TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Ambiental Uma Forma De Amenizar Os Impactos Ambientais No Igarapé Da Encanação

Dissertações: Educação Ambiental Uma Forma De Amenizar Os Impactos Ambientais No Igarapé Da Encanação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2014  •  2.171 Palavras (9 Páginas)  •  400 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO TOCANTINS CAMETÁ

CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS NATURAIS 2012

PROF.ª DR.ª CINTHYA C. B. ARRUDA

MACIVALDO DE ARAGÃO GONÇALVES

PROJETO

EDUCAÇÃ AMBIENTAL: UM CAMINHO PARA MINIMIZAR OS IMPACTOS AMBIENTAIS NO IGARAPÉ DA ENCANAÇÃO

BAIÃO- PA

2014

INTRODUÇÃO

A relação da natureza com o ser humano vem de longa data, porém, com a crise ambiental (aquecimento global, escassez de água, o problema do lixo e a derrubada das matas) seria necessário a humanidade alcançar um patamar de desenvolvimento mais maduro ou um novo paradigma em relação as questões ambientais. ( BRASIL 2009).

Partindo da situação em que se encontra o planeta e a forma como a sociedade lida com a questão é necessário apostar em uma educação ambiental que não fique somente entre quatro paredes mas que o aluno vivencie e construa suas próprias conclusões a partir do real e para isso as aulas de campo são um instrumento eficiente para o estabelecimento de uma nova perspectiva na relação entre o homem e a natureza (Ciência & Educação, 2004).

Então o papel da educação ambiental é assegurar o desenvolvimento sustentável e discutir com a sociedade a importância da complexidade planetária em relação as questões ambientais que evolvem a sua aplicabilidade prática. Dessa forma a educação ambiental figura-se como agente direto de permanência da vida na terra (Cavalcante 2011). E para que a vida continue como a conhecemos é necessário um engajamento de todos, alunos, professores e sociedade para a construção de valores sociais, informações, atitudes e capacidade de fazer, isso voltado para a conservação ambiental.

A escola deve ser uma geradora de conhecimento e trabalhar na construção e reconstrução desse conhecimento afim de que possa desenvolver valores e atitudes em relação ao meio ambiente, para que natureza e ser humano posam coexistir de forma pacífica e em harmonia (RIBEIRO 2002).

No contexto de educação ambiental como ferramenta para mudar o cenário empobrecido de consciência ambiental é necessário mudar o individuo, porém, sem mudar o ambiente em que ele está inserido. Esse individuo tem que saber que ele é parte constituinte desse ambiente (SILVA, 2012) e a mudança deve primeiramente partir dele. Essa perspectiva de EA busca perseguir a vocação transformadora dos sujeitos que atuam na história modificando-a e sendo transformados em mediadores e propagadores de conhecimento .

Dessa forma sabendo da grande importância da educação ambiental dentro das escolas deveremos oferecer suporte para que nossos alunos tenham o mínimo de informação sobre a temática ambiental para que possam ser agentes

críticos e formadores de opiniões, pois só assim mudaremos para melhor a forma como tratamos a natureza. (MOREIRA 2008).

Dessa forma uma vez que fica claro o papel e a importância da educação ambiental ela servirá de suporte para atenuar os impactos sofridos pelo igarapé em estudo. Além da preocupação com a derrubada da mata ciliar, um dos fatores que causa preocupação é a contaminação da água onde o fator agravante são as drenagens da cidade que vão todas para dentro do igarapé e existe muitos balneários que são utilizadas como área de lazer, pela população em geral e também pelos próprios habitantes dos bairros emergentes, contribuindo para o aumento de problemas de saúde desses habitantes.

Portanto a EA servirá como base para as observações e estudos sobre impactos ambientais no igarapé da Encanação isso acontecerá através do conhecimento da área por parte dos alunos e de ações que possam atenuar tas impactos. É importante saber como se dá as agressões das ações antrópicas e o que fazer para atenuar as conseqüências dessas ações.

JUSTIFICATIVA

Os igarapés servem como um sistema de drenagem natural, porém com o crescimento populacional esse sistemas é um indicador significativo da contaminação das águas pluviais, pois revela a capacidade erosiva e transporte dos deflúvios superficiais e a incorporação de contaminantes depositados nas superfícies dos terrenos e vias publicas. Causando dessa forma um grande prejuízo ambiental tanto para a população que utiliza a água como para a fauna e flora do igarapé. ( RIGHETTO 2009).

A bacia hidrográfica do Igarapé da Encanação constitui-se um importante corpo hídrico do município, pois a partir das cabeceiras, toda a malha hídrica da bacia se molda, propiciando o desenvolvimento de diversas atividades socioeconômicas ao longo de seu curso, como balneários, plantações diversas e criação de animais.

Dentre os impactos ambientais mais importantes sobre o igarapé são aqueles causados pelo despejo de esgoto e a disposição de lixo, contaminando o seu curso de água, o desmatamento da mata ciliar e a redução na disponibilidade de água para consumo humano (CHAVES 2009).

A redução de água ocorre principalmente pela derrubada da mata ciliar que é um dos fatores que interferem diretamente sobre o volume e qualidade da água disponível nos igarapés e, merece destaque a destruição da vegetação existente nas margens e entorno das nascentes e dos cursos de água promovida por razões e objetivos diversos. (CHAVES 2009).

Mais o que são matas ciliares? Segundo (WWF 2014.): “São florestas, ou outros tipos de cobertura vegetal nativa, que ficam às margens de rios, igarapés, lagos, olhos d´água e represas. O nome “mata ciliar” vem do fato de serem tão importantes para a proteção de rios e lagos como são os cílios para nossos olhos”.

A mata ciliar do igarapé serve a cima de tudo de um filtro que impede que chegue até o leito todo tipo de poluente como agrotóxico e sedimentos diversos que acabariam poluindo esse corpo de água. Dessa forma é importante a mata ciliar para a saúde do igarapé (MARTINS & DIAS, 2001). então é necessário uma sensibilização dos alunos e da comunidade que depende dele, para que através de uma educação ambiental efetiva possamos mudar a forma como fazemos uso do mesmo.

Sendo as matas ciliares sistemas vegetais essenciais ao equilíbrio ambiental,sua preservação e recuperação, aliadas às práticas de conservação e ao manejo adequado do solo, garantem a proteção e sustentabilidade do recurso natural “água” (SILVA, et al 2011). A importância de se recuperar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com