TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empreededorismo

Ensaios: Empreededorismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/3/2015  •  824 Palavras (4 Páginas)  •  340 Visualizações

Página 1 de 4

1-DEFINIÇÕES:

A cavitação é um fenômeno originado em quedas repentinas de pressão, geralmente observado em sistemas hidráulicos. A combinação entre a pressão, temperatura e velocidade resulta na liberação de ondas de choque e micro-jatos altamente energéticos, causando a aparição de altas tensões mecânicas e elevação da temperatura, provocando danos na superfície atingida.

1.1:É o nome que se dá ao fenômeno de vaporização de um líquido pela redução de pressão, durante seu movimento a uma temperatura constante.

1.2:É a formação de cavidades ou bolsas de ar num líquido em movimento.

1.3: A cavitação consiste na formação e subseqüente colapso, ao longo do escoamento de um líquido, de bolhas ou cavidades preenchidas por vapor de líquido. De maneira mais formal, pode-se defini-la como a formação de cavidades macroscópicas em um líquido, a partir de núcleos gasosos microscópicos. O crescimento destes núcleos acontece por vaporização, dando origem ao aparecimento da cavitação, sempre que a pressão em um ponto qualquer do escoamento atingir valores iguais ou inferiores à pressão de vaporização do líquido na temperatura em que ele se encontra.

1.4:Fenômeno físico que ocorre em bombas centrífugas no momento em que o fluído succionado pela mesma tem sua pressão reduzida, atingindo valores iguais ou inferiores a sua pressão de vapor(líquido-vapor). Com isso, formam-se bolhas que são conduzidas pelo deslocamento de fluído até o rotor onde implodem ao atingirem novamente pressões elevadas (vapor-líquido).

1.5:Cavitação é um fenômeno físico que se manifesta num líquido como resultado de uma variação de pressão provocada por uma onda sonora.

1.6:Formação de cavidades cheia de gás ou vapor num líquido em movimento, que ocorre quando em qualquer ponto a velocidade se torna tão grande que a pressão diminui consideravelmente.

2- ILUSTRAÇÕES:

3-QUANDO OCORRE:

A cavitação ocorre quando a pressão de um líquido atinge em determinado ponto no sei do líquido, a pressão de equilíbrio líquido-vapor para aquela temperatura e o líquido repentinamente evapora. Como esta pressão reduzida que induz a evaporação em geral é localizada, as bolhas de vapor formadas no seio da fase líquida colapsam bruscamente dando origem a ondas de choque. Este é o fenômeno da cavitação, tão comum em bombas centrífugas operando em situações onde o bocal da sucção não esteja afogado. O problema aqui é que a pressão da sucção em geral é muito baixa e a pressão de equilíbrio líquido-vapor, acaba sendo atingida com facilidade.

Em bombas centrífugas, a cavitação da origem a poderosa erosão, capaz de danificar partes como impelidor ou voluta em pouco tempo de operação. A cavitação também pode dar origem a vibração e quebra de componetes, seja em quais forem os sistemas. Isso é muito perigoso por exemplo em sistemas de tubulações que estão sempre sujeitos a vibrações por falta de escoramento.

Quando ocorre a cavitação são ouvidos ruídos e vibrações característicos e quanto maior for a bomba, maiores serão esses efeitos. Além de provocar o desgaste progressivo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com