TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Embalagem sustentável, uma forma eficaz de garantir benefícios ambientais

Projeto de pesquisa: Embalagem sustentável, uma forma eficaz de garantir benefícios ambientais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/1/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.530 Palavras (7 Páginas)  •  394 Visualizações

Página 1 de 7

Embalagem sustentável, uma maneira eficiente de garantir benefícios ao meio ambiente.

DISCIPLINA: PROJETO DE PESQUISA

PROF. DANIEL LUIS GARRIDO MONARO

Edvaldo Martins Ramos RA: 11208918

Wellington José Cardoso RA: 11208909

Jaguariúna

2014

Embalagem sustentável, uma maneira eficiente de garantir benefícios ao meio ambiente.

1 Introdução

1.1 Contextualização

As embalagens de um modo geral estão deixando a desejar dentro do mercado de trabalho, elas são feitas unicas e exclusivamente para a proteção dos produtos, e para o carregamento são elaborados pallets que permitem melhor agrupamento da carga, no entanto falta averiguação do que deve ser feito quando o produto chega ao destino final, ou seja, porque fazer uma embalagem de madeira? ela dificilmente será reaproveitada depois, a embalagem de saquinho é mais barata, porém, o saquinho é produzido de material biodegradavel?

São alguns exemplos de perguntas que devem ser feitas constantemente, para o melhor uso da embalagem possivel.

Geramente as embalagens são descartadas de maneira imprópria, em locais inapropriados, causando contaminação, e até mesmo doenças. As embalagens precisam ser feitas também com o pensamento do que vai ser delas quando forem violadas, isso é tão importante quanto o próprio produto.

1.2 Relevância / Justificativa

Apesar de todos os benefícios em conservação, praticidade, armazenamento e transporte trazidos pelas embalagens, elas estão associadas ao impacto ambiental através da formação de um grande volume de resíduos sólidos urbanos e do uso desordenado de matérias primas. De acordo com DATAMARK (2002) o setor de embalagens é um dos principais responsáveis pelo aumento do volume de lixo, e se destaca também pelo volume que representa no consumo de diversas matérias- primas, fatores que colocam o setor em uma em situação conflitante com os princípios de desenvolvimento sustentável:

"Satisfazer as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atenderem às suas próprias necessidades" (ONU, 1987).

1.3 Objetivos Gerais:

Criar embalagens que possam ser reutilizadas, e sejam biodegradáveis, para que, mesmo quando forem descartadas no meio ambiente, nao agrida.

1.3.1 Objetivos Específicos:

Adequar as embalagens em:

a) Utilização de produtos biodegradaveis, caso haja descarte.

b) Fazer embalagens que possam ser reutilizadas, ex.: transporte de roupas em viagens; guardar mantimentos não pereciveis; entre outros.

c) Fazer uma pesquisa perante a população para obtenção de dados, onde possamos visualizar com clareza o que tem sido feito com as embalagens, onde estão sendo descartadas e qual o conhecimento em relação a decomposição dos materiais.

2 Revisão Bibliográfica

Devemos atentar para o uso consciente de materiais que utilizamos para construção de embalagens, criar uma cultura de desenvolvimento sustentável, preocupando com a manutenção e a existência de recursos naturais, para gerações futuras.

De acordo com:

a) Schmidheiny (2002) adverte que não é possível um desenvolvimento econômico sem prejuízo da natureza. Saber administrá-la é fator principal.

b) A principal atividade realizada nas embalagens são nomenclaturas identificando os tipos de materiais para reciclagem porém, de acordo com pesquisa realizada pelo IBGE, mais de 25% do lixo produzido nas cidades poderia ser reciclável. Esse desperdicio faz com que sejam enviados para aterros entre outros.

c) De acordo com DATAMARK (2002) o setor de embalagens é um dos principais responsáveis pelo aumento do volume de lixo, e se destaca também pelo volume que representa no consumo de diversas matérias- primas, fatores que colocam o setor em uma em situação conflitante com os princípios de desenvolvimento sustentável:

d) "Satisfazer as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atenderem às suas próprias necessidades" (ONU, 1987).

e) A associação brasileira de normas (ABNT), padroniza os simbolos para que na reciclagem haja facilidade na separação dos materiais, adequando-os para a reutilização.

Figura 1: Simbologia brasileira de identificação de materiais Fonte: ABRE (2004).

3 Cronograma

É o planejamento das etapas do projeto, onde é apresentado prazo de execução de cada tarefa, com o objetivo de finalização da ultima etapa que é a entrega da versão TCC 2, utilizando-se de metologia de trabalho como segue:

Etapa DATA ago/14 set/14 out/14 nov/14 dez/14 jan/15 fev/15 mar/15 abr/15 mai/15 jun/15 jul/15 ago/15 set/15 out/15 nov/15 dez/15

ATIVIDADE

1 Decisão do tema

(Pré TCC)

1 Problemática (Pré TCC)

1 Justificativa (Pré TCC)

1 Resumo (Pré TCC)

1 Introdução

(Pré TCC)

1 Contextualização (Pré TCC)

1 Relevância do projeto (Pré TCC)

1 Objetivo Geral

(Pré TCC)

1 Objetivo Específico (Pré TCC)

1 Referências do Projeto (Pré TCC)

1 Escopo da Metodologia (Pré TCC)

2 Revisão Ortográfica (Pré TCC)

2 Revisão dos Itens

de Pré Projeto

2 Definição da Metodologia

2 Revisão Ortográfica

2 Formatação Padrão FAJ TCC I

2 Entrega da Versão TCC I

2 Revisão TCC I

3 Elaboração do desenvolvimento

3 Aplicação de Estudo de Caso

3 Revisão de Metodologia

3 Análise do Estudo

de Caso

3 Adeq. de Elementos Pré Textuais

3 Elaboração do conteúdo do Pôster

3 Revisão do

conteúdo do Pôster

3 Adeq. do Pôster no padrão FAJ

3 Apresentação do Pôster

3 Adeq. de Elementos Textuais

3 Conclusão do

Estudo de Caso

3 Análise Final de Resultados

3 Revisão ortográfica TCC II

3 Formatação Padrão FAJ TCC II

3 Entrega da Versão TCC II

LEGENDA

ATRAS.

CONCL.

À FAZER

4 Metodologia

Será realizada uma pesquisa, para obtermos a real necessidade do consumo de embalagens no dia a dia da população, coletando dados e numerando quais são usados e saber a origem destas, e o que se tem feito no final do uso das embalagens.

Qual o hábito de reutilização das embalagens e a importância que é dada a isso, ou se simplesmente descartam em locais inapropriados, tais como: terrenos, lagos, rios, matas, etc. Já que a população carece de incentivos, programas de conscientização do que esses materiais causam para o meio – ambiente, prejudicando gerações futuras que precisão cada vez mais dos recursos naturais.

5 Bibliografia

DATAMARK. Dados de embalagens - matérias por peso (2002). Disponível em: www.datamark.com.br/newdatamark Acesso em: março/2006.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - GILSON LUCAS BUGS

Embalagem e rotulagem em Produtos Alimentícios,

Um Enfoque Ambiental Florianópolis 2004.

Enegep 2007, Foz do Iguaçu. A Embalagem Pet e a reciclagem: Uma visão econômica Sustentável para o Planeta,

MANZINI, E., VEZZOLI, C.O desenvolvimento de produtos sustentáveis.Os requisitos ambientais dos produtos industriais. Ed. Universidade de São Paulo. 2005.

...

Baixar como  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »