TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Embalagens

Seminário: Embalagens. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  Seminário  •  600 Palavras (3 Páginas)  •  507 Visualizações

Página 1 de 3

Embalagens são caixas, recipientes ou qualquer outra forma de acondicionar produtos, mercadorias e bens, com o objetivo de empacotar, proteger, movimentar ou facilitar a sua venda. Numa operação logística, as embalagens têm funções importantes como a unitização que é a possibilidade de agrupar produtos semelhantes ou diversos num único carregamento e se possível através da utilização de unitilizadores que mais são conhecido é o pallet.

Outra função da embalagem é a proteção, com o objetivo de evitar que os produtos, mercadorias e bens sofram avarias parciais ou definitivas. A comunicação é também uma das funções, a embalagem possui informações sobre como movimentar e armazenar adequadamente os produtos. Uma embalagem adequada resulta em reduções de custos, tempo e maior segurança para o interior dos produtos.

A embalagem tem cada vez mais reforçado a sua importância e não é apenas na hora da troca de presentes, a todo instante ela pode ser usada como ferramenta de Marketing, ela também é importante ferramenta de comunicação com o consumidor. Ela assume um papel importante no centro de discussões sobre o meio ambiente e como continuar valorizando a embalagem e ao mesmo tempo respeitar o meio ambiente. A embalagem é um excelente instrumento de comunicação, com a divulgação do seu designer, da apresentação, das cores que envolvem o formato da embalagem, ela também comunica a sua funcionalidade, seja primária e das informações contidas como data de validade, informações sobre o fabricante, informações obrigatórias sobre o produto e o fabricante e as embalagens não podem ser esquecidas a função principal proteger o produto, junto com as informações e comunicações.

A embalagem tem um papel importante na movimentação e no manuseio de materiais, seja no armazém, nas operações de transporte, ou seja, na entrega. A embalagem é um material que envolve e protege o produto, além da proteção para o produto, também é um meio de proteção para o consumidor, pois alguns produtos alimentícios são consumidos na própria embalagem, ela tem a função de proteger o consumidor, evitando se machucar na hora de consumir e de proteger a qualidade dos produtos.

A embalagem se transformou um item importante na vida das pessoas e no desenvolvimento das empresas. Com o passar dos anos, as empresas desenvolveram novidades nas embalagens, visando à sobrevivência e acompanhar as mudanças no mercado.

Atualmente estão presentes em todos os produtos, com formas diversificadas e funções variadas, sempre com a evolução da tecnologia utilizada, que as tornam cada vez mais eficientes e estratégicas.

Para a logística, a embalagem tem um papel importante na sua distribuição, com condições apropriadas ao menor custo possível, no marketing com o logo tipo de seus produtos e na sua conservação nos estoques ou mesmo no transporte.

Segundo Moura e Banzato (2000), os gastos com embalagens representam em torno de 2% dos Produtos Nacional Bruto na economia e o Brasil perde em média de 10% a 15% por causa das embalagens deficientes na sua receita de exportação.

CONCEITO E CLASSIFICAÇÃO

Dependendo do ponto analisado, a forma de embalagem pode ser observada com importância em proteger os produtos no percurso do transporte, na sua movimentação, na estocagem no depósito e na área

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com