TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TECNOLOGIA NA GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

Projeto de pesquisa: TECNOLOGIA NA GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.544 Palavras (11 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 11

Universidade Anhanguera – UNIDERP

Centro de Educação a Distância

TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

DISCIPLINAS:Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos Superiores de Tecnologia Em Gestão De Recursos Humanos ( PROINTER)

Natanna Victória Moreno de Araújo – RA – 9904012266

Ivani da Silva Carvalho – RA – 8744155385

Marcileia Alves do Prado – RA – 9904001460

Tainara da Silva Cardoso– RA – 9904006986

Tutor a Distância: Willian da Fonseca Dantas

TAGUATINGA / DF

2014

Sumário

Apresentação..............................................................................................................................3

Referencial Teórico....................................................................................................................4

Considerações finais.................................................................................................................10

Referências...............................................................................................................................11

Apresentação

A criação de novos empreendimentos vem crescendo cada vez mais em nossa sociedade. Timmons (1990) afirma que "o empreendedorismo é uma revolução silenciosa, que será para o século XXI mais do que foi a revolução industrial para o século XX". Sendo assim, faz-se de extrema importância abordar esse assunto. Mas o que isso realmente significa? Será que qualquer pessoa pode se tornar um empreendedor? Empreendedorismo é sinal de sucesso? Como fazer para construir um empreendimento? Baseado nessas perguntas, o presente trabalho objetiva criar uma empresa ilusória, traçando para tanto, planos de negócios, políticas de recursos humanos, metas a serem alcançadas e criando toda uma estrutura para que uma pequena empresa de prestação de serviços para festas infantis, com serviços de garçons, garçonetes, copeiras, manobristas e recepcionista, prospere. Levando-se em consideração o fato de que o mercado de festas infantis vem crescendo cada vez mais e com isso diferenciais se fazem necessários.

Referencial Teórico

A implantação de um novo empreendimento no mercado vem aumento cada vez mais nos dias atuais. Timmons (1990) afirma que "o empreendedorismo é uma revolução silenciosa, que será para o século XXI mais do que foi a revolução industrial para o século XX".

O processo empreendedor nasce da junção de vários fatores que vão desde a idéia, passam pelo início da empresa e vão até a concretização do empreendimento.

Segundo o Dr. José Dornelas (palestrante, consultor, autor de livros Best-seller e professor nas principais escolas de negócios), a oportunidade de abertura de um empreendimento é identificada através de problemas do cotidiano que as pessoas reclamam a respeito e ninguém dá a devida importância. Por isso a implantação de um empreendimento em prestação de serviços no ramo de festas e eventos teve sua oportunidade identificada através da necessidade do mercado crescente e que tem grande procura por parte de clientes de todas as classes sociais.

Depois de identificada a oportunidade, a ideia será colocada em prática e para que o empreendimento se torne sucesso, o primeiro e mais importante passo é a elaboração do plano de negócios que conforme o SEBRAE-MG é o mapa de percurso que o empreendedor irá seguir.

Os desafios a serem ultrapassados ao fundar uma empresa no ramo de festas e eventos são diversos, desde a concorrência que possui loja física, até os preços cobrados e métodos de divulgação avançados. Dessa forma, O planejamento empresarial, denominado de Plano de Negócio, é indispensável (Luis Roberto Antonik), é ele que dirá previamente o lucro, os concorrentes, o público alvo e quais os passos a serem tomados para uma boa organização. É necessário manter planilhas atualizadas com informações importantes, como os gastos da empresa, custo de materiais e faturamento mensal, por exemplo. A organização deve ser um ponto forte, para que a empresa esteja sempre se adequando á necessidade do mercado. Observar a demanda do local onde serão oferecidos os serviços é essencial para saber quais produtos ofertar e quais valores serão cobrados por estes de acordo com os valores da concorrência, sendo justo e sempre observando o custo do produto, as taxas, impostos, inflações, deslocamento, o lucro e demais custos que tiverem.

Por ser um ramo que possui contrato para sua prestação, o controle do fluxo de caixa (entrada e saída) se torna mais fácil, pois é possível analisar previamente quais serão os custos e lucros de tal serviço. Análise de fundamental importância para que haja sempre o fundo financeiro para tais. O aprimoramento na área se forma conforma vão acontecendo os eventos, sendo mostrada a liderança, dedicação, iniciativa, e procurando prevenir-se de quaisquer incidentes.

A sociedade vem sofrendo profundas e intensas mudanças ao longo dos tempos e a Revolução Industrial intensificou esse processo. Com essa Revolução o mercado de trabalho acirrou a competição e a criatividade aparece como o principal diferencial para o sucesso profissional. Dentro dessa perspectiva, a criação de negócios próprios vem crescendo cada vez mais na sociedade brasileira. Mas o que isso significa? Será que qualquer pessoa pode se tornar um empreendedor? Empreendedorismo é sinal de sucesso?

Muitos campos de estudo, como a psicologia e a administração vêm estudando o empreendedorismo desde o início do século XX, mas até hoje não existe um consenso quanto a definição do termo. Todavia, dentre as diversas definições, as seguintes merecem destaque. Pra Shumpeter (1997) empreendedorismo significa fazer as coisas acontecerem. Zahra (2000, apud Seiffert, 2005) vão um pouco além afirmando ser

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com