TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O empreendedorismo está no DNA ou pode ser aprendido?

Artigo: O empreendedorismo está no DNA ou pode ser aprendido?. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2014  •  Artigo  •  413 Palavras (2 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 2

O empreendedorismo está no DNA ou pode ser aprendido?

O Empreendedorismo está no DNA ou pode ser aprendido? Confira um artigo da inc.com, baseado em estudos. Vale à pena conferir, aqui no Jornal do Empreendedor.

Um estudo da Babson College, diz que se você levar um aluno a fazer cursos sobre empreendedorismo, ele tem grandes chances de querer começar seu próprio negócio.

O estudo encontrou uma evidência “esmagadora” de que se os estudantes de negócios tiverem pelo menos duas classes principais sobre empreendedorismo, podem ser “influenciados positivamente” a iniciarem seu próprio negócio.

Os professores da Faculdade Wellesley de Massachusetts, baseado na análise de levantamento de alguns ex-alunos (3755), descobriram que aulas de empreendedorismo, duas (“ou, melhor ainda, três”) afetam fortemente as decisões dos alunos a quererem criar start-ups, e que também, escrever um plano de negócios tem alguma influência nisso, embora não tão forte.

Por que ensinar Empreendedorismo?

“Porque agora temos uma excelente evidência empírica que isso faz a diferença. Acreditamos que o empreendedorismo deve ser ensinado não só para a capacitação de empresários, mas também para ajudar os alunos a decidirem se eles tem a bagagem certa para serem empresários, antes de embarcar em carreiras que podem ser mal-sucedidas.”

- Professores (no estudo, chamado “ A Educação para o Empreendedorismo têm um valor duradouro? Um Estudo sobre as carreiras de 3775 Alunos. ” )

O estudo não encontrou nenhum efeito sobre os alunos que tem pais empresários.

Descobriu-se também que os homens eram mais propensos a se tornarem empreendedores do que as mulheres, e que “havia um indício de que quanto maior a sua renda, menor a porcentagem de alunos que pretendem se tornar empreendedores.”

Outra descoberta interessante: Quanto maior a sua insatisfação no trabalho, maior a probabilidade de alunos com intenções de se tornarem empresários.

“Em um nível mais abstrato, acreditamos que o empreendedorismo deve ser ensinado a todos os estudantes de negócios, porque é a própria origem das as empresas.”

Um estudo da Harvard Business School em 2002, mostrou também que, se você convencer os estudantes universitários de que eles são capazes de gerir uma empresa, eles pode se voltar para o empreendedorismo.

Segundo o professor Howard H. Stevenson de Harvard :

“Se você presumir que a grande maioria dos nossos alunos são orientados pela oportunidade e realização, inteligente e trabalhadora (traços que demonstraram para chegar aqui em primeiro lugar), então o que fazemos é dar-lhes algumas ferramentas e técnicas para melhorar suas chances de sucesso. ”

E você, acha mesmo que o empreendedorismo pode ser ensinado?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com