TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Emp. e financiamento

Por:   •  30/9/2015  •  Artigo  •  695 Palavras (3 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução:

  Minha empresa especializada em exportação de Artesanato decide fechar um contrato de câmbio com uma empresa americana sediada em Las Vegas, Estados unidos no valor de USD 1.500.000 (Um milhão e quinhentos mil dólares dos Estados unidos). Será feito apenas um embarque com todas as mercadorias a bordo. Exigi do importador que fosse firmada uma carta de crédito revogável por um banco de primeira linha e dei um prazo de 60 dias após o embarque para que esse pagamento fosse efetuado para minha empresa.

  O contrato de câmbio foi fechado logo após a empresa exportadora ganhar uma licitação promovida pelo importador.

  Decidi então, por não ter todo esse dinheiro em caixa, fazer um ACC para cobrir os custos de produção e pré-embarque.

Desenvolvimento:

  Para que pudesse fechar esse contrato com o importador, o mesmo precisou entrar no mercado internacional para abrir uma licitação para a aquisição de Artesanato, produzido por minha empresa, o banco exportador emitiu um TENDER OU BID BOND para que as empresas pudessem participar da concorrência, neste caso minha empresa venceu a licitação. Logo após ganhar a licitação, caso houvesse a recusa de fornecimento ou não pudesse apresentar os documentos, condições ou garantias necessárias para firmar o contrato nos termos de sua oferta, então teria que pagar uma multa de 2% afim de cobrir os custos, teoricamente de uma nova consulta ao mercado.

  Após firmar esse contrato com o importador, procurei um banco comercial autorizado a operar em câmbio. Tendo limite de crédito com esse banco decido então fechar um contrato de câmbio com o valor da exportação que desejo financiar, ou seja, recebo o dinheiro antes mesmo do importador me enviar o dinheiro. Peço então ao banco o adiantamento do valor em reais correspondente ao contrato de câmbio. Assim, além de obter um financiamento competitivo para a produção da mercadoria a ser exportada, minha empresa também fixa a taxa de câmbio da sua operação. 

  O ACC pode ser realizado até 360 dias antes do embarque da mercadoria. A liquidação da operação se dá com o recebimento do pagamento efetuado pelo importador, acompanhado do pagamento dos juros devidos pelo exportador, ou pode ser feita com encadeamento com um financiamento pós-embarque (ACE, PROEX, etc...).

  Após 60 dias do embarque meu cliente, conforme o combinado, fecha o contrato me pagando pela mercadoria exportada. Após receber esse dinheiro, fecho o contrato de câmbio que abri com o banco para que fosse feito o ACC.

  Conclusão:

  Como podem verificar não houve nenhum tipo de garantia nesse embarque, apenas a garantia ao importador que caso o cliente não assinasse o contrato perderia 2% pela licitação ganha, que ao entrar na mesma deveria já ter a certeza de que podia ou não embarcar. Foi feito também um ACC onde precisei adiantar o valor da exportação para que pudesse fabricar e enviar a mercadoria à meu cliente.

  Conforme o combinado, 60 dias após o embarque meu cliente efetuou o pagamento. Realizei o pagamento ao banco comercial que havia me adiantado o dinheiro.

Respostas às perguntas:

Por que exportar? Diversificação de mercados, aumento da produtividade, diminui a dependência do mercado interno, Para melhorar nossa vida e a vida das pessoas que fazem o mesmo trabalho que o nosso; para aumentar a quantidade de empregos na nossa cidade, no nosso estado, no nosso país; para divulgar nossa cultura. Para  melhorar a economia do seu país.

Por que Importar?

A importação possibilita a uma empresa ou a um governo uma maior possibilidade de opções de escolha o que influi na qualidade de vida para a sociedade e a oferta de preços mais competitivos na economia. Além disso, a importação de máquinas possibilita o aumento da competitividade e atualização tecnológica, aumento da produtividade e maior dinâmica na inovação de produtos que influenciarão no desenvolvimento econômico-social de uma região.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (45.2 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com