TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento e embasamento teórico

Por:   •  23/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  734 Palavras (3 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

A fim de promover a integração entre a EE Coronel Venâncio e a comunidade que a cerca, de melhorar o tempo concentração e o comportamento dos alunos dessa escola, e de promover a melhora na qualidade de vida dos participantes em geral (familiares dos alunos e moradores da região), um projeto promovendo aulas de Yoga foi elaborado. A Yoga é uma prática meditativa que busca, de forma geral, a disciplina mental a fim de alcançar a autotransformação.

Objetivos e justificativas

Por meio deste projeto, busca-se atingir maior interação entre comunidade e escola; melhora do tempo de concentração dos alunos dessa escola; melhoras nas atitudes comportamentais desses alunos dentro e fora de sala de aula; e melhora na qualidade de vida e promoção de mudanças significativas e do alcance da autotransformação de cada indivíduo participante.

Desenvolvimento e embasamento teórico

Nas últimas décadas, os estudos sobre indisciplina escolar vêm se destacando no campo da pesquisa educacional em diferentes países. O conceito de indisciplina tornou-se produtivo não somente para descrever determinadas situações e contextos de sala de aula, mas tem servido para endereçar reflexões sobre diversos aspectos concernentes às relações e às práticas pedagógicas na escola (AMADO, 2001; ESTRELA, 1994; XAVIER, 2002). As situações de indisciplina falam-nos sobre diversas questões da escola, e não somente sobre os reveses nas relações entre professores e alunos.

A Yoga é uma prática meditativa que busca, de forma geral, a disciplina mental a fim de alcançar a autotransformação. “Yoga” significa “juntar” ou “unir”, e deriva da raiz sânscrita “Yuj”, sendo descrita por Patanjali, filósofo indiano que viveu por volta de 200 a.C. e primeira pessoa a apresentar a antiga tradição da Yoga de forma sistematizada, como meio pelo qual nossa mente pode tornar-se calma, tranquila e livre de todas as distrações (CHANCHANI E CHANCHANI, 2006).

A atividade motora contribui, segundo Andrade e Pedrão (2005), de maneira muito significativa para a qualidade de vida das pessoas e, dentre as contribuições mais importantes para a saúde mental, destacam-se benefícios psicológicos em curto prazo, como diminuição da ansiedade e do stress, e em longo prazo há alterações positivas na depressão moderada, no estado de humor e na autoestima.

Dentre os benefícios da Yoga, podemos destacar o desenvolvimento de capacidades físicas de flexibilidade, força, equilíbrio e resistência. A prática de ãsanas (posturas) auxilia na manutenção do tônus, que é a capacidade de contrair e relaxar os músculos do corpo, pois obriga o indivíduo a manter os ãsanas por determinado tempo e se torna elemento fundamental para o bem estar corporal. Podemos destacar, também, o auxílio no combate à ansiedade e ao estresse. Segundo Danucalov e Simões (2006), existem registros de que crianças ansiosas também apresentam grandes benefícios depois de práticas yóguicas. Essa prática também auxilia na mudança de comportamento agressivo, tornando o indivíduo sereno, humildado, calmo, e descontraído (HERMÓGENES, 1984).

Em complementação, a execução de exercícios de YOGA proporciona mudanças

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (47.6 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com