Avaliação De Estoque UEPS não é Aceito Pela Legislação Fiscal?

Exames: Em Uma Economia De Aumento De Preço, Por Que O método De Avaliação De Estoque UEPS não é Aceito Pela Legislação Fiscal?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/4/2014  •  2.118 Palavras (9 Páginas)  •  412 Visualizações

Página 1 de 9

ATPS Tecnologias de Gestão

Mudança Organizacional

O processo de modificar a ordem, com o intuito de melhorar a eficiência e o nível de alcance dos seus objetivos, chama-se mudança organizacional.

O ambiente está em freqüente movimento e mudança, portanto as organizações devem estar atentas para que possam adaptar seus processos e mudar sempre que necessário.

Podendo envolver qualquer segmento e em virtude das novas tecnologias, oportunidades de crescimento global e da tendência de enxugamentos de pessoal, praticamente todas as empresas modernas estão em constante modificação.

Os dinamismos das novas demandas da sociedade moderna têm obrigado as empresas a criarem procedimentos que diferenciem suas marcas por questão de sobrevivência neste novo contexto mercadológico.

Apesar de que as mudanças impliquem em algum tipo de perturbação, as organizações adaptam-se as novas demandas, porque a sociedade está mais exigente em relação a tecnologia, inovação, transparência e responsabilidade social e ambiental.

Paradigmas

Paradigmas são modelos e padrões dominantes, tendo função normativa, pois postulam o que é ou não possível. Uma característica do paradigma é oferecer uma visão do mundo e também de um conjunto de problemas para ser resolvidos.

Quando muitas questões surgem e não são solucionadas pelo atual paradigma, a teoria entra em crise, dando início a uma revolução e um novo paradigma.

Para quebrar paradigmas, o administrador tenha competência paradigmática, permitindo que a sua mete, através da intuição, veja os problemas por diferentes ângulos e invente criativas soluções, apoiando, estimulando e motivando e não apenas dirigindo e controlando a sua equipe.

Conceito de gestão e o papel do gestor

Gestão é o ato de gerenciar e administrar, planejar estrategicamente orientado pelos princípios e valores expressos na missão, com a finalidade de atingir os objetivos.

Gestão é a arte de fazer as pessoas serem mais eficazes, e a ciência de como fazer isto. Não se trata de um jogo de adivinhação, mas de método organizado e mensurável. Para isto, existem quatro princípios básicos sobre os quais se fundamenta a gestão.

O gestor organizacional desenvolve habilidades para compreender diversas situações para os ambientes internos e externos.

O dinamismo e o conhecimento técnico para que seja responsável pela criação e operacionalização e empresas e produtos sensíveis ao consumidor, haja vista as alterações nos cenários nacional e internacional, sua competição que demanda inovações constantes.

Qualidade Total

A gestão de uma organização seja de manufatura ou de serviços, com ou sem fins lucrativos, do governo, social ou de família trata de duas coisas: as transações e os relacionamentos.

A Gestão pela Qualidade Total significa criar, intencionalmente, uma cultura em que todas as transações são perfeitamente entendidas e corretamente realizadas e onde os relacionamentos entre funcionários, fornecedores e clientes são bem-sucedidos (Crosby, 1998).

Sob um ponto de vista mais amplo, a GQT não é apenas uma coleção de atividades, procedimentos e eventos. É baseada em uma política inabalável que requer o cumprimento de acordos com requisitos claros para as transações, educação e treinamento contínuos, atenção aos relacionamentos e envolvimento da gerência nas operações, seguindo a filosofia da melhoria contínua.

Embora a qualidade sempre tenha sido adotada por uma questão de sobrevivência (Segunda Guerra Mundial, Japão do pós-guerra, Ocidente perdendo mercado para os produtos japoneses, etc) seus princípios e técnicas promovem melhorias tais que, atualmente, as empresas de maior sucesso, são aquelas que adotam as ferramentas de gestão da qualidade. A Gestão pela Qualidade Total é uma abordagem abrangente que visa melhorar a competitividade, a eficácia e a flexibilidade de uma organização por meio de planejamento, organização e compreensão de cada atividade, envolvendo cada indivíduo em cada nível. É útil em todos os tipos de organização.

Benchmarking

Benchmarking é um processo de pesquisa que permite aos administradores realizar comparações de processos e práticas "companhia-a-companhia" para identificar o melhor do melhor e alcançar um nível de superioridade ou vantagem competitiva.

Ao contrário de outras ferramentas de planejamento, o Benchmarking encoraja as companhias a procurar, além de suas próprias operações ou indústrias, por fatores-chaves que influenciem a produtividade e os resultados. Essa filosofia pode ser aplicada a qualquer função, o que geralmente produz melhores resultados quando implementado na companhia como um todo.

A competitividade mundial aumentou, acentuadamente nas últimas décadas, obrigando as empresas à um contínuo aprimoramento de seus processos, produtos e serviços, visando oferecer alta qualidade com baixo custo e assumir uma posição de liderança no mercado onde atua. Na maioria das vezes o aprimoramento exigido, sobretudo pelos clientes dos processos, produtos e serviços, ultrapassa a capacidade das pessoas envolvidas, por estarem elas presas aos seus próprios paradigmas.

Open-Book Management

Reengenharia

É um sistema administrativo criado no início da década de 90 por Michael Hammer e James Champy. Ela é muito utilizada para manter as empresas competitivas no mercado, mantendo-as com foco no alcance de objetivos e metas, transformando seus processos e atividades de negócio, através do rompimento com costumes obsoletos. Suas primeiras aplicações foram realizadas em empresas dos Estados Unidos.

Consiste em um redesenho de processos, que envolve a readequação dos processos empresariais, estruturas organizacionais, sistemas de informação e valores da organização, objetivando uma guinada nos resultados dos negócios da organização.

As mudanças geradas pelo processo de reengenharia criam resistências por parte dos colaboradores que já estão acostumados a trabalhar de uma determinada forma. Isto gera uma grande dificuldade para a organização, que precisa driblar esta resistência e fazer

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com